Manchetes desta terça

Jornais do Paraná

Gazeta do Povo: Deputados estaduais ganham 15 salários por ano no Paraná

Metro: Copa prejudicará milhares, diz dossiê

Jornal do Estado: Mesmo em crise, Câmara vai votar reajuste salarial de vereadores

Diário dos Campos: Continental investirá R$ 15 mi em PG

Folha de Londrina: Previsão de seguro rural pode cair 93%

Jornal de Londrina: Soja e milho ganham mais 1,6 milhão de hectares

O Diário: Sites de traição estão em alta em Maringá

Hoje: Denúncias incluem infestação de insetos no Laboratório Central

O Paraná: Comércio refaz contas e reduz previsão de vendas

Tribuna de Cianorte: Inadimplência sobe 22% no ano

Umuarama Ilustrado: Polícia investiga esquema de desmanche de carros

Tribuna do Norte: Assembleia aprova a contratação de 2,5 mil policiais

Jornais de outros estados

Globo: Crise global afeta crédito para empresas brasileiras

Folha: Copa deve antecipar aulas e férias em 2014

Estadão: Mercado considera pacto fiscal da UE insuficiente

Correio: Brasileiros vão pagar imposto com cartão

Valor: Conteúdo local aumentará para toda montadora

Zero Hora: Crescimento gaúcho supera média do país graças ao agronegócio

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ricardo Vilches: Golpe na pluralidade do Jornalismo

    Pluralidade no Paraná. Não no jornalismo.

    por Ricardo Vilches

    A tarefa para este repórter iniciante era simples: sair de Londrina rumo à Jataizinho, no norte doParaná, e saber dos motoristas a opinião sobre a praça de pedágio recém instalada na região. O material ““ em TV chamado de VT ““ deveria ser gerado para Curitiba onde uma outra equipe ficaria encarregada de levar ao ar em rede estadual. Das indignadas respostas quanto ao preço abusivo, lembro de ver no ar
    apenas as ponderações. “(“¦) mas acho que vai ser uma boa. Já estão tapando os buracos”.

    A Rede Paranaense de Televisão, afiliada à Rede Globo, fez uma campanha brutal em favor do Anel de Integração proposto pelo governador Jaime Lerner que não permitiu o contraponto. As seis emissoras do grupo contavam ainda com o alinhamento editorial da Gazeta do Povo, o maior jornal do Estado pertencente ao mesmo grupo, com sede em Curitiba.

    Ao longo dos últimos anos, esse “˜monstro”™ editorial cresceu. Chegou ao interior ao comprar o Jornal de Londrina. Em Maringá, criou o Jornal de Maringá. Ambos, reproduzem matérias feitas pela cabeça Gazeta do Povo.

    Agora, na última sexta-feira, o golpe fatal naquele paranaense que um dia sonhou em pluralidade de informação: o grupo GRPCom (Grupo Paranaense de Comunicação) adquiriu o concorrente que restava na capital. De uma só vez, comprou o jornal Tribuna do Paraná (o segundo em tiragem na capital e região metropolitana), o Estado do Paraná e o portal Paraná On-Line. Tá tudo dominado.

    Desde que foi criado, a Rede Paranaense se mantém nas mãos da família Cunha Pereira. O patriarca Francisco Cunha Pereira ““ já falecido e idealizador do império “” gostava de ler as notas dos colunistas mais influentes dos jornais antes de serem publicadas. Se não gostava, cortava mesmo. Nas TV”™s, a tarefa cabia aos chefes de redação comparsas. A situação chegou a tal ponto que, em 2001, a TV Globo do
    Rio de Janeiro precisou intervir nas afiliadas do Paraná tamanha a canalhice na cobertura de fatos relacionados aos desvios de dinheiro público na prefeitura de Londrina e no governo Lerner. A corrupção era noticiada no Jornal Nacional, mas não nos telejornais locais e estaduais. A Globo precisou enviar um repórter de São Paulo para fazer as matérias em Londrina.

    Passado? Quem poderá dizer ao certo? Não os concorrentes, pois estes não existem mais. E pensar que a proposta de criação do Marco Regulatório (Lei de Mídia) está parada nas mãos do ex-secretário de
    Planejamento de Londrina, o ministro Paulo Bernardo que conhece como ninguém a relação entre mídia e poder na política paranaense.

    Ricardo Vilches, paranaense de Londrina, é repórter do Jornal da Record.