Facebook censura foto de bicicletada! em homenagem ao Oilman

por Heliberton Cesca, via Gazeta do Povo

Foto censurada mostra Oilman de sunga vermelha sendo homenageado por outros ciclistas pouco antes do início da bicicletada. Foto: Luiz Andrioli.

O Facebook censurou uma foto publicada pelo jornalista e escritor curitibano Luiz Andrioli sobre a bicicletada! (passeio ciclístico) em homenagem a Nelson Rabello, conhecido como Oilman. A imagem, postada na manhã de sábado (17) e retirada do ar à  noite, mostrava um grupo de ciclistas usando sungas e tênis pouco antes do início do passeio, chamado de Curitiba Oil Ride. Oilman é um personagem das ruas de Curitiba, que costuma andar de bicicleta usando justamente sunga e tênis, além de ter o corpo besuntado de óleo bronzeador.

Andrioli explicou que publicou a foto na página dele no Facebook durante o passeio, por volta das 10h30 de sábado. Segundo ele, a imagem repercutiu e teve mais de 500 compartilhamentos ao longo do dia, além de cerca de 600 comentários sobre a Bicicletada e o uso da bicicleta como veículo de transporte.

Quando a fotografia foi deletada, toda a discussão foi tirada do ar também. O que mais me assustou, além de eles terem censurado a foto, é terem censurado a discussão sobre mobilidade e bicicleta. à‰ uma atitude bastante infeliz. Fiquei preocupado. Todo o arsenal de discussão, um grande fórum que se criou, foi apagado. Estamos dividindo opiniões e emoções (no Facebook) e numa decisão infeliz tudo é jogado fora!, lamentou.

O jornalista disse que não entrou em contato com o site de relacionamento e poderá fazer isso em breve. Mas, espera que a exclusão da imagem seja revista a partir da divulgação do caso na imprensa e do debate sobre o assunto no próprio site. à‰ tempo de o Facebook rever isso aí e colocar o conteúdo no ar novamente. à‰ um conteúdo que não ofendeu ninguém.!

O Facebook informou, através da assessoria de imprensa, que não explicaria o motivo da retirada da foto e da discussão em torno dela do site. Não temos como afirmar por que essa foto especificamente foi tirada do ar. Pode ter sido porque eles estavam de sunga ou alguém pode ter feito uma denúncia da imagem!, diz o e-mail enviado. A assessoria não respondeu se o Facebook estuda rever a decisão.

Curitiba Oil Ride

A bicicleta em homenagem ao Oilman marcou o encerramento da atividade em 2011. Os ciclistas reúnem-se um sábado por mês para realizar um passeio pela cidade como forma de divulgar a bicicleta como meio de transporte e pedir investimentos públicos para facilitar o uso da bike nos deslocamentos urbanos, além de ser uma atividade lúdica.

A concentração dos ciclistas acontece no pátio da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), local em que a foto de Andrioli foi feita. Mais de 200 ciclistas participaram da bicicletada Curitiba Oil Ride neste sábado. Veja como foi o passeio.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ora!

    Facebook é uma empresa que sobrevive do “politcamente correto”

    algum desavisado poderia achar estranho aquele monte de macho de sunga, bezuntado de azeite e, sei lá, fazer qualquer ligação com qualquer coisa.

    Acho que estão dando importância demasiada para um sítio de relacionamentos completamente tendencioso, que não passa de um PIG online, hospedado e genrenciado pelos defensores dos ideais do tio sam!

  2. O Oil Man deu uma murchada na barriga ali…

  3. Douglas vc deve ter facebook né??? vc ja viu as fotos pornograficas que colocam la??? e estranho que não excluem!!! Será proibido colocar fotos na praia, clubes, etc etc…!!!??? Sacanagem, pensei que o facebook era liberado para certas coisas!!!

  4. TRÓ-LÓ-LÓ
    Além do Homem Óleo, este Andreoli tá kerendo aparecer. Eu vi a tal foto no sábado e hoje de manhazinha quando acessei meu facebook. E se o facebook deletasse a original, todas as outras que foram compartilhadas permaneciam nos álbuns dos demais. Entao, é chororô de menino manhoso.

    Quanto aos comentários em defesa da mobilidade urbana, bom se houvesse. Mas feliz (ou infelizmente) a maioria das postagens/comentários eram para ridicularizar os bicicleteiros, inclusive o “encolhimento” da barriga do Rabelo.

    Que tal o Rabelo se inscrever no SINE e procurar um emprego?

  5. Abaixo a censura !
    Qual imoralidade foi cometida nessa foto ?
    Os que acima criticaram e apoiaram a decisão do Facebook, provavelmente são falsos moralistas que se escondem nessa ridícula máscara de puritanismo. Ruim para a sociedade é a marcha pela liberação da maconha, e outros abusos sociais. Vai pedalar ai gente !

  6. Estranho que todos acham que o Facebook censurou a foto “apenas”por ser uma inocente bicicletada.

    Mas oq vemos nao é isso.

    Temos uma imoralidade, uma pessoa andando semi-nua na rua com o pretexto de apelacao sexual ao inves de divulgar uma solucao para diversos problemas de transito.

    Parabens a equipe do Facebook

  7. Ora!

    Facebook é uma empresa que sobrevive do “politcamente correto”

    algum desavisado poderia achar estranho aquele monte de macho de sunga, bezuntado de azeite e, sei lá, fazer qualquer ligação com qualquer coisa.

    Acho que estão dando importância demasiada para um sítio de relacionamentos completamente tendencioso, que não passa de um PIG online, hospedado e genrenciado pelos defensores dos ideais do tio sam!

  8. tanta mulher jeitosa em curitiba por que nenhuma delas pensou em virar mulher margarina é só dar umas voltinhas de magrela com o oliman no barigui na xv e depois pousar para playboy, sex ou outra revista qualquer.