Em Curitiba, 10 mil crianças aguardam vagas em creches

via Gazeta do Povo

A Secretaria Municipal da Educação admite a carência de vagas em creches na capital. Atualmente, 9,3 mil crianças estão na lista de espera do órgão. Para resolver o problema, algumas unidades estão sendo construídas e outras reformadas pela prefeitura. Nossa expectativa é de que até o fim de 2012 essa fila diminua, ou seja extinta. Inclusive na região da Cidade Industrial já temos projetos de construção de unidades em andamento!, informa Daniele Regina dos Santos, superintendente da secretaria.

Sobre a prioridade nos atendimentos, Daniele diz que são analisados diversos fatores para determinar se a família poderá ser atendida pela unidade local. Em alguns bairros ou vilas, analisamos se há situação de risco, qual a renda familiar e o tipo de área onde a criança vive. Pode ser que na unidade perto da casa de uma família, ela não seja prioridade, mas em outra creche, onde os fatores são outros, eles sejam os primeiros da fila.! As famílias recebem a visita de educadores, professores e outros profissionais da prefeitura que analisam os casos e apontam se há ou não a prioridade no atendimento.

Curitiba possui 179 creches e tem 19 em construção. Elas atendem crianças entre 0 e 5 anos. No caso de não haver vagas, a Secretaria recomenda que as mães procurem também as creches mantidas por entidades filantrópicas e que são conveniadas ao município.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Em relação às creches vem ai um novo programa do Governinho do Estado com dinheirinho da Prefeitura…Mae Paranaense…Não procrie este ano,não temos creche.. Especialmente em Curitiba. Patrocinado pela primeira dama Fernanda e camisinhas Cara Dura.

  2. Pois curitibanos na primeira eleição do TIO BETO, ele já prometia zerar as filas das creches e no decorrer de seu mandato as filas só aumentaram e os curitibanos ainda o reelegerão e ganharam de presente o FICA, fica nas filas. Curitibanos assim como os paranaenses tem o que merecem. FICAM COM TARIFAÇOS/PEDÁGIOS E FILAS kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. EDUCAÇÃO: Causa de Salvação Nacional. PRIORIDADE DAS PRIORIDADES!….

    Se inicia no Ventre da Mãe.

    Além de CRECHES, ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL.

    PDT assume o compromisso de ACOLHER, ALIMENTAR E ESCOLARIZAR TODAS AS CRIANÇAS, em ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL.

    Para proporcionar isso, BRIZOLA no RJ, investiu em Educação, 52,5% do Orçamento Público.

    Em Curitiba, para o próximo ano, está previsto no orçamento 16,42%.

    Fica explicada a carência de creches.

    Dentre as METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO em votação no Congresso Nacional, a rede pública de Ensino, irá proporcionar 50% das ESCOLAS EM TEMPO INTEGRAL na década.

    Essa discussão passou longe das AUDIÊNCIAS PÚBLICAS em nossa cidade.

    As poucas creches que emenda da oposição propunha, e eram poucas mesmo, 16 ao todo, foram pelos vereadores da base governista rejeitados.

    Com FRUET, possível candidato de nosso partido, o PDT. Não somente CRECHES, mas toda a realidade de educação em curitiba mudará. Não mais 16% investidos em educação, mas 52,5%, a META DO PDT EM EDUCAÇÃO.

  4. A casa do tio Beto é bem grande, poderiam mandar as crianças para lá. Já que tem tanta gente que o aprova e confia nele.

  5. Isso que é um absurdo, muitas crianças precisando de vagas e que os pais não tem, condições de pagar,ai voce muitas creches com alunos que os pais ganham altos salários tirando vaga desses que não tem condições de pagar. Deveriam é pedir comprovante de renda quando vão matricular.

  6. O CQC TEM VOLTAR A CURITIBA