Em Curitiba, 10 mil crianças aguardam vagas em creches

via Gazeta do Povo

A Secretaria Municipal da Educação admite a carência de vagas em creches na capital. Atualmente, 9,3 mil crianças estão na lista de espera do órgão. Para resolver o problema, algumas unidades estão sendo construídas e outras reformadas pela prefeitura. Nossa expectativa é de que até o fim de 2012 essa fila diminua, ou seja extinta. Inclusive na região da Cidade Industrial já temos projetos de construção de unidades em andamento!, informa Daniele Regina dos Santos, superintendente da secretaria.

Sobre a prioridade nos atendimentos, Daniele diz que são analisados diversos fatores para determinar se a família poderá ser atendida pela unidade local. Em alguns bairros ou vilas, analisamos se há situação de risco, qual a renda familiar e o tipo de área onde a criança vive. Pode ser que na unidade perto da casa de uma família, ela não seja prioridade, mas em outra creche, onde os fatores são outros, eles sejam os primeiros da fila.! As famílias recebem a visita de educadores, professores e outros profissionais da prefeitura que analisam os casos e apontam se há ou não a prioridade no atendimento.

Curitiba possui 179 creches e tem 19 em construção. Elas atendem crianças entre 0 e 5 anos. No caso de não haver vagas, a Secretaria recomenda que as mães procurem também as creches mantidas por entidades filantrópicas e que são conveniadas ao município.

Comments are closed.