Francischini processa Dilma na Justiça por não demitir Lupi

da Folha.com

O deputado tucano Fernando Francischini (PR) protocolou nesta sexta-feira uma ação popular na 5!ª Vara Cível da 4!ª Região da Justiça Federal, do Paraná, contra a presidente Dilma Roussef, contra o ministro Carlos Lupi (Trabalho) e contra a União.

O deputado argumenta que Dilma se omitiu no dever de exonerar Lupi. Ele diz que o ministro, por sua vez, cometeu atos de improbidade administrativa.

Francischini pede que Lupi devolva aos cofres da União o salário que recebeu ao acumular dois cargos públicos distintos, na Câmara, em Brasília, e na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, conforme revelou a Folha anteontem.

A “acumulação remunerada de cargos públicos” é proibida pela Constituição e pode levar a ações judiciais por improbidade administrativa e peculato, com cobrança da devolução dos recursos recebidos de maneira irregular.

Francischini afirmou que sua iniciativa se justifica na aversão que a população brasileira tem manifestado contra a corrupção e a impunidade, e se reforça na recomendação da Comissão de à‰tica Publica da Presidência da República de afastamento do ministro Lupi, sugerido à  presidenta.

“O caso do ministro Lupi é uma vergonha. Quero que ele devolva todo salário que recebeu da Câmara dos Deputados sem trabalhar. Dinheiro público deve voltar para o bem público”, disse o deputado.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Francischini por favor
    Cumpra com sua promessa de que os traficantes “mudem de vida ou do Paraná”

  2. vamos ler a revista veja de 2002que relata a queda de sete ministros de fhc, corrupção enorme ,eu desafio que façam uma pesquisa para quem tiver duvida!essas coisas acontecia no espirito santo. tivemos que pagar a privatização do banestado, e estranho voce vender uma propriedade , e ainda dar dinheiro ao comprador. até 2002 o bnds bancou todas as privatizações.pois ninguem queria gastar dinheiro ,ou não podia comprar as empresas.vendeu as empresas publicas,ainda teve que ajoelhar humilhantemente ,e tratado con dolo diante do fmi.não queremos mais esse passado para o brasil, que foi até 2002..

  3. quer aparecer, pendure uma melancia no pescoço e pule do 20º andar de qualquer predio na XV, com toda certeza ao chegar no chão vai aparecer bastante, vai ser melancia para todo lado, enquanto o doto não será nem notado e nem sairá na foto.
    toma vergonha na cara e vai apurar o Caixa 2 do Betinho!

  4. o nipotismo no governo paranaense está patente ,por que o nobre deputado delegado não denuncia esse nepotismo ,que tambem e corrupção ativa. francischine como delegado conhece melhor do que eu. pois vamos mostrar trabalho ,moralizar a politica do psdb do parana , o parana so tinha nipotismo no tempo do requião? porque tacharam nipotismo o cargo de conselheiro do mauricio?hoje o nipotismo e maior,psdb pode!

  5. Parabénss Deputado continue assim…

  6. Tinha que ser do PSDB e só podia ser representante paranaense.

  7. Não entendo esses brasileiros… de certo que queria que o deputado Francischini assistisse a tudo e ficasse de boca fechada. O delegado esta é deixando sim a sua marca.. mostrando a roubalheira e fazendo a parte dele. Apoiado deputado é isso aí.

  8. A certas pessoas do PSDB que nao tem projetos a apresentar em prol do povo do PR mesmo. Da uma dupla ele o senador Alvaro Dias. A que ponto chega o desespero da tucanada.

  9. O Lupi já deu o que tinha que dar…Melhor seria que ele pedisse para sair para não desgastar o partido dele, o PDT, e o governo da presidente Dilma…

  10. Tá querendo aparecer em demasia, até parece mulher ansiosa, calma, muita calma nessa hora, quem governa foi eleita, a midia não governa embora tente !!

  11. delegagdo deputado so consegue isso no curral tucano .processar o governo federal e facil. por que tambem não processar o caixa dois de richa ,e o nipotismo. sera que o nipotismo tucano ainda não contaram para o delegado deputado . se fracis chine subesse do nipotismo no governo do parana de pronto ele faria mais midia .pois processar o governo federal não e novidade ,esse psdb não quer que os pobres vivam em paz. sera que o deputado sabe do brindeiro geral da união ,relatado pela revista veja em julho de 2002?

  12. O nobre deputado tucano Fernando Francischini (PR) é incoerente e deveria exigir que a filha do FHC,Luciana Cardoso,também devolvesse todo o salário da época em que trabalhou com o Heráclito Fortes sem comparecer ao seu local de trabalho.Afinal de contas,de que lado está o procurador da República, Roberto Gurgel?

  13. Essa intransigência do Ministro Carlos Lupi está prejudicando o PDT. Presidente de Partido Politico tem responsabilidade partidária, qualquer ato que desabone, o minimo que seja, cai em cima dos companheiros em geral. Eu conheço isso muito bem, pois fui Presidente do MDB por 4 mandatos, quando o regime era de ditadura-militar. Minha vida tinha uma regra, pois ainda era funcionario da Assembleia Legislativa, quando o MDB era “minoria”.Minha vida familiar, social e politica não poderia ter um pequeno deslize, que afetava o Partido em um “todo”. Este é um aviso aos companheiros do PDT.

  14. Tem que dar uma enorme melancia pra esse cara que se esforça ao extremo para cer percebido no cenário politico… afff