Com piadas, Tiririca preside audiência pública pela 1!ª vez na Câmara


do Uol

E o palhaço o que é?! Ao menos nesta quinta-feira (8), há duas respostas. A primeira: é o tema de uma audiência pública na comissão de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados. A segunda: é presidente desse encontro, com o ex-profissional circense e atual parlamentar Tiririca (PR-SP).

Foi a primeira oportunidade em que ele falou longamente na Câmara desde que tomou posse, após de ter sido eleito com mais de 1 milhão de votos em 2010 !“neste ano, ele não subiu à  tribuna nenhuma vez. Ele presidiu a sessão no lugar de Fátima Bezerra (PT-RN).

Em novembro, Tiririca (PR-SP) presidiu, em São Paulo, uma audiência pública também sobre a questão do circo.

No encontro de hoje, em Brasília, convocado por ele para debater a concessão de alvarás a circos, Tiririca discorreu sobre sua trajetória, ganhou afagos e se permitiu fazer algumas piadas que, se não arrancaram gargalhadas de cerca de 80 pessoas presentes, serviram para descontrair.

Tiririca admitiu ainda que os deputados trabalham muito e produzem pouco!. Teve auxílio de um assessor da Câmara e cedeu prioridade à s mulheres, por cavalheirismo não previsto pelo regimento interno.

Economia

Beirando a falta de decoro parlamentar !“chamou o amigo deputado Chiquinho Escórcio (PMDB-MA) de cara de joelho! e ironizou um convidado de sobrenome Kornowski!“, Tiririca só foi ácido contra o Cirque du Soleil. Não devemos nada a esse circo aí. Tem muito brasileiro nesse circo.!

Tiririca ameaçou criticar os colegas menos próximos. Mas desistiu no meio do caminho. Para eles [deputados], esse palhaço vinha fazer palhaçada. Realmente eu faço. Mas não, não faço. Tem a quebra de decoro!, afirmou, para depois emendar, citando colegas de quem ficou mais próximo. A gente brinca para caramba.!

Bandeira

Ao assumir o mandato, Tiririca disse que lutaria pelos circos, estimados em 3.000 em todo o país pela associação do setor. O deputado mais votado das últimas eleições admitiu que depois da vitória se escondeu do assédio em Guararema, no interior paulista, e que teve dificuldades no início do mandato. Nos primeiros três meses eu estava estressado!, disse. Eu estou me adaptando.!

Ele repetiu que ainda não sabe se disputará outro mandato. Mas já sabe o que um deputado faz, ao contrário do que sinalizou no início do horário eleitoral gratuito.

Eu realmente sei o que um deputado faz. Trabalha muito e produz pouco. O regime da Casa é engessado. Dentro do regime é complicado. Hoje estou dando baile, aprendendo para caramba. Mas foi mais difícil!, disse.

Apesar de uma representante do setor ter afirmado que 2011 foi um ano perdido para o circo!, ele se comprometeu a continuar na defesa da bandeira.

Para mim, o circo é tudo na minha vida. à‰ minha educação, minha vivência. Comecei com oito anos. Um artista de circo tem de fazer quase tudo. Fui trapezista, malabarista, fiz saltos mortais, fui mágico e me firmei palhaço. Mas eu achei palhaço legal porque ficava no chão, sem risco nenhum!, contou. Eu deixei o circo, mas o circo não me deixou.!

Ao longo de mais de três horas de audiência, Tiririca não usou nenhuma vez o costumeiro vossa excelência!, com o qual os deputados costumam começar suas frases. E não escondeu sua empolgação com o momento. Você não sabe o quanto eu estou feliz de ser chamado de presidente!, disse a um colega. No fim da audiência, foi além: Como presidente, encerro os trabalhos desta sessão. Eeeee. Aííí, garoto!, concluiu.

Novas audiências devem ser realizadas em 2012 para tratar do assunto. Tiririca ainda não programou sua primeira subida à  tribuna da Câmara.

Comments are closed.