Brasil vai emprestar mais dinheiro ao FMI

da Agência Brasil

O Brasil vai fazer um novo aporte de recursos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) para minimizar os efeitos da crise econômica mundial principalmente na Europa. O anúncio foi feito após reunião do ministro da Fazenda, Guido Mantega, com a diretora-gerente do FMI, Cristina Lagarde em Brasília.

O Brasil está disposto a colaborar com aporte. Desta vez o FMI não veio trazer dinheiro como no passado, mas veio pedir dinheiro para o Brasil emprestar. Prefiro ser credor do que devedor. Temos larga cooperação que vamos reforçar!, disse Mantega.

Segundo o ministro, os recursos serão oferecidos para minimizar os efeitos da crise europeia. Acredito que a zona do euro possui instrumentos para superar a crise, mas enquanto isso não ocorre a situação se deteriora. Nossa preocupação não é só com os países europeus, mas principalmente com os países emergentes!.

Apesar da garantia do reforço financeiro, os valores não foram definidos. Segundo Mantega, o montante deve ser decido entre os integrantes do Brics (Rússia, àndia, China e àfrica do Sul) antes da reunião do G20, prevista para fevereiro. Além disso, os valores estão condicionados a continuação de reforma de cotas [poder de voto no FMI] que já foram acertadas! nos dois últimos anos.

Mesmo tendo assegurado que o Brasil vai aportar recursos, Mantega cobrou que os países desenvolvidos façam o mesmo e reforcem o FMI. Esperamos que todos os países compareçam. Vamos colocar nossos recursos, mas esperamos que eles também entrem com a parte deles, até porque se trata de países muito mais ricos e fortes do que nós!.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Enquanto isso os aposentados têm seus salários reduzidos com o famigerado Fator Previdenciário, os hospitais estão bem aquipados e todos são atendidos com dignidade, as escolas estão uma maravilha, a segurança idem…
    Quando o Brasil foi ao FMI quem lhe deu moleza ?
    Os ricaços da Europa gastaram à vontade e agora nós temos que socorrê-los ?
    É bem coisa de Brasil mesmo – Banco Nacional, Econômico…

  2. E povo brasileiro passando fome é pra acabar……