Beto Richa sozinho em 2014?

Governador Beto Richa.

As notícias não são nada animadoras para a oposição no Paraná, pois o governador Beto Richa poderá concorrer à  reeleição, em 2014, sem adversário à  altura.

O que é ruim para a oposição não é, necessariamente, ruim para o PT.

Vamos aos fatos. Ventos que sopram de Brasília indicam que a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, continuará no cargo numa eventual reeleição de Dilma Rousseff.

Senadora com mandato até 2019, Gleisi poderá ser ungida sucessora da Dilma em 2018. Caso o projeto bata na trave, aí sim, a petista descerá do Planalto, também em 2018, para disputar o governo do Paraná sem precisar enfrentar nas urnas o tucano Richa. Projeta-se uma disputa sem rival, portanto.

Se o PT reduz o projeto político no Paraná em 2014 pensando no Brasil de 2018, igualmente fica reduzido o interesse pelo ex-deputado federal Gustavo Fruet (PDT). Isto não quer dizer que os petistas deixarão de marchar ao lado do neobrizolista. Pelo contrário. Poderão até fazê-lo para buscar a fidelização do partido na classe média curitibana, mas sem o entusiasmo de outrora.

Efetivamente, a mudança de objetivo do PT poderá mexer no jogo eleitoral na capital de todos os paranaenses. O prefeito Luciano Ducci (PSB) poderá ter pela frente uma oposição “meia-bomba” com objetivo estratégico reduzido e objetivo tático duvidoso para os demais partidos do campo.

Some-se a isso, o PSB caminha a passos largos para tornar-se a segunda força na base política de Dilma. O governador Eduardo Campos, de Pernambuco, mira no cargo ocupado hoje pelo peemedebista Michel Temer: a vice-presidência da República. Isso também poderá repercutir no humor político dos petistas paranaenses.

Resumo da ópera: somente Gleisi Hoffmann poderá fazer frente ao governador Beto Richa em 2014. Sem ela, o tucano voará sozinho na reeleição.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Tenho ate pena do piá de prédio pois vai ter que enfrentar Requião nos debates e vai ser covardia, porque voces da imprensa fazem de tudo para o Requião ser esquecido, do jeito desse desgoverno do Richa vai ser mole para o Requião

  2. Será que o Osmar não tentará uma revanche?

  3. Puxa vida… e o Paulo Bernardo?

    Nao podemos ficar a merce de um neoliberal novamente…

  4. Gleisi é braço direito da Dilma e tem metas muito maiores pela frente do que se expor numa disputa no estado. E tem muito potencial. Para quem pode ser presidente da República, tentar ser governador é muito pequeno.

  5. Pelo que eu falei com o Bruxo Chik Jeitoso ele vem com outra Previsão.
    Segundo ele o Senador Alvaro Dias vai sair do PSDB espulso pelo Beto Richa e compania, vai se filiar ao PDT se a Gleisi não sair e ele vem ao Governo do estado do Paraná com vitória no Primeiro Turno.

    Prestem bem atenção este Bruxo Chik Jeitoso não é burro, bem atenado no cenário.

    Beto Richa vai sentir o gosto da traição em Curitiba Fruet Prefeito e 2014 Gleisi ou Alvaro Dias Governo.

    Veja bem esmael morais.

  6. A volta ja esta marcada:

    Com o voto do Povão pra governar o Paraná Pessuti X Requião

    Pessuti Governador 15

    Requião vice

  7. essa tese de Gleisi presidente é pega-trouxa, isto não existe!!!! Não caia nessa Gleisi! Tem acordo podre por trás disso!!!!! Vão te deixar não mão!!!

  8. Eiiiiiiiiiiiiiiiii…e o Pessutão ?? O Sr. Beto já ganhou a eleição pra prefeito por falta de opção. O PMDB pisou na bola 1 vez. Não pode deixar isso acontecer de novo. Dá-lhe PESSUTÃO.

  9. Esta analise não contempla as eleições de 2014 para Presidente da Republica. Seja qual for o candidato do PT, Dilma ou Lula, precisará de candidatos fortes nos Estados para a (re) eleição. Não acredito na desistencia de Gleise, principalmente se Fruet for eleito Prefeito de Curitiba.
    As prioridades de cada momento devem ser analisadas, sem pular obstaculos,
    pois de nada adianta se planejar quem será Presidente em 2018 se a eleição de 2014 for perdida pelo PT.
    Muita calma nesta hora.

  10. E o Requião?

  11. Vai haver disputa sim….BetoXPepe Richa com apoio das concessionarias de pedágio.

  12. Gleisi, depois de tudo que fizemos por você? Vai nos abandonar nas mãos dos PSDBiloides por mais 4 anos?
    Não faça isso, pois podemos te abandonar também…

  13. Gleisi, larga mão disso. Vem em 2014, derrota o Beto e em 2018 vai para Brasília.