Afinados contra! SP, Beto e Aécio defendem prévias entre tucanos

por Sandro Moser, via Gazeta do Povo

Richa e Aécio: discurso afinado para a eleição de 2014. Foto: Marco André Lima/GP.
O governador do Paraná, Beto Richa (PSDB), e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB) aproveitaram uma cerimônia ontem em Curitiba para deixar claro que estão desde já do mesmo lado na campanha de 2014. De um lado, criticaram a administração petista de Dilma Rousseff. De outro, afirmaram que querem prévias no partido, mostrando que devem tentar tirar poder da ala paulista do PSDB.

O discurso dos dois tucanos ocorreu durante cerimônia no Palácio Iguaçu para entrega da condecoração da Ordem Estadual do Pinheiro, a mais alta do estado. Aécio, junto com 45 outras personalidades, foi homenageado por Richa. A lista incluiu quatro ex-governadores, músicos co!­!­mo Chitãozinho e Xororó e esportistas como Giba.

Nenhum representante do PSDB paulista recebeu a honraria. Questionado sobre a razão de Aécio ter sido escolhido, o governador paranaense desconversou e disse que se tratava só de uma homenagem.

O senador mineiro discursou como orador oficial do evento e criticou o governo federal. O senador disse que o PSDB tem a oportunidade de prestar um favor ao PT! nas próximas eleições presidenciais. à‰ importante o Brasil ter um partido de massas. E quem sabe nós vamos permitir que o PT faça um estágio na oposição a partir de 2014, até para que ele possa reencontrar-se com seus valores e com as ideias que ele abdicou ou esqueceu depois que chegou ao governo!, afirmou.

Richa defendeu as prévias como modelo de escolha do candidato do partido. A tese é defendida dentro do PSDB há anos por Aécio, que esperava ser candidato a presidente já em 2010, mas acabou perdendo a vaga para José Serra, que foi indicado pela cúpula da legenda.

Economia

[O sistema de prévias] é um caminho que deve ser debatido para fortalecer a democracia interna do partido!, disse Beto. Já o senador mineiro exaltou a participação da juventude tucana na defesa do modelo. As prévias são um instrumento de mobilização que estimula o partido, permite o debate!, disse.

Questionado se lideranças como ele e Beto não poderiam emancipar de São Paulo! as decisões políticas e descentralizar a oposição para o eixo Paraná-Minas, Aécio preferiu não polemizar. Para termos um projeto viável de governo é preciso que estejamos fortes em São Paulo, mas em todos os outros estados!, disse.

Comments are closed.