Solidariedade nem no câncer: Direitona faz campanha de ódio na internet contra Lula e SUS

Uma das charges da campanha direitista 'Lula no SUS'.

Desde o último sábado (29), quando o Brasil soube da doença do ex-presidente Lula, a direitona não para de comemorar. Torce pela morte do ex-operário que chegou à  presidência da República como se torcesse por um time numa final de campeonato de futebol. Aves de mau agouro, portanto.

Na internet, o ódio tomou proporções que ultrapassam o ódio de classe e beiram o fascismo. A doença de Lula motivou ataques jamais vistos antes contra qualquer outro governante. Nem no câncer a direitona é solidária.

Os internautas de direita — pautados pelo Partido da Imprensa Golpista (PIG) — atribuem todos os problemas acumulados no Sistema Único de Saúde (SUS) ao ex-presidente. O que não é verdade.

Mesmo com defeitos (que são enormes), o SUS é o maior e melhor sistema de saúde pública do mundo.

As redes sociais — Twitter e Facebook – estão infestadas de mensagens fascistas, preconceituosas e golpistas. A campanha da direitona é para que Lula se trate no SUS, sugerindo que o sistema não presta e que ali ele morreria com certeza.

Antes que algum direitoso diga que o SUS é uma porcaria, vai aí uma informação importante. O sistema realiza gratuitamente aos usuários várias cirurgias de alta complexidade. Portanto, mais do que um ataque a Lula, a saúde pública do país também está sendo atacada pela direitona.

Além de desejar que Lula morra, será que essa direitona também quer a privatização do SUS?

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Antes que petistas e esquerdóides me tachem do que não sou, cliquem no meu perfil, logo abaixo da foto, feito especialmente para evitar que falem antes de conhecer a realidade, como no caso do SUS.

  2. O desenho (UMA MONTAGEM FEITA POR MIM), usado nesse artigo ‘tão revoltado com a opinião alheia’, seja favorável ou não a esse ex-presiMENTIROSO, foi feito no dia 28 de janeiro de 2010, quando L.Inácio teve alta do hospital em que esteve internado com problema de hipertensão.

    Tanto nesse caso quanto NO CASO DO CÂNCER esse ex-presiMente deveria ter, SIM, procurado o maravilhoso SUS pois ele mesmo afirmou que “”na mesma maca que deita o presidente(sic) deita o povo””. Então, por qual motivo, sempre que essa gentalha – que nós sustentamos, mesmo contra a vontade – precisa, recorre àquele hospital de São Paulo, CARÍSSIMO E PAGO PELOS ELEITORES IDIOTAS QUE SÓ TÊM ACESSO AO SUS?

    Deveria ser obrigado a procurar atendimento no SUS, sim!!! Certamente, para o nosso alivio, já teria morrido por falta de atendimento imediato, como ocorre com diversos brasileiros.

    Quanto às maravilhas que são apresentadas aos eleitores ‘ingênuos’, vejam a página http://puteiro-nacional.blogspot.com/2009/07/entrevista-com-luzia-que-trabalha-aqui.html, com um vídeo em que aparece falando como sua mãe foi tratada em um hospital público. VEJAM SÓ!!!, caso esse comentário seja publicado.

    NOTA: não serve o argumento de ser ou não ser um SUS, pois, seja lá o que for, o brasileiro merece ser tratado com respeito. E não tenho tempo a perder pARA OUVIR AQUELE VÍDEO DE NOVO.

  3. Me poupe Esmael! Vá procurar tratamento no SUS e depois conversamos.

  4. CULPADOS!! a parte! vamos apenas lembrar que quem bancou todo o sistema pra se fazer programas sociais, quer sejam bons ou ruins foi justamente a classe me´dia trabalhadora e profissionalizada deste país, se isso não foi importante, éporque a classe talvez seja burguesa, e gosta de fazer caridade!!senão podeoptar por pagar os tributos mais altos do mundo, os juros mais escorchantes do planeta, o combustivel mais caro do mundo, e outros pequenos detalhes que pramuitos não venham ao caso!
    O MAIOR CEGO É AQUELE QUE APESAR DE VER NÃO QUER ENCHERGAR!

  5. A inveja que a direita tem do Lula é doentia. Eles jamais vão engolir que o Lula tirou da merda o país que os tucanos quebraram três vezes. Isso sem falar no pleno emprego que temos hoje…..

  6. Como tem “troll” quinta coluna dando pitaco nos comentários.

  7. É o SUS pode até ser o melhor do mundo , mas pensem comigo comparem os países mais desenvolvidos onde as pessoas ganham o suficiente para terem uma vida digna e poder pagar um atendimento particular, o atendimento publico em outros países é bem inferior ao nosso pois a maioria das pessoas ganham o suficiente pra poderem pagar por suas consultas, muitas das famílias brasileiras passam necessidades pois vivem de esmola do governo , o dinheiro é mal distribuído investem no lado errado . Então não culpe o povo pela sua indignação pois todo mundo queria poder ter a oportunidade de ter condições de usufruir de um atendimento de boa qualidade .. E meus caros amigos quem se consulta pelo SUS já na recepção te tratam como se fosse sair da li morto , e essa indignação nada mais é o que o brasileiro humilde passa toda vez que precisa se consultar no melhor sistema de saúde do mundo… Não vejam a piada como forma de insulto ao câncer veja ela como forma de protesto pois o país tem riqueza suficiente pra concertar todos os seus erros , o problema é que maior parte da riqueza sustenta a corrupção… Desejo melhoras ao ex-presidente e melhoras também ao SUS

  8. ESSA CAMBOJA AI… O Q ELES QUEREM, É Q VOLTE O TEMPO DO INSS, QUANDO AS PESSOAS TINHAM Q LEVANTAR 2 HORAS DA MANHÀPRA CONSEGUIR UMA CONSULTA, E QUANDO CONSEGUIA? O SUS É O MELHOR SISTEMA DE SAÚDE Q TEM NO MUNDO! O PROBLEMA SAO OS VAMPIROS DO PSDB, NAS PREFEITURAS E NOS GOVERNOS ESTADUAIS Q DESVIAM OS RECURSOS DA SAÚDE, ENVIADOS PELO GOVERNO FEDERAL. ELES ACABARAM COM O CPMF, E AGORA QUEM ESTA SOFRENDO É O POVO. E AIDA TEM PANACAS Q DEFENDE ESSA CORJA DE CORRUPTOS TUCANOS DEMO. EO RONALDO SANCHES COLOCA MUITO BEM QUANDO ELE DIZ Q OS TUCANOS DEMOS E SEUS ALIADOS TIRARAM 40 BILHÕES DE RECURSOS DA SAÚDE DO POVO, QUANDO NIQUILARAM A CPMF. QUANDO ELES ERAM GOVERNO METERAM AA MAO PELUDA NO DINHEIRO DA SAÚDE[CPMF] DAI PERDERAM A BOQUINHA E SÓ RESTOU A ELES ACABAR COM A CPMF. NUMA DEMOSTRAÇÃO DE HIPOCRISIA,DEMAGOGIA,COVARDIA,E GANANCIA DO DINHEIRO DO POVO. E SE DEUS É JUSTO ESSA CORJA AI DO PSDB NUCA MAIS VOLTA NO GOVERNO FEDERAL.PORQ SE A JUSTIÇA DOS HOMENS FALHAR, A DIVINA NUCA FALHA!

  9. não se trata de revelar caos no SUS coisa nenhuma. o que está acontecendo é que a raiva da classe média pequeno burguesa que desistiu da luta por um SUS de qualidade, por educação pública de qualidade e preferiu pagar aos barões da saúde e da educação, agora viu que ter plano de saúde não quer dizer nada. aliás que plano de saúde paga medicamentos para os pacientes? alguém aí sabia que 99% dos transplantes de órgãos realizados no país são pagos pelo SUS, seja você rico ou pobre? qual é o plano de saúde que paga hemodiálise? ou qual é o plano de saúde que paga o tratamento para hemofilia ou mesmo para talassemia??? qual é o plano de saúde que paga o tratamento de Hepatite C??? qual é o plano de saúde que paga o tratamento para HIV?? qual é o plano de saúde que presta atendimento ao trauma de emergência??? qual é o plano de saúde que garante a vacinação básica das pessoas??? quem critica o SUS por acaso sabe que existem os conselhos de saúde, que são órgãos de controle externo do sistema cuja composição é do no mínimo 50% de usuários do próprio SUS??ou quem critica o SUS sabe que ele é um sistema que tem comando único, mas a gestão é feita pelos municípios???
    o SUS tem problemas sim e não são poucos. mas ao mesmo tempo que existem cidadãos agonizando na espera do atendimento incial, existem os que procuram o SUS por causa de uma unha encravada para conseguir atestado para não trabalhar. tem gente que espirra e vai pro hospital para ser atendido na emergência. tem gente que acorda com dor de cabeça, de ressaca e com preguiça de trabalhar vai pra emergência. tem gente que passa trote no siate e no samu. tem gente que tem dor de barriga e liga pro samu pedindo ambulância urgente. tem gente que tem grana e usa medicamento do SUS, porque nessas horas lembra que tem direito a isso ou àquilo.
    por fim, seria no mínimo ridículo um cidadão como o Lula que tem condições financeiras (foi presidente da república por 8 anos, ganhando o máximo que é permitido pela CF para servidores públicos) tirar a vaga de alguém num hospital público.
    oras bolas…

  10. Maior autoridade de Saúde do Brasil, ADIB JATENE, ex-secretário de Saúde de São Paulo, ex-Ministro da Saúde, mesmo admitindo problemas na gestão do SUS, afirma que é um dos melhores sistemas do mundo.

    É ADIB JATENE favorável a criação do CPMF pra financiar o SUS.

    Admitindo que parte da arrecadação teria tido outras destinações, mesmo assim, o grande cardiologista fazia campanha a favor da re-criação da CPMF pra a saúde.

    Ocorre que quem derrotou a CPMF não foi a base de apoio de Lula. Quem derrotou a CPMF foram as oposições.

    Já que foram elas, as oposições a negarem recursos para a saúde, que assumam o caos da saúde como obra delas, das oposições.

    A propósito, TENDA DO PDT em Curitiba, distribui panfleto, mostrando APLAUSOS x GRITA, comentando comercial do CARTÃO VISA, pelos quais recebe aplauso por quem paga 2,5%, a remuneração que pagamos à administradora de cartão.

    Por outro lado, há grita, como se o mundo viesse abaixo, pela possível cobrança de 0,1% para a CPMF da saúde.

    O panfleto é o seguinte:

    FALTA DE TROCO?….

    Que coisa triste!..

    SERÁ?….

    O Comercial do Cartão aplaudido pelas donas de casa que fazem compras no supermercado é sucesso na qualidade da propaganda!…

    Comercial faz chamamento para que consumidores não paguem suas contas com dinheiro, mas PAGUEM CONTAS COM O CARTÃO.

    O que o comercial não diz é que, PAGAR CONTAS COM CARTÃO, TEM CUSTO.

    PAGAR COM CARTÃO TEM CUSTO, e É CARO!…

    PAGAR COM CARTÃO É CARÍSSIMO!…

    Alguém duvida que QUEM PAGA AS TAXAS CARÍSSIMAS DO CARTÃO É O CONSUMIDOR?!…

    VISA ELECTRON DÉBITO À VISTA, cobra taxa de 2,5%. Isto para liberar o dinheiro para o dono da Loja em 01 dia.

    Taxa de 2,5% ao dia, significa ao final do mês, taxa efetiva de Juros de quase 110%.

    Taxas de cartão são cobradas do Lojista. Logista repassa ao consumidor, nos preços das mercadorias vendidas.

    TAXAS EXTORSIVAS DO CARTÃO x CPMF

    Como explicar o não grita contra 2,5% cobrados nas TAXAS DE CARTÃO?, enquanto faz-se um escândalo pela possível cobrança de taxas de CPMF de 2,4% A MENOS QUE A TAXA DE CARTÃO?….

    Isto mesmo, CPMF de taxa de 0,1% PROVOCA GRITA como se fosse o fim do mundo.

    Cobrança de 2,5% de TAXAS DE CARTÃO provoca aplausos.

    Sem contar que a arrecadação dos 2,5% das taxas de cartão, vão engordar os Lucros da Administradora de Cartão, e o CPMF é prometido para proporcionar serviços de SAÚDE para a população.

  11. Direita, esquerda e centro todos querem que o Lula tenha um bom tratamento e se cure, mas graças a Deus que o Lula não está sendo trantado pelo SUS.

  12. é melhor do mundo! esqueceu do Canadá, Inglaterra, França, Suécia, Alemanha. Só isso.

  13. Esses reaças que tanto criticam, não têm a mínima noção da grandeza que é o SUS.

  14. Os que estão fazendo campanha do SUS nem usam o sistema, quem está reclamando são os cheirosos…

    Mário Covas saiu do palácio e foi insultar os grevistas, pra depois se fazer de vítima…

  15. Revelar o caos no SUS agora é campanha da Direitona???? Quanta hipocrisia dos Eaquerdistas….

  16. Quero deixar aqui, os meus votos sinceros para que o LULA tenha sucesso no tratamento contra o cancer . Mas não posso deixar de relatar que militei no PT
    até a eleição do LULA e tudo aquilo que combatemos por 20 anos quando ele
    assumiu continuaram acontecendo.Saúde pública sempre foi péssima e continua sendo péssima, médicos maus pagos, hospitais atendendo mau e fraldando o sistema de saúde .O governo LULA consegui acabar com a CPMF
    criada para melhorar a sáude pública ( perdeu o moral o apoio popular porque
    não aplicava nem 50% da arrecadação em saúde ) Eu pagaria 0,38% para sáude, 0,38% para educação e 0,38% para moradias e se cada centavo arrecadado fosse aplicado 100% e o BRASIL hoje seria outro país. Que a doença do LULA sirva de lição para ele e para os que estão no poder para que a saúde pública tenha o respeito que o povo brasileiro merece !!!!

  17. A pare de desvirtuar o real proposito do movimento.
    Se a doença fosse respeitada pelos PTralhas o caso onde JOSE DIRCEU incentiva militantes alienados não teira ocorrido:
    Ele incentivou a BATER NAS RUAS.
    Lembro de um SENHOR que lutava contra o CÂNCER nos seu 70 anos, realizava tratamento no Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, esse cidadão foi agredido com pedras e Laranjas. Esse senhor atendia pelo nome de MARIO COVAS. ( http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=vUh3fMrYv_8 )
    Todo politico ou ex-politico deveria fazer uma do serviço publico para saber os problemas e conhecer o sistema.
    Que o nosso ex-presidente melhore e tudo ocorra bem com ele, independente se tratado onde for. Mas essa estorinha já encheu… Há o PT é esquerda mesmo? Não sei da onde….

  18. Não deixe de ler! Eu, o SUS, a ironia e o mau gosto

    reproduzido do Blog PurpleSofa
    Há seis anos atrás eu tive uma dor no olho. Só que a dor no olho era, na verdade, no nervo ótico, que faz parte do sistema nervoso. O meu nervo ótico estava inflamado, e era uma inflamação característica de um processo desmielinizante. Mais tarde eu descobri que a mielina é uma camada de gordura que envolve as células nervosas e que é responsável por passar os estímulos elétricos de uma célula para a outra. Eu descobri também que esta inflamação era causada pelo meu próprio sistema imunológico que, inexplicavelmente, passou a identificar a mielina como um corpo estranho e começou a atacá-la. Em poucas palavras: eu descobri, em detalhes, como se dá uma doença-auto imune no sistema nervoso central. Esta, específica, chama-se Esclerose Múltipla. É o que eu tenho. Há seis anos.
    Os médicos sabem tudo sobre o coração e quase nada sobre o cérebro ““ na minha humilde opinião. Ninguém sabe dizer porque a Esclerose Múltipla se manifesta. Não é uma doença genética. Não tem a ver com estilo de vida, hábitos, vícios. Sabe-se, por mera observação estatística, que mulheres jovens e caucasianas estão mais propensas a desenvolver a doença. Eu tinha 26 anos.Right on target.
    Mil médicos diferentes passaram pela minha vida desde então. Uma via crucis de perguntas sem respostas. O plano de saúde, caro, pago religiosamente desde sempre, não cobria os especialistas mais especialistas que os outros. Fui em todos ““ TODOS ““ os neurologistas famosos ““ sim, porque tem disso, médico famoso ““ e, um por um, eles viam meus exames, confirmavam o diagnóstico, discutiam os mesmos tratamentos e confirmavam que cura, não tem. Minha mãe é uma heroína ““ mãos dadas comigo o tempo todo, segurando para não chorar. Ela mesma mais destruída do que eu. E os médicos famosos viam os resultados das ressonâncias magnéticas feitas com prata contra seus quadros de luz ““ mas não olhavam para mim. Alguns dos exames são medievais: agulhas espetadas pelo corpo, eletrodos no córtex cerebral, “estímulos” elétricos para ver se a partes do corpo respondem. Partes do corpo. Pastas e mais pastas sobre mesas com tampos de vidro. Colunas, crânio, córneas. Nos meus olhos, mesmo, ninguém olhava.
    O diagnóstico de uma doença grave e incurável é um abismo no qual você é empurrado sem aviso. E sem pára-quedas. E se você ta esperando um “mas” aqui, sinto lhe informar, não tem. Não no meu caso. Não teve revelação divina. Não teve fé súbita em alguma coisa maior. Não teve uma compreensão mais apurada das dores do mundo. O que dá, assim, de cara, é raiva. Porque a vida já caminha na beirada do insuportável sem essa foice tão perto do pescoço. Porque já é suficientemente difícil estar vivo sem esta sentença se morte lenta e degradante. Dá vontade de acreditar em Deus, sim, mas só se for para encher Ele de porrada.
    O problema é que uma raiva desse tamanho cansa, e o tempo passa. A minha doença não me define, porque eu não deixo. Ela gostaria muitíssimo de fazê-lo, mas eu não deixo. Fiz um combinado comigo mesma: essa merda vai ter 30% da atenção que ela demanda. Não mais do que isso. E segue o baile. Mas segue diferente, confesso. Segue com menos energia e mais remédios. Segue com dias bons e dias ruins ““ e inescapáveis internações hospitalares.
    A neurologista que me acompanha foi escolhida a dedo: ela tem exatamente a minha idade, olha nos meus olhos durante as minhas consultas, só ri das minhas piadas boas e já me respondeu “eu não sei” mais de uma vez. Eu acho genial um médico que diz “eu não sei, vou pesquisar”. Eu não troco a minha neurologista por figurão nenhum.
    O meu tratamento custaria algo em torno de R$12.000,00 por mês. Isso mesmo: 12 mil reais. “Custaria” porque eu recebo os remédios pelo SUS. Sabe o SUS?! O Sistema Único de Saúde? Aquele lugar nefasto para onde as pessoas econômica e socialmente privilegiadas estão fazendo piada e mandando o ex-presidente Lula ir se tratar do recém descoberto câncer? Pois é, o Brasil é o único país do mundo que distribui gratuitamente o tratamento que eu faço para Esclerose Múltipla. Atenção: o ÚNICO. Se isso implica em uma carga tributária pesada, eu pago o imposto. Eu e as outras 30.000 pessoas que tem o mesmo problema que eu. É pouca gente? Não vale a pena? Todos os remédios para doenças incuráveis no Brasil são distribuídos pelo SUS. E não, corrupção não é exclusividade do Brasil.
    O maior especialista em Esclerose Múltipla do Brasil atende no HC, que é do SUS, num ambulatório especial para a doença. De graça, ou melhor, pago pelos impostos que a gente reclama em pagar. Uma vez a cada seis meses, eu me consulto com ele. É no HC que eu pego minhas receitas ““ para o tratamento propriamente dito e para os remédios que uso para lidar com os efeitos colaterais desse tratamento, que também me são entregues pelo SUS. O que me custaria fácil uns outros R$2.000,00.
    Eu acredito em poucas coisas nessa vida. Tenho certeza de que o mundo não é justo, mas é irônico. E também sei que só o humor salva. Mas a única pessoa que pode fazer piada com a minha desgraça sou eu ““ e faço com regularidade. Afinal, uma doença auto-imune é o cúmulo da auto-sabotagem.
    Mas attention shoppers: fazer piada com a tragédia alheia não é humor, é mau gosto. É, talvez, falha de caráter. E falar do que não se conhece é coisa de gente burra. Se você nunca pisou no SUS ““ se a TV Globo é a referência mais próxima que você tem da saúde pública nacional, talvez esse não seja exatamente o melhor assunto para o seu, digamos, “humor”.
    Quem me conhece sabe que eu não voto ““ não voto nem justifico. Pago lá minha multa de três reais e tals depois de cada eleição porque me nego a ser obrigada a votar. O sistema público de saúde está longe de ser o ideal. E eu adoraria não saber tanto dele quanto sei. O mundo, meus amigos, é mesmo uma merda. Mas nós estamos todos juntos nele, não tem jeito. E é bom lembrar: a ironia é uma certeza. Não comemora a desgraça do amiguinho, não.
    Postado por Mario Lobato da Costa às 08:43

  19. Esmael, sou seu admirador e leitor, contudo em alguns momentos você exagera, e muito, como neste caso. Infelizmente o SUS não é isto que você pensa, de umas voltas nos centros de atendimento, converse com quem esta dependente do sistema, portanto o que se ve, é uma manifestação para que os dirigentes deste pais, veem com mais carinho o sistema de saúde, e acredito em nenhum momento, alguem vai querer a morte do Lula, pelo contrário, o povo brasileiro, é solidário e esta sofrendo com o ex presidente assim como outros tantos milhares de brasileiros que estão passando por este problema, bem perto de mim, duas primas, o padre de nossa paróquia, e um amigo. É momento de reflexão e não de confrontos….

  20. A Direita do Brasil sempre foi hipócrita. Os mesmos que festejaram a retirada de 40 bilhões da Saúde com o fim do CPMF, são os que estão criticando o SUS.

    Esse pessoal antes de criticar deveria se informar melhor a respeito do Sus que é o maior Sistema gratuito do mundo. 80% dos casos de cancer no Brasil são tratados no SUS. O problema é que esses idiotas acham que o Maior de Todos, tem que ser tratado no Sus porque foi um operario e nordestino. Haja preconceito.

    • Não sabemos atualmente quem é direita ou esquerda, mas sabemos quem é corrupto, e quem não é, sabemos aqui no sul, que moramos num país, que tem o custo de vida dos mais caros do planeta, pode ser poque, não trabalhamos o suficiente, ou quem sabe, perdemos tempo fazendo belos textos de justificativas, enquanto outros produzem,soja, trigo, arroz,feijão, batata, e outros produtos mais que possam alem de matar a fome do nosso povo, livrar o Brasil e uma MAROLINHA!! Nosso amigo ejornalista Esmael, não esta conseguindo ver nada alem da Politica!!! será??