PT divulga nota oficial de repúdio contra tarifaço de Beto Richa

O presidente do Partido dos Trabalhadores do Paraná, deputado Enio Verri, em nome Diretório Estadual do PT, vem manifestar sua contrariedade e preocupação com a aprovação do Projeto de Lei do govenador Beto Richa (PSDB) que institui o tarifaço nas taxas do Detran a partir do início de 2012.

O PT Paraná considera ABUSIVA, além de desnecessária, ilegal e prejudicial a majoração das taxas, proposta pelo governo e aprovada pela Alep:

1) ABUSIVA pois sobrecarrega a população com reajustes extratosféricos, que alcançam 271%;

2) Desnecessária porque o Detran apresenta consistente solidez financeira, com superávit médio de R$ 150 milhões/ano;

3) Ilegal pois constitui, na prática, a transformação do Detran em um instrumento arrecadador;

4) Prejudicial uma vez que irá aumentar significativamente o custo do transporte no estado.

A lei também representa um aumento desproporcional – e perigoso – do poder do govenador. A essência do Projeto se constitui na entrega ao Executivo de um legítimo “cheque em branco”, uma vez que o texto não garante a destinação das receitas para a área de segurança pública.

Tal qual um “rolo compressor”, o Executivo ainda minou as atribuições da Alep e transformou o legislativo num braço assustadoramente subserviente do seu poder.

O reajuste não beneficia ninguém, a não ser o próprio governo. A gestão Richa retira do Detran a qualidade de “prestar serviço à  população” e insere o órgao num novo patamar, o de “prestar serviço ao governo”.

O PT avalia que o Paraná regrediu perigosamente. A prática do governo Beto Richa remete a uma política de totalistarismo disfarçado de “bom-mocismo” somado a muito Photoshop midiático.

O Partido dos Trabalhadores do Paraná expressa sua preocupação em favor de tarifas justas e serviços eficientes no Detran, da retomada da legitimidade da Assembleia Legislativa como representante legítimo dos interesses da população e da diminuição das desigualdades sociais e regionais do Paraná.

Curitiba, 9 de novembro de 2011.

Enio Verri
Presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores do Paraná .

5 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Ontem, pró, mesmo sem saber o destino da arrecadação.

    O Governo de hoje, diz que o reajuste será para um fundo para melhorar a segurança.

    Amanhã, a segurança ficando do jeito que o ex-deixou, o petê solta outra nota metendo o pau.

    Outra coisa: nem uma linha, nem uma palavra sobre a liberdade dada à presidente para usar 20 por cento dum ítem orçamentário, sem prestar satisfação prá ninguém.

    Muito estranho, mesmo.

  2. Acho um absurdo o tarifaço do DETRAN, mas o sujo nao pode falar do encardido, pois o PT defendia a volta da CPMF que nao deixa de ser um tarifaço no bolso do contribuinte!!!

  3. NEYMAR RENOVA C/ SANTOS ATÉ 2014 (Copa, Eleições) por R$ 3.000.000.000,00 MENSAIS. SABE QUE VAI PAGAR A CONTA: NOVO PATROCÍNIO BANCO DO BRASIL…TOMA POVO OTÁRIO. VAI NOVO GAROTA PROPAGANDA DA DILMONA…PTRALHA….

  4. SERÁ QUE ESSE TARIFAÇO NÃO ESTÁ EM ALGUM ARTIGO DO CÓDIGO PENAL? ISSO É ASSALTO A MÃO ARMADA, BETOLERNER. COMO FICA A CARGA TRIBUTÁRIA DOS PARANAENSES, ISSO É PRA CAMISA DE FORÇA É LOUCO INSANO.

  5. Eu assino em baixo!
    Não sou do PT, mas faço questão de registrar aqui o meu apoio ao Sr. Deputado Enio! Pois este deputado não se rendeu ao governo e fez o que os cidadãos de bem que votaram nele esperavam de um legítimo representante do Povo na CASA DO POVO.

    Agora só o PT é oposição no Paraná? Onde está a bancada do PMDB?
    Estão no bolso ou no colo?

    Que vergonha para o Poder Legislativo do Paraná, parece que passou a receber ordens do Executivo ao invés de ser um poder independente e a VOZ representativa dos seus eleitores, dos cidadãos de todo o Paraná.
    Corrigindo, em tempo, vergonha para a história do Poder Legislativo do Paraná, pois parece que a maioria dos membros eleitos para a CASA não se importa muito com outros valores que não sejam os $$$!