PT busca consenso em torno de Gustavo Fruet

* Partido tem ainda a pré-candidatura de Tadeu Veneri

da Agência Estado

Fruet pode ganhar o apoio do PT.

A exemplo do que ocorreu em São Paulo, onde o PT enterrou as prévias para escolher o candidato para a Prefeitura paulistana em 2012, o partido trabalha para evitar eleições internas em outras capitais do País.

Em Porto Alegre, embora o PT tenha dois pré-candidatos à  prefeitura, os deputados estaduais Adão Villaverde e Raul Pont, a sigla já decidiu que a escolha será por consenso ou por votação de 350 delegados municipais.

O partido tem evitado prévias no Rio Grande do Sul desde as disputas de 1998 e 2002, quando Olívio Dutra e Tarso Genro brigaram pela indicação para concorrer ao governo estadual, com uma vitória para cada um.

O PT também não deve fazer prévias no Recife. “Ao contrário do que ocorreu em São Paulo (onde a direção costurou a desistência de outras pré-candidaturas em favor do ministro da Educação, Fernando Haddad), no Recife não há pré-candidaturas, exceto a do próprio prefeito da capital”, disse o presidente estadual do PT, deputado Pedro Eugênio.

Em Curitiba, o PT busca consenso entre lançar candidato ou apoiar Gustavo Fruet (PDT), apesar de o deputado Dr. Rosinha e o deputado estadual Tadeu Veneri terem se lançado. Em Salvador, o PT definiu em setembro o deputado Nelson Pelegrino como candidato da sigla.

No Ceará, há indefinição quanto à  aliança PT-PSB, que elegeu por duas vezes a petista Luizianne Lins para a Prefeitura de Fortaleza e o socialista Cid Gomes governador. Esta semana, depois de conversar com a presidente Dilma Rousseff, Cid disse que apoiaria o candidato do PT, independentemente do nome.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A aliança com o pt é acertada e necessária.
    Engraçado que ninguem kestiona as alianças que o pt fez com 14 partidos na ultima eleição e que o ducci vai fazer agora.

  2. CURITIBA NÃO VOTA EM PT….ESCREVAM ISSO DUCCI JÁ É O PREFEITO FUTURO

    • Ducci, aquele sem carisma que só inaugura o que o Richa deixou? Escreva: possiveis futuros prefeitos, Ratinho ou Fruet (torço mais por este). Não adianta espernear. Ducci e Betinho byebye.

  3. no parana ñ tem ideologia!? o q existe no paraná é a trair agem… e nessa érea, o PSDB É CAMPEÃO!! É ONORESCAUSA, DOUTORADO….

  4. Tamo junto Veneri, va até o fim.

  5. não como fazer omelete sem quebrar o ovos

  6. Hoje existe um grupo muito mais forte dentro do PT do Paraná!
    Rosinha e Veneri, criaram seus sindicalistas e agora tem que escutar um não bem grande, porque o apoio do Gustavo esta vinculado, com a eleição da Gleise em 2014, quem manda nas telecomunicações e tem os sindicatos nas mãos tem o poder! e quem tem a caneta pra nomear tem os votos!!!!

  7. É a solução mais inteligente para promover as mudanças que o Paraná tanto precisa. Há decadas estamos patinando sobre o mesmo discurso.

  8. jurandir cuide do seus incompetentes prefeitos, que nós cuidamos dos nossos

  9. seria fantástico o PT apoiar Fruet, assim o mataria de vez, e mostrava a verdadeira cara de Fruet, pois a eleição passada e ele pedia votos pro Serra, agora junto do PT para prefeito e já se manifestou na revista veja que apoiaria Aécio para presidente, isto é politica sem ideologia

    • E NO BRASIL EXISTE IDEOLOGIA ? ESTÁ BAGUNÇA CHAMADA POLITICA BRASILEIRA. RECEBER APOIO NÃO SIGNIFICA TER O MESMO PENSAMENTO E MUITO MENOS O MESMO CARATER. EM 2012 E FRUET, PODE ESPERNEAR !!

  10. Vamos eleger que sabe fazer…

    Rafael Greca…

  11. rumo a vitória Fruet!

  12. OS PARTIDOS DA CAPITAL CORITIBANA PODERIA USAR ESTE GRANDE MOMENTO PARA TER UM BOM PREFEITO, P.D.T., P.T., P.M.D.B. P.C.DO B. É MAIS AQUELES QUE REALMENTE QUER UM CIDADE CASA VÊZ MELHOR É MAIS BONITA SOMAR FORÇA COM GUSTAVO FRUET.
    QUE GANHA É O POVO DE CURITIBA, FAZENDO COM QUE AS CIDADES DO ESTADO TAMBÉM FAÇA A SUA RENOVAÇÃO.
    EM LONDRINA ESPARAMOS TAMBÉM UMA GRANDE UNIÃO.