Minas dá título a Ivete Sangalo e deixa Serra e Lula na fila

Homenagem da Assembleia de Minas à Ivete Sangalo
da Folha.com

Um decreto do governo de Minas concedendo o título de cidadã honorária à  cantora baiana Ivete Sangalo, em cerimônia na Assembleia Legislativa ocorrida no mês passado, fez a oposição reclamar.

O motivo da revolta dos deputados que fazem oposição ao governador Antonio Anastasia (PSDB) é que a cantora foi homenageada antes do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador José Serra (PSDB).

A homenagem ao pernambucano Lula foi proposta há nove meses e aprovada pelo Legislativo antes da de Ivete. A do paulista Serra é do começo de 2008.

“Eles [do governo] não dão a homenagem para os adversários”, disse o deputado Rogério Correia (PT), autor da homenagem a Lula.

O título a Serra foi apresentado na ocasião pelo deputado Sávio Souza Cruz (PMDB), opositor do então governador Aécio Neves (PSDB), atualmente senador. Ele queria constranger Aécio, que rivaliza com Serra internamente no PSDB.

Economia

Sem saída, os governistas tiveram que aprovar a homenagem, e Aécio publicou o decreto seis meses depois. Mas Serra nunca recebeu o título de cidadão mineiro, passados quase quatro anos da aprovação da homenagem pelo Legislativo.

Segundo a Assembleia, cabe ao Executivo aprovar ou não a homenagem sugerida pelo Legislativo. Se aprovar, o governo publica o decreto e ele mesmo promove a entrega do título.

A assessoria do governador de Minas disse à  Folha que nos próximos dias será publicado o decreto que dá o título a Lula, o que já fará dele um cidadão mineiro. A entrega será marcada posteriormente, em data que atenda as duas partes.

No caso de Serra, o governo informou que desde a publicação do decreto em 18 de setembro de 2008 não houve uma data que compatibilizasse as agendas –ora Serra não pode, ora o governo.

Enquanto isso a fila anda. O Legislativo já aprovou a concessão de títulos ao apresentador de TV paulista Luciano Huck e ao jogador carioca Ronaldo “Fenômeno”.

Comments are closed.