Copom decide cortar taxa Selic para 11% ao ano

da Reuters

Em decisão unânime e em seu último encontro do ano, o Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira reduzir a Selic em 0,50 ponto percentual, para 11 por cento ao ano.

O movimento, o terceiro corte seguido dessa magnitude, era amplamente esperado pelo mercado. O atual ciclo começou em agosto passado.

“Dando seguimento ao processo de ajuste das condições monetárias, o Copom decidiu, por unanimidade, reduzir a taxa Selic para 11,00 por cento ao ano, sem viés”, disse o colegiado em comunicado.

“O Copom entende que, ao tempestivamente mitigar os efeitos vindos de um ambiente global mais restritivo, um ajuste moderado no nível da taxa básica é consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012.”

O BC tem argumentado que a crise internacional traz efeitos desinflacionários à  economia brasileira e, deste modo, trabalha para não deixar que a atividade esfrie muito.

Economia

Alguns sinais disso já estão sendo vistos, com a indústria um dos setores que mais tem sido golpeado. Em setembro, a produção industrial havia tombado 2 por cento, maior baixa desde abril.