Ataque ao Sismuc: Ducci ameaça direitos sindicais

Prefeito Luciano Ducci (PSB).
As mobilizações e campanhas lançadas pelo Sismuc recentemente em favor dos trabalhadores causaram uma forte reação por parte do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB).

O prefeito articulou esta semana a aprovação de uma emenda que restringe a liberação de servidores para a direções sindicais.

O documento apresentado hoje, na Câmara Municipal, limita o exercício do direito sindical, prevendo a redução de servidores nos sindicatos do município (Sismuc e Sismmac).

Hoje o Sismuc conta com 10 diretores liberados. Se a mudança for aprovada, a quantidade reduz para 4, inviabilizando em muito o trabalho realizado atualmente.

A cassação das liberações cheira à  ditadura. Eles sabem que o Sismuc é um sindicato forte e em crescimento, que vem fazendo a diferença para os servidores e tem buscado a melhoria da qualidade do serviço prestado à  população. Agora, querem restringir o direito à  livre organização dos trabalhadores!, aponta Eduardo Recker Neto, diretor do Sismuc.

Realização de greves, assembleias, mobilizações, que vem se intensificando nos últimos anos, podem perder força drasticamente. Esta é a avaliação da diretoria do Sismuc, caso a alteração seja aprovada.

Economia

As campanhas pelo aumento de salário, por melhores condições de trabalho e por mais qualidade de vida podem reduzir para menos da metade do que é realizado atualmente.

No mês passado, o sindicato chegou aos 10 mil sindicalizados e se apresenta hoje como um importante instrumento de controle social da administração municipal. Além disso, tem conseguido conquistas importantes para diferentes segmentos da categoria. Dentre os mais recentes estão guardas municipais, fiscais, cirurgiões-dentistas, educadores e servidores da saúde.

Mobilização

Diante desta grave ameaça à  liberdade sindical, o Sismuc está convocando uma plenária do movimento sindical paranaense para este dia 1!º. O encontro inicia à s 15 horas, na sede do Sismuc (rua Monsenhor Celso, 225, 9!º andar) e pretende impedir que a imposição siga em frente. à‰ aguardada também a presença de parlamentares e líderes de movimentos sociais.

O Sismuc também encaminhará amanhã um ofício solicitando reunião com o prefeito na sexta-feira para debater o assunto. Outra ação é a campanha para envio de mensagem aos vereadores, pedindo a imediata retirada da proposta de emenda.

Deixe um comentário