Ataque ao Sismuc: Ducci ameaça direitos sindicais

Prefeito Luciano Ducci (PSB).

As mobilizações e campanhas lançadas pelo Sismuc recentemente em favor dos trabalhadores causaram uma forte reação por parte do prefeito de Curitiba Luciano Ducci (PSB).

O prefeito articulou esta semana a aprovação de uma emenda que restringe a liberação de servidores para a direções sindicais.

O documento apresentado hoje, na Câmara Municipal, limita o exercício do direito sindical, prevendo a redução de servidores nos sindicatos do município (Sismuc e Sismmac).

Hoje o Sismuc conta com 10 diretores liberados. Se a mudança for aprovada, a quantidade reduz para 4, inviabilizando em muito o trabalho realizado atualmente.

A cassação das liberações cheira à  ditadura. Eles sabem que o Sismuc é um sindicato forte e em crescimento, que vem fazendo a diferença para os servidores e tem buscado a melhoria da qualidade do serviço prestado à  população. Agora, querem restringir o direito à  livre organização dos trabalhadores!, aponta Eduardo Recker Neto, diretor do Sismuc.

Realização de greves, assembleias, mobilizações, que vem se intensificando nos últimos anos, podem perder força drasticamente. Esta é a avaliação da diretoria do Sismuc, caso a alteração seja aprovada.

As campanhas pelo aumento de salário, por melhores condições de trabalho e por mais qualidade de vida podem reduzir para menos da metade do que é realizado atualmente.

No mês passado, o sindicato chegou aos 10 mil sindicalizados e se apresenta hoje como um importante instrumento de controle social da administração municipal. Além disso, tem conseguido conquistas importantes para diferentes segmentos da categoria. Dentre os mais recentes estão guardas municipais, fiscais, cirurgiões-dentistas, educadores e servidores da saúde.

Mobilização

Diante desta grave ameaça à  liberdade sindical, o Sismuc está convocando uma plenária do movimento sindical paranaense para este dia 1!º. O encontro inicia à s 15 horas, na sede do Sismuc (rua Monsenhor Celso, 225, 9!º andar) e pretende impedir que a imposição siga em frente. à‰ aguardada também a presença de parlamentares e líderes de movimentos sociais.

O Sismuc também encaminhará amanhã um ofício solicitando reunião com o prefeito na sexta-feira para debater o assunto. Outra ação é a campanha para envio de mensagem aos vereadores, pedindo a imediata retirada da proposta de emenda.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Porque o Senhor Prefeito Luciano Ducci não corta pela metade os cargos comissionados da prefeitura?

    Porque o Senhor Prefeito não corta pela metade as Funções Gratificadas da prefeitura?

    Porque o Senhor Prefeito Luciano Ducci não reduz pela metade os gastos com programas inúteis da prefeitura?

    Porque o Senhor Prefeito Luciano Ducci não corta pela metade o que será gasto com publicidade ano que vem com a prefeitura?

    Cada uma ???????????????????

  2. E ainda esquecemos o fim do ICS, de presente de natal os servidores ganharam um plano de doença e o decreto do fim do seu instrumento defesa.Cade o auxílio alimentação para todos? cade a redução da carga horaria para os educadores, cade o piso salarial digno para os guardas e os fiscais? é só PPQ?IDQ? crescimento vertical sem vaga para quem se esforçou e fez todos os cursos possiveis mas só crescem os CFEFETES?Olho vivo que 2012 chega logo e vai ter muito beja mão e tapinha nas costas. Só as urnas curam tanta judiaria.

  3. É a ditadura de novo se repetindo como farsa…..Ingerencia do poderoso ditador de plantão na organização dos trabalhadores, é crime de prática antisindical. Não é segredo pra ninguem que o sindicato organiza os trabalhadores para resistir a pressão interna do puxassaquismo diario, é só olhar as manchetes e ver quantas greves na era CASSIO/BETO/DUCCI . Enquanto isso os aliados seguem se refestelando nas tetas dos cofres públicos com contratos milhionarios do ICI/COTRANS/CONSILUX… esfolando os servidores endividados com a usura de 10% no supermercado PSDBISTA ,e a monarquia segue com a esposa na presidencia da FAS, tudo como dantes no quartel de abrantes…Quem se iludiu ainda tem tempo de reconhecer quem é o novo mandatário que abriu sua caixinha de maldades contra os servidores antes mesmo da eleição e deixou mais de mil trabalhadores da saude de fora da redução de carga horaria. Será que ele não quer se reeleger? será que chutou o balde ou há algo de muito podre nesse reino quase dinamarca de 1º mundo?

  4. ISSO QUE ELE É FILIADO AO SISMUC.

  5. Ducci, o inocente útil, nas mãos do Curdo, Carlos Alberto Richa.