Agentes de trânsito voltam a emitir avisos do EstaR e podem chamar a polícia para multar

via portal da Banda B

Agentes estão proibidos de multar.
Agentes de Trânsito da Urbs voltarão, a partir desta segunda-feira (7) a emitir os avisos de estacionamento irregular em vagas do EstaR. Se a irregularidade continuar e for constatada a permanência irregular do veículo na vaga rotativa, os agentes podem acionar um policial de trânsito para aplicação da multa ou até mesmo para remoção do veículo, conforme determina a legislação de trânsito.

Desde o dia 28 de setembro, o Tribunal de Justiça determina que a Urbs não pode aplicar qualquer tipo de multa, já que é uma sociedade de economia mista. Enquanto a Secretaria de Trânsito não é oficialmente criada, a responsabilidade de aplicar as sanções é exclusivamente do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPtran).

A medida atende á reivindicação da comunidade e comerciantes da cidade que afirmam estar sendo prejudicados por motoristas que desrespeitam a sinalização e deixam o carro na mesma vaga por mais tempo do que o permitido.

Registros da Central 156 e da Ouvidoria da Urbs e também os relatórios diários feitos por agentes de trânsito apontam para a insatisfação de motoristas, que alegam que a vaga é rotativa e não pode ser usada com exclusividade. Os comerciantes também pedem pelo respeito ás vagas rotativas, preocupados principalmente com a proximidade do fim do ano, período de maior movimento do comércio.

A partir de segunda-feira os agentes vão monitorar os pontos de Estacionamento Regulamentado, verificando o correto preenchimento dos cartões e anotando os horários e tempo de estacionamento dos veículos. Caso seja constatada qualquer irregularidade (como falta do cartão, erro de preenchimento, excesso de tempo), o motorista receberá um aviso para fazer a regularização do cartão no prazo de cinco dias corridos. No caso de excesso de tempo na vaga, deverá também retirar o veículo do local.

Economia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *