Petista do Paraná é mais um que pode entrar no PSD

por André Gonçalves, via Gazeta do Povo

Assis Couto. Foto: Wenderson Araújo.
Assis do Couto pode ser o terceiro deputado federal paranaense e o primeiro do PT em todo o Brasil a mudar para o Partido Social Democrático (PSD). Ligado à  agricultura familiar e aos sindicatos de trabalhadores rurais, o petista confirmou ontem a possibilidade e disse que está realizando um exame de cons!­!­ciên!­!­cia! antes de tomar a decisão. Ainda tenho muitas dúvidas e prefiro não trabalhar com um prazo!, afirmou.

Na nova sigla, Couto teria de conviver com lideranças ruralistas tradicionais como a senadora Kátia Abreu (TO). Não é isso o que vai atrapalhar!, afirmou. Apesar da ligação com os movimentos sociais e a base petista, há tempos Assis do Couto é personagem de embates internos no PT.

Em 2007, ele perdeu a eleição pela presidência da legenda no Paraná para a hoje ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann. No mês passado, foi um dos cinco deputados do partido (entre 80 presentes à  sessão) que votaram contra a criação da Contribuição Social para a Saúde (CSS), a nova CPMF.

Nosso partido é plural. O Assis seria uma pessoa que engrandeceria o debate sobre a produção rural!, avaliou o presidente do PSD no Paraná, o deputado federal Eduardo Sciarra (ex-DEM). Segundo ele, o petista não teria problemas jurídicos nem correria risco de perder o mandato por infidelidade partidária porque assinou a ficha de associação à  legenda !“ documento necessário para comprovar que participou do processo de fundação.

A filiação oficial, contudo, precisa ser feita até o dia 27 de outubro. Além de Assis do Couto, Sciarra contabiliza que ainda há a possibilidade de pelo menos mais um deputado federal se filiar ao partido. Na semana passada, Reinhold Stephanes (ex-PMDB) foi o segundo a oficializar a troca.

Economia

Na Assembleia Legislativa do Paraná, o PSD conta com dois nomes !“ Ney Leprevost (ex-PP) e Marla Tureck (ex-PSC). Outros três deputados estaduais estariam aptos a se filiar, mas com poucas chances. Todos os nomes estão sendo mantidos em sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *