Orlando Silva retoma agenda positiva do Ministério do Esporte

* Derrotado pelo pequeno PCdoB, mídia golpista reduz o objetivo: quer agora a cabeça de dois assessores da pasta

Orlando discute com a ministra do Meio Ambiente agenda da sustentabilidade na Copa.
O ministro do Esporte, Orlando Silva, mesmo sob ataque da mídia golpista, retomou nesta semana a agenda positiva da pasta. Hoje, a partir das 14h30, no Plenário 7 da Câmara, ele será ouvido na comissão especial responsável pela análise do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 (PL 2330/11, do Executivo).

O projeto provocou polêmica por desagradar à  Federação Internacional de Futebol (Fifa) em diversos aspectos, que vêm sendo negociados com o Ministério do Esporte. Um dos pontos em discussão é a meia-entrada para estudantes e idosos. A Fifa se opõe à  medida, em razão da queda de arrecadação.

No último dia 19, a comissão especial aprovou seu roteiro de trabalho, que prevê diversas audiências públicas, inclusive com dirigentes da Fifa e com o embaixador do Brasil para a Copa do Mundo de 2014, Edson Arantes do Nascimento (Pelé).

PIG desmoralizado não consegue demitir o ministro

Nesta terça-feira (25), o desmoralizado Partido da Imprensa Golpista (PIG) tentou manter o ministro sob fogo nas páginas dos jornalões filiados, mas já sem apresentar o mesmo fôlego de dez dias atrás.

Economia

O PIG deu sinais ainda na semana passada de que estava amarelando ao fazer “concessões” ao governo. Primeiro, sinalizou uma trégua ao propor que o PCdoB poderia ficar no comando da pasta sem Orlando Silva; agora emite sinais de que o ministro e o PCdoB “podem” continuar, mas pede as cabeças de dois assessores do Ministério.

Como não conseguiu provar nenhuma denúncia que fez contra o minitro, a velha mídia golpista busca desesperadamente uma saída honrosa da lambança em que se meteu. Desmoralizada, sem força, não conseguiu demitir o auxiliar da presidenta Dilma como pretendia. Pelo contrário.

A presidenta telefonou ontem para Orlando reafirmando a decisão de mantê-lo no cargo. Ela esteva ao lado do ex-presidente Lula, em Manaus (AM), onde inauguraram uma ponte sobre o Rio Negro.

Lula e Dilma voltaram a criticar o comportamento da imprensa golpista no caso do Minstério do Esporte. Segundo eles, as aspas atribuídas a eles nos jornais são tão verdadeiras quanto uma nota de R$ 3, ou seja, são mentirosas.

Acerca do projeto da Lei Geral da Copa do Mundo

A proposta facilita a entrada de estrangeiros no País no período das competições, em 2014, estabelece normas de proteção à s marcas associadas ao evento, fixa as regras sobre transmissão e retransmissão de jogos e estipula as condutas proibidas nos estádios, entre outros pontos.

Conforme a proposta, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios que sediarão os jogos poderão declarar feriado nos dias de jogos em seu território.

O projeto faz parte das garantias dadas pelo governo brasileiro à  Fifa para a realização da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.

Com informações da Agência Câmara.

Deixe um comentário