Militantes pedem a renúncia da cúpula do PCdoB do Paraná

Carta de Gomyde e Benin agrava crise interna no PCdoB do Paraná.

A guerra intestina no PCdoB do Paraná ganhou mais um capítulo de dramaticidade nesta sexta-feira (7). Os militantes Ricardo Gomyde (ex-deputado federal) e Joel Benin (ex-dirigente do diretório estadual), membros do Ministério do Esporte, divulgaram uma carta aberta ao Comitê Central sugerindo a renúncia da atual cúpula do partido.

“Diante da gravidade da situação nos dirigimos ao Comitê Central para pedir que, em nome do bem do partido, a atual “direção” RENUNCIE a fim de que um amplo e profundo exame da situação do PCdoB no Paraná possa ser feito e, a partir daí seja elaborado um novo projeto partidário, renovando a direção e abrindo as fileiras para a adesão de novas lideranças”, diz um trecho da carta.

Gomyde e Benin argumentam no documento que a atual direção do PCdoB no Paraná “tornou-se ilha que resiste a este crescimento” em relação ao resto do país ao enumerar as recentes defecções nas fileiras da legenda, dentre as quais está o ex-presidente estadual, Milton Alves, membro do Comitê Central, e o único prefeito que tínhamos no sul do país, Taidinho (Wenceslau Braz, Norte Pioneiro).

A seguir, leia a íntegra da carta de Gomyde e Benin ao Comitê Central:

“CARTA ABERTA ao COMITàŠ CENTRAL do PCdoB

O PCdoB experimenta grande crescimento em todo o país recebendo o afluxo de diversas lideranças e animando o conjunto da militância. A amplitude nas relações políticas, a clareza na defesa do projeto nacional de desenvolvimento e o respeito ao debate interno conduzem o partido para uma revigorada fase.

Lamentavelmente a direção do PCdoB/Paraná tornou-se ilha que resiste a este crescimento. Pior, a apartação de vários camaradas da vida do partido, o surgimento de atitudes sectárias em nosso meio e, essencialmente, o esvaziamento da condução política do partido numa fase crucial de preparação do projeto político-eleitoral de 2012 fizeram com que inúmeras lideranças fossem procurar outras legendas sufocadas pelo processo maligno que tomou conta do PCdoB do Paraná.

Tristes notícias dão conta da saída do ex-presidente estadual e membro do Comitê Central Milton Alves. Saiu também o único prefeito que tínhamos no sul do país, Taidinho (Wenceslau Braz, Norte Pioneiro). Também o vice-prefeito de Francisco Alves, Roberto Pimpão (articulador do PCdoB na região Noroeste). O mesmo com Nelsinho Bonardi (candidato a deputado estadual mais votado do PCdoB em 2010 e líder da CTB), diversos vereadores, inúmeros candidatos que preparavam-se para as eleições de 2012, além de diversos militantes e dirigentes.

Diante da gravidade da situação nos dirigimos ao Comitê Central para pedir que, em nome do bem do partido, a atual “direção” RENUNCIE a fim de que um amplo e profundo exame da situação do PCdoB no Paraná possa ser feito e, a partir daí seja elaborado um novo projeto partidário, renovando a direção e abrindo as fileiras para a adesão de novas lideranças.

Ricardo Gomyde – militante do PCdoB
Joel Benin – militante do PCdoB”

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Prestaram atenção na data da publicação desta matéria:

    “Postado por esmael em 07 out 2011”

    Repito: 07 de outubro de 2011!!!

  2. Toda essa situação foi debatida nas conferencias estraordinarias, nos municipios e posterior na estadual, então ja e de consenso e conhecimento de todos os comunistas, e sai do partido quem realmente não e comunista, porque quem pensa so no projeto pessoal não deve permanecer no P C DO B.
    E quanto ao Gomidy e benim so não sairam do partido pra não perderem os cargos no ministerio.
    Mas vamos tratar desse assunto politicamente no foram adquado, com a direção estadual e a direção nacional.
    Se o gomidy e benim não estão satisfeitos, sejam coerentes pelo menos uma vez e deixem o partido.
    Parabens a nova direção, e vamos a luta, porque um verdadeiro comunista não tem medo das batalhas, luta a ate a morte.
    E viva o comunismo.

  3. Parabens Carlos Maia, falou tudo!! VIVA O CENTRALISMO DEMOCRÁTICO.

  4. Lamentável tudo isso!Toda essa discórdia somente faz os canalhas da direita-golpista PSDB-DEMos junto com sua Imprensa Golpista (Gazeta do Povo, Globo-RPC,CBN….) babarem nas gravatas de felicidades…TODO O APOIO Á DIREÇÃO ESTADUAL DO PCdoB!!!VIVA O CENTRALISMO DEMOCRÁTICO!

  5. Que vergonha Gomide!!!!!
    Vergonha é o que estou sentindo por ter feito campanha para você e acreditado nesta diretoria que tu e o Milton comandarão por tantos anos iludindo os trabalhadores.
    Gomide você é um moleque do Batel.

  6. Pergunte a esses dois se eles conhecem os militantes ocupantes de vagas nas câmaras do Paraná? Tem vereador que nunca recebeu um telefonema ou visita do antigo presidente…Se esses dois e outros dependem da direcao do partido para se manterem em cargos, melhor procurarem outro lugar…bando de desocupado

  7. Essas cartas abertas são uma VERGONHA! Esses pulhas deveriam respeitar a conferência e no máximo discutir intramuros essa SUPOSTA situação! Porque não pegam o caminho do PT como fez o outro COMPARSA?

  8. Que mancada desses dois. Eles não tem vergonha dessa exposição? A gente nunca sabia de que lado o PCdoB estava! A direção atual está há poucos meses a frente do partido. Quanto tempo esses dois ficaram?

  9. Olha Luizão. Voce não sabe metade da missa. O Orlando foi deslocado para Araucaria em 94 para ajudar o Gomyde se eleger. Ele fez 6 mil votos graças aos amigos que gostam dele. E foi um puta de um deputado. Fiel ao PCdoB. Bando de mal humorados e invejosos. O comunismo que queremos tem a cara destes dois. Amorosos, afetivos, alegres e felizes. E coloquem na foto o Esmael e o Milton, que tambem são comunistas felizes e amorosos. Fora com os comunistas amargos e mal humorados.

  10. “… direção do PCdoB/Paraná tornou-se ilha…” Só se for a Ilha de Cuba, que mesmo diante das dificuldades, segue em frente.
    Quanto ao Taidinho: Tadinho, tá tão caidinho depois que apoiou o Beto e não teve nada em troca, mas atenção: Ele se desfiliou mais deixou o vereador do PC do B ainda no Partido para continuar com a legenda no municipio.
    Mais uma coisa: Não me aparece aqui neste espaço, nenhum dirigente, metido a sabichão, para “passar a linha” e cair no ridiculo. lembrem-se da Binha: Não alimentem trolls.

    Aparicio Torelli – Simpatizante dos Comunistas, agora afinado com a Nova Direção.

  11. o importante e que o gomyde ficou no pcdob, e garantiu seu cargo e do benim….
    he brincadeira neh, quem e o Benim.. sabem aonde ele nasceu.. sabem aonde mora, conhece a familia, ele ja ez pate de alguma associaçao , liga ou federaçao de esporte .so ta com o cargo por que era o vice do partido e atraves de conchavos com o orlando silva ministro tbem pcdob, se garantiram;;
    que vergonha aos comunistas, o certo he limpar essa trupe e começar tudo de novo.. sao 80 anos de luta, para garantirmos emprego, viajens ao playboy do gomyde..
    vcs sabem as mordomias dos dois, [ flat em Brasilia, passsagens aereas, alimentaçao e um gordo salario, sem contar nas famosas festas que o playboy faz em Brasilia.
    E assim caminha a humanidade;
    por outro lado e logico que o gomyde que tem maior visibilidade na midia..
    pc do b tem que pensar em começar a ter mandatos e nao cargos, para poder realmente mudar alguma coisa.
    estamos de olho…..

  12. É muito complicado a exposição de nosso Partido a imprensa, de forma despolitizada, e que não existe nenhuma construção, se pessoas que eram do glorioso PCdoB saíram, é porque perderam a vontade de lutar pelo partido, ou se perderam na busca de vontades pessoais, penso eu que quem é Comunista deve permanecer e debater as questões partidárias em fórum adequado do Partido, acho uma afronta ao PCdoB o que esta colocado nas midias, pois nosso Partido é de fato revolucionário e não legenda de aluguel, por isso vamos ter mais respeito com o PCdoB.

    Mudar de partido é fugir do debate político, isso não é atitude de camaradas….. que sigam seus caminhos e desejo sucesso aos que vão, aos que ficam vamos contruir o partido que de fato representa a vontade de mudar a luta pelo socialismo, porque poder interno ????? temos um projeto para colocar em prática, a luta pelo socialismo……

  13. juca bala, vc fez campanha para o Chico, seu troxa. Todo esse pessoal somado deu 400 votos(hahahaha) para o Chico em Curitiba. É a direção hahahahahahahahaha! Olha o que o Chico fez com nóis de Colombo. Traiu e deu o partido pro Binho. O Carlão andava fazendo evento com a mulher do Beto Richa. Pelegaço. Foi candidato a vereador e fez quantos votos? Hahahahahahaha.

  14. QUE VERGONHA!!!
    E SABER QUE FIZ CAMPANHA PARA VOCÊ GOMYDE.
    AGORA VEJO QUE PERDI MEU PRECIOSO TEMPO TENTANDO TE ELEGER.
    NÃO TENHO PALAVRAS – QUE VERGONHA!!!!!

  15. Estou firme com a direção. Agora, sim, marxista-leninista. Esse dois piolhos, carguistas, deviam seguir o Milton Allves e deixar a gente trabalhar pelo proletariado de Curitiba.

  16. ta chegando o natal , é como acreditar em papai noel…. pilantras….golpistas… esses caras tambem são golpistas que sairam do partido sempre se aliaram com oligarquia lernista aqui no Paraná…