Medo do desemprego é o menor desde 1996, aponta CNI

da Folha.com

O índice que apura o medo do desemprego chegou a 78,7 pontos –o menor nível desde maio de 1996, quando o indicador começou a ser pesquisado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).

A base de pontos do àndice de Medo do Desemprego é 100 e, quanto mais alto for, maior o medo das pessoas perderem o emprego. O teto do indicador já foi superado nos anos de 2004 e 2005.

Para Marcelo Azevedo, economista da CNI, o alto grau de confiança do trabalhador, é o reflexo da queda na taxa de desemprego, oferta de emprego e formalização crescente do mercado de trabalho.

Segundo o levantamento, 57% dos entrevistados diz não estar com medo do desemprego (maior grau de otimismo da série) e 12,8% diz estar com muito medo (menor percentual). Com pouco medo de perder o emprego estão 30,2% dos entrevistados.

“A segurança do trabalhador se reflete nos percentuais, há um alto grau de segurança no país neste momento”, diz Azevedo.

Em relação a julho último, houve um recuo de 3,9% no indicador e na comparação com setembro de 2010, a queda foi de 2,9%.

“Um dos fatores apontados para declínio mais acentuado do temor do desempregoé a proximidade do fim do ano, o que faz aumentar a oferta de vagas. Mesmo assim, chegamos ao piso antes mesmo de começarem esse tipo de contratação”, ressalta Azevedo.

A pesquisa é feita trimestralmente a partir de opinião pública realizada pelo Ibope e ouviu 2.002 pessoas no país entre 16 e 20 de setembro. O entrevistado responde à  pergunta “Você, ou alguém da sua família, acredita que o desemprego vai afetar a vida a sua vida familiar?”.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Parece que o terror da mídia e de seus “comentaristas” não está alcançando o povo. O resultado da pesquisa CNI é um voto de confiança da população. Estamos prontos para responder a onda de pessimismo com trabalho e consumo. Sugiro a leitura do Projeto Nacional: http://blogprojetonacional.com.br/certeza-do-emprego-aquece-economia/