Jabor destila racismo contra Orlando Silva e é rechaçado no Twitter

via Portal Vermelho

Em comentário na Rádio CBN, na última quinta (27), o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor destilou todo o seu preconceito e anticomunismo ao comemorar a saída de Orlando Silva do Ministério do Esporte. “Finalmente, o Orlando Silva caiu do galho!, disse Jabor, ao iniciar sua fala na rádio. Além de associar, indiretamente, o ex-ministro a um macaco!, o que se segue é uma saraivada de xingamentos gratuitos e raivosos contra Orlando, o PCdoB e a UNE. As declarações geraram reação nas mídias sociais.

Utilizando-se de toda a teatralidade de que é capaz, o comentarista da ultradireita esculhamba não só com a sigla comunista, mas joga todos os partidos na vala comum da corrupção, discurso muito comum entres os que tentam desacreditar a política e os políticos.

Mas é contra o PCdoB que ele centra fogo. Jabor não só reforça o coro da mídia como um todo – que tem alimentado o noticiário com denúncias a respeito das quais não há nenhuma prova sequer – como toma como verdade as acusações que nem chegaram a ser investigadas. E passa dos limites, ao agredir até o falecido líder comunista João Amazonas, classificando-lhe como um “delirante maoista”.

Com sua metralhadora de adjetivos desabonadores, dispara também contra a UNE. Numa demonstração de completa neurastenia, ele chama jovens de “malandros” e “oportuinistas”, depois os acusa de desviariam dinheiro.

O comentário provocou reação. Nas redes sociais, até a noite desta sexta (28), crescia o movimento em repúdio ao jornalista, que desrespeita as principais regras da profissão. Com a hastag #ArnaldoJaborRacista, os internautas defenderam o PCdoB e cobravam um processo contra Jabor por racismo.

“Espero uma atitude imediata da justiça pq no Brasil Racismo é crime inafiançável #ArnaldoJaborRacista”, postou a tuiteira @Marianna_UFRN . O presidente da Ubes, Yann Evanovick, também rebateu, em sua conta no twitter @YannUbes: “Jabor no Brasil de hoje representa o que tem de pior na sociedade. Isso é para os que acreditam que no Brasil não tem mais racismo. #vergonha”.

Até a ministra-chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, Maria do Rosário, criticou o comentarista no microblog. “Quero repudiar veementemente a declaração racista do Arnaldo Jabor sobre o ex-ministro Orlando Silva. Isso é inaceitável!”, escreveu.

A entidade do movimento negro Unegro anunciou que lançará manifesto de repúdio à s declarações de Arnaldo Jabor e exigindo sua imediata demissão, além de uma investigação do Ministério Público por crime de racismo.

11 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hoje em dia dizer uma coisa contrária a negros é considerado um absurdo, quem diria!

  2. Não confundam alhos com bugalhos. seus panacas… Racismo é Racismo.

  3. Basta de hipocrisia nesse país. Tudo agora é racismo, perseguição política e tal. Não venham falar agora que Orlando Silva é vítima de perseguição por ser afrodescendente. Para mim mesmo que tenha contribuído para o país não o isenta de punição se ele tiver sido desonesto contra o próprio país se for verdade. Se ele fez tanta coisa de bom para o esporte do país, não venham dizer que foi sozinho. Por acaso há algum político que faz todo seu trabalho sozinho?

  4. CORRETÍÍÍÍÍÍÍSSIMO MESMO! É ISSO AÍ!

  5. O Jabor já perdeu o olfato há muito tempo…

  6. é um saco esse negócio do politicamente correto, o orlando silva esta muito enrolado com a corrupção. agora ninguém pode falar nada que já vem com essa história de racismo, o foco é a corrupção não a cor da pele

  7. Nem tanto ao mar e nem tanto a terra, gente!Não cheguei a ler ou assistir o Jabor fazendo o comentário em epífase. No entanto, nós da esquerda brasileira pre4cisamos cuidar para não deixar “malandros” assumirem a máscara de comunistas quando na verdade estão apenas usando a sigla do partidão. E no PCdoB tem muitos que estão usando a sigla, sim. É só dar uma espia nos funcionários que estão agregados no Ministério de Esporte que são do Paraná. Por que que aqueles dois, um deles até já foi deputado estadual, quiseram sair do partido quando o ex-presidente se baldiou para o PT? É só seguir o rastro. Portanto, não devemos agir como os partidos fisiológicos e praticar os mesmos desmandos que eles praticam. Temos que ser auto-críticos. Os corruptos têm que serem defestrados, sim. Sej no PCdo B ou outra sigla.

  8. ARNALDO JABURRO E WILLIAN VACA ( DEDO DURO AMERICANO, SEGUNDO O WIKILEAKS), SÃO CRIA DO PIG, NA VENEZUELA ELES SERIAM PRESOS IMEDIATAMENTE.

  9. Este arnaldo jabá é primo irmão do wilia waak, espião dos eeuuaa.
    O pensamento dessa gentalha é: foda-se o BRASIL, meu patrão é o bush, clinton, petroleiras estrangeiras.

  10. Eu parei faz tempo de escutar essa rádio nojenta…

  11. Só esquecerem do principal: “ROUBANDO SILVA COMUNISTA”