Dilma embarca hoje para primeira visita à  àfrica

da Agência Brasil

Dilma mantém política externa de Lula ao valorizar a àfrica.
A presidenta Dilma Rousseff viaja na noite hoje (16) para a àfrica do Sul, depois segue para Moçambique e Angola. Esta será a primeira visita de Dilma ao Continente Africano. Amanhã (17), por volta das 11h (cerca de 7h de Brasília), ela desembarca em Pretória (àfrica do Sul) para participar da 5!ª Cúpula do Fórum de Diálogo do Ibas (àndia, Brasil e àfrica do Sul). àndia, Brasil e àfrica do Sul despontam pelos avanços e pelo crescimento econômico e são considerados destaques pela comunidade internacional.

Os líderes dos três países querem a reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Eles pretendem um assento permanente do conselho e são críticos das ações militares para encerrar impasses !“ posição oposta a dos Estados Unidos e da União Europeia.

Nas reuniões, Dilma, o presidente da àfrica do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da àndia, Manmohan Singh, deverão conversar ainda sobre os impactos da crise econômica internacional e os desafios dos países em desenvolvimento. A conversa ocorre há menos de um mês da Cúpula do G20 (as maiores economias mundiais), marcada para 3 e 4 de novembro, na França.

O fluxo de comércio entre os países do Ibas quadruplicou entre 2003 e 2010, passando de US$ 4,38 bilhões para US$ 16,1 bilhões. Indianos, brasileiros e sul-africanos desenvolvem ainda parcerias, por meio do Fundo Ibas, para combater a fome e a pobreza em seis países. Juntos apoiam projetos de coleta de resíduos sólidos no Haiti e mais oito países, além de projetos de melhoramento agropecuário.

Dilma, Zuma e Singh também pretendem mencionar o agravamento da situação na Síria e Líbia e o desenvolvimento sustentável, principal tema Conferência Rio+20 !“ que ocorrerá de maio a junho de 2012 no Rio de Janeiro. Haverá ainda reuniões técnicas setoriais nas áreas de defesa, energia e ciência e tecnologia.

Economia

Para àndia, o Brasil e a àfrica do Sul, a prioridade deve ser a chamada cooperação Sul-Sul, com o objetivo de gerar contribuições efetivas no combate à  desigualdade e à  exclusão social. O Fundo Ibas para o Alívio da Fome e da Pobreza, criado em 2004, é o principal instrumento para a execução das metas.

Nas visitas à  àfrica, a presidenta estará acompanha pelos ministros Antonio Patriota (Relações Exteriores), Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e Luiza Bairros (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial). à‰ possível que o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, integre a viagem.

Comments are closed.