Dilma divulga nota para cumprimentar vencedoras do Nobel da paz

via Reuters/O Globo

A presidente Dilma Rousseff divulgou neste sábado nota oficial parabenizando as ganhadoras do Prêmio Nobel da Paz deste ano: a presidente da Libéria Ellen Johnson Sirleaf, a ativista liberiana Leymah Gbowee e a jornalista do Iêmen Tawakkul Karman.

Na nota, publicada no blog da presidência, Dilma diz que recebeu a notícia com grande satisfação.

“Primeira mulher eleita presidente em um país africano, Ellen Johnson Sirleaf tem contribuído, ao longo de toda a sua vida pública, para a paz e o desenvolvimento da Libéria”, diz a nota.

Sobre a ativista Leymah Gbowee, também liberiana, Dilma disse que mobilizou mulheres de todas as etnias para enfrentar o regime de Charles Taylor, na Libéria, “e contribuir para o fim da guerra civil em seu país”.

Com relação à  jornalista iemenita, a presidente lembrou que “tem trabalhado pela promoção da paz e da democracia e pelos direitos das mulheres no Iêmen antes e durante a Primavera àrabe”.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Out

    PEGANDO FOGO A PERSEGUIÇÃO POLÍTICA EM CURITIBA
    Publicado por lintomass em Uncategorized. Deixe um Comentário

    RETORNO DA DITADURA TRUCULENTA EM CURITIBA. Pega fogo o resultado da ação truculenta e ilegal da Guarda Municipal e da Polícia Militar , sob o comando do prefeito de Curitiba LUCIANO DUCCI e do governador BETO RICHA, QUE SÃO PARCEIROS “CARNE E UNHA”. leiam o manifesto do advogado EDSON FELTRIN, na defesa do seu colega do PDT, o perseguido NIVALDO ORLANDI :

    “Caro Lineu, Sua matéria está notável. A defesa da democracia, dos direitos individuais, direito de livre manifestação do pensamento, sempre nos acompanhou, desde os tempos duros da ditadura. Sofremos todo tipo de perseguição, inclusive eu, chegei a ficar preso durante 35 dias nos porões da DUTADURA (incomunicável). Jamais nos vergamos em qualquer situação, por mais perigosa que fosse para nossas vidas e para nossas carreiras profissionais. Nos engajamos no PMDB, nos anos 80 e, nossa luta continuou sem tréguas contra o autoritarismo e a ditadura. O medo nunca fez parte de nossas vidas. Lutamos sem tréguas e derrubamos a ditadura. Fomos os idealizadores do grande comício das “diretas jᔝ em Curitiba,( como presidentes de zonais do PMDB participamos da comissão organizadora) em janeiro de 1.985 e, ao lado de tantos outros companheiros, colocamos mais de 50.000 pessoas naquele evento histórico. José Richa, então governador ,ajudou na organização e na mobilização, mas, cite-se, não foi vanguarda do movimento. Entrou para valer, quando viu que não tinha mais volta, ou seja, a princípio, não acreditava no poder do povo e, diga-se, talvez, como governador ,não queria se confrontar com o ditador de plantão , à época, João figueiredo.
    O movimento explodiu, a ditadura caiu e, nós, simples mortais, mais idealista, conquistamos nosso objetivo, derrubamos a ditadura. Nossa luta continuou no mesmo perfil , lutando por uma Pátria mais justa, com mais liberdade, e melhores condições de vida para todo o povo brasileiro. Muitos, infelizmente, desviaram-se dos objetivos iniciais e debandaram por trabalhar em defesa dos próprios interesses. São centenas, mas não vamos aqui polemizar. Como você ,com propriedade , disse em sua matéria, criamos as condições para o Sr. Beto Richa chegar aonde chegou. Porém, todos nós sabemos que ,Beto Richa não é da CEPA daqueles que lutaram e que, defendem ideiais nobres até hoje, pelo contrário, Beto Richa se juntou a um grupo que sempre esteve ao lado da DITADURA, leia-se Jaime Lerner e, hoje, governa o Paraná ao lado desses que no passado tanto combatemos. Seu governo é um governo para as ELITES, para as classes DOMINANTES. Para o povo, ele faz DEMAGOGIA. Seu governo é pífio, não tem rumo, não tem propostas, não tem realizações. Tem sim, benevolência para os grandes grupos ecônomicos. Prova disso, é que Beto Richa já conseguiu na Assembleia Legislativa, através de seus “acéclas” que nós chamamos de deputados, impedir que a CPI do pedágio fosse instalada. Por que Beto Richa não quer a CPI ? ora, com certeza, seus compromissos não são com os caminhoneiros, gente simples de nosso Estado, que paga tarifas estratosféricas, e que, com isso, dificulta suas vidas, diminuindo seus ganhos, criando dificuldades para o sustento de suas famílias”¦”¦ enquanto que, os pedageiros (donos das praças de pedágio, engordam seus ganhos cada vez mais).
    Meu caro Lineu, esperar o quê então de Beto Richa e Luciano, nessa questão de nosso companheiro de partido , o bravo Nivaldo Orlandi que, corajosamente, se soma conosco na luta contra a corrupção, inclusive, em nossa luta para acabarmos com a dinastia Derosso na Câmara Municipal. Beto e Luciano, colocam a polícia militar e a Guarda Municipal contra Nivaldo Orlandi, porque Beto Richa, Luciano Ducci e Derosso, como diz com propriedade Gustavo Fruet- são faces da mesma moeda, ou seja, são farinha do mesmo saco. Nossa luta continua, independentemente do fascismo, do autoritarismo e da estupidez dessa gente que pensa que são “REIS”, que estão acima das instituições que, em última análise, pensam que estão acima da Lei. Viva a liberdade, viva a democracia!!!!!!!!
    Edson Feltrin é advogado, militante do movimento social e do PDT.