Dilma anuncia investimentos de R$ 30 bilhões em transportes

da EFE, via Gazeta do Povo

A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta segunda-feira investimentos de R$ 30 bilhões em obras de transporte urbano em todo o país.

Os investimentos contemplam a construção e ampliação de redes de metrô, corredores exclusivos de ônibus, ferrovias de superfície e estações multimodais de integração, explicou Dilma no programa semanal “Café com a Presidenta”.

A chefe de Estado não especificou qual parte do orçamento corresponde a novos investimentos, e qual parte é referente a planos já contemplados ou em execução.

Parte dos novos investimentos será destinada à  criação das primeiras linhas de metrô em Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), conforme anunciou Dilma na última semana em viajes a estas cidades.

“Garantir um transporte público de qualidade, rápido, moderno, seguro e com preços acessíveis significa melhorar a vida de todas as pessoas. Obras como estas não sairiam do papel sem a participação do Governo Federal”, afirmou Dilma.

Economia

Nas 12 cidades que serão sedes da Copa do Mundo de 2014 já estava prevista a execução de um grande número de obras de mobilidade urbana, mas segundo a presidente, o plano também contempla outras cidades e capitais.

O programa semanal de rádio foi transmitido enquanto Dilma viaja à  àfrica do Sul para participar da cúpula do fórum IBSA, grupo integrado por Brasil, àfrica do Sul e a àndia. Esta é a primeira etapa da viagem da presidente ao continente africano, que também incluirá Moçambique e Angola.