Câmara de Francisco Beltrão aumenta vereadores através de resolução

Do G1 PR

A mesa diretora da Câmara Municipal de Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná, apresentou na sessão da noite de terça-feira (4) uma resolução que aumenta o número de vereadores da cidade de dez para 15. O documento foi publicado no Diário Oficial da Câmara.

Mesmo com protesto dos moradores, o número de parlamentares vai aumentar na próxima eleição. O Ministério Público questiona a legalidade do procedimento, que aprovou o aumento através da resolução.

De acordo com a presidente da Câmara de Francisco Beltrão, Atanásia Hellmann Pedron, o aumento de vereadores foi discutido e votado em duas sessões em que a maioria foi favorável. Agora, segundo ela, a resolução foi baixada para definir o número de parlamentares a mais.

Esta resolução está adequada à  lei orgânica do município, conforme o artigo 37. Temos assessoria jurídica e está tudo correto!, disse Pedrón. A presidente ainda afirmou que com o atual número de legisladores a cidade, de 78 mil habitantes, não é bem atendida. Não temos pernas para atender todo o munícipio e distritos. Com mais vereadores, aumenta a representatividade, setores que ficaram fora poderão a ser representados. Porque dessa forma muita gente boa fica de fora!, comentou.

No dia 19 de setembro, estudantes e manifestantes protestaram no plenário da Câmara contra o aumento de parlamentares e a sessão em que haveria votação chegou a ser interrompida três vezes e foi cancelada.

Economia