TJ diz que Urbs não pode aplicar multas de trânsito em Curitiba

por José Marcos Lopes, via Gazeta do Povo

O à“rgão Especial do Tribunal de Justiça do Paraná decidiu nesta sexta-feira (16), por unanimidade, que a Urbs, empresa que gerencia o trânsito em Curitiba, não tem competência para aplicar multas de trânsito. A Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) foi movida pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR), já que a Urbs é uma empresa de economia mista !“ por lei, apenas empresas públicas têm poder de polícia para aplicar multas de trânsito.

Os desembargadores entenderam que o artigo 11, inciso 15, da Lei Orgânica de Curitiba, bem como os decretos municipais 696/95 e 759/95, que autorizavam o município de Curitiba, por intermédio da Urbs, a instituir, aplicar penalidades e arrecadar multas são inconstitucionais.

De acordo com o desembargador Adalberto Xisto Pereira, assim que a decisão for publicada, a Urbs deverá suspender a emissão de multas e desativar os radares de trânsito. Todas as ações de fiscalização da empresa, inclusive por meio dos agentes da Diretran, deverão ser suspensas. A decisão valerá a partir do momento em que o acórdão for publicado e não será retroativa !“ quem foi multado até então não terá o direito de recorrer.

Dois desembargadores votaram para declarar [a ilegalidade] desde 1995, mas a proposição não foi acolhida, pois causaria um prejuízo enorme para o município, com indenizações e restituições.

“Debatemos no sentido de que, não obstante a Urbs não poder aplicar multas, as pessoas que foram penalizadas cometeram infração!, disse o desembargador.

A Urbs não se manifestou sobre a decisão. A prefeitura de Curitiba poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar obter um efeito suspensivo.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Acho muito estranho o fato de que se é INCOSNTITUCIONAL, como a decisão não é retroativa? Afinal INCONSTITUCIONAL também o era já no início!!!

  2. olá Esmael e como fica quem foi multado este ano?