Professores municipais protestam nesta quinta em Curitiba

via Bem Paraná

As professoras e professores que lecionam nas 11 escolas de 5!ª a 8!ª séries da rede municipal de Curitiba realizam na próxima quinta-feira (15), um ato público em frente à  Prefeitura. O objetivo da manifestação é garantir que a categoria seja recebida em uma audiência pública pelo prefeito e pelos demais gestores da educação para debater os problemas enfrentados nas escolas.

No dia 29 de agosto, representantes do SISMMAC estiveram reunidos com a Superintendente de Gestão Educacional e com a Superintendente de Recursos Humanos da Prefeitura para agendar a audiência. Durante a reunião, a administração se comprometeu a encaminhar uma proposta de data, o que, segundo a categoria, não foi cumprido.

A paralisação dos professores será a partir das 10 horas. Eles irão até o Palácio das Araucárias. Neste dia, as aulas da parte da manhã serão realizadas através da tradicional operação tartaruga!, com aulas de apenas 30 minutos.

Reivindicações – Dentre as principais reivindicações dos estudantes está a melhoria das condições de trabalho e a valorização da categoria. Os professores alegam sobrecarga de trabalho, falta de profissionais, imposição de horas-extras e substituição de concursados por temporários contratados via Processo Seletivo Simplificado (PSS).

Para resolver essa demanda, eles pedem a adoção da jornada de 4,5h diária com hora-aula de 50 minutos, a contratação de mais professores para acabar com o déficit de profissionais, o cumprimento da Lei do Piso Salarial Profissional Nacional (que estabelece, entre outros pontos: hora-atividade de no mínimo 1/3 da jornada de trabalho).

Economia

Comments are closed.