Professores e técnicos das universidades estaduais fazem manifestação em Curitiba

Professores e técnicos universitários de todo o Paraná se reúnem amanhã, dia 13, em Curitiba, para participar de um ato público em frente à  Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior) por melhores condições de trabalho. A mobilização ocorre a partir das 9 horas.

Docentes e técnicos reivindicam ao governo do estado a reestruturação das carreiras funcionais, o fim da lista tríplice e o retorno do voto paritário na escolha dos reitores e diretores das universidades e faculdades estaduais. O grupo também pede gratificação de saúde para docentes, auxílio transporte, jornada de trinta horas para trabalhadores da saúde e a contratação de novos profissionais para atender a demanda.

Eder Rossato, presidente do Sinteemar (Sindicado dos Trabalhadores em Ensino de Maringá), explica que os manifestantes socilitaram uma audiência com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto, para debater os problemas e apresentar as reivindicações.

A manifestação será composta por professores e técnicos ligados aos cinco sindicatos da categoria no Paraná: Sinteemar; Sintespo (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior de Ponta Grossa); Sintesu (Sindicato dos Trabalhadores da Unicentro), de Guarapuava; Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Esabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná), de Cascavel e o Assuel (Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Londrina).

Também participam manifestantes das faculdades de Cornélio Procópio, Paranavaí, Campo Mourão, Paranaguá, entre outras.

Comments are closed.