Procuradora defende veto a registro do PSD

Gilberto Kassab.

Agência Estado

A vice-procuradora-geral eleitoral, Sandra Cureau, quer que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recuse o registro do PSD, partido do prefeito Gilberto Kassab, que corre contra o tempo para conseguir disputar a eleição municipal de 2012.

Em parecer encaminhado ontem ao tribunal, ela cita as suspeitas de fraudes no processo de coleta de assinaturas para formação da legenda e afirma que, do jeito que está, a sigla não pode ter registro na Justiça Eleitoral. “A situação é absolutamente irregular”, afirmou a vice-procuradora.

Ela disse que a lei dos partidos políticos e uma resolução do TSE do ano passado estabelecem que as novas legendas têm de conseguir assinaturas de apoio em pelo menos um terço dos Estados e que isso tem de ser postulado junto com os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), onde será conferida a autenticidade. De acordo com ela, isso não ocorreu no caso do PSD.

Sandra Cureau afirma que, “por conta da correria”, o partido passou a encaminhar as listas de apoiadores diretamente ao TSE. “Ora, quem vai conferir isso? Tem lista de apoiamento até em xerox”, contou. Para concorrer, o partido tem de ser criado pelo menos um ano antes da eleição que está marcada para 7 de outubro de 2012.

Além da falta de confirmação da veracidade das assinaturas, a vice-procuradora informou que inquéritos foram instaurados em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal para apurar suspeitas de fraudes na coleta de apoios para a formação do PSD.

Diligências. No parecer enviado nesta quinta-feira, 15, ao TSE, Sandra Cureau afirma, num primeiro momento, que o processo deveria ser convertido em diligências para tentar sanar as irregularidades. “A diligência é mais uma chance para o partido poder complementar os dados e o número de apoiadores e ficar em situação regular”, afirmou.

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ESSA PROCURADORA É A MESMA QUE TENTOU CASSAR VARIAS VEZES A CANDIDATURA DE DILMA, APLICANDO MULTAS PESADAS PARA ELA E PARA O LULA, E ALIVIANDO PARA O CANDIDATO SERRA. ESSA TODO MUNDO JA SABE QUEM E ELA E DE QUE LADO ELA ESTÁ.

  2. Essa Dra Cureau é famosa!! Ela age sempre para defender alguns interesses da Direita, em especial, do senhor Zé Serra.
    Veja o histórico dela: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/07/26/blog-derrota-as-forcas-da-treva-dra-cureau-ainda-nao-foi-dessa-vez/

    ou “Dra. Cureau se trai, elogia Serra e pode tomar um processo” http://www.conversaafiada.com.br/politica/2010/07/18/dra-cureau-se-trai-elogia-serra-e-pode-tomar-um-processo/

    Logo, atrapalhar a formalização do PSD faz parte de sua prática.