Prefeitura dá cargos a dirigentes de associações comunitárias

por Heliberton Cesca, via Gazeta do Povo

Nilson Pereira, da Femoclam, e Edson Pereira Rodrigues, do Parolin: entidades têm relações com a prefeitura de Curitiba. Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo.

Presidentes de associações de bairros de Curitiba estão ganhando cargos dentro de instituições públicas para intermediar! o diálogo com a população mais carente da capital. Levantamento feito pela Gazeta do Povo mostra que pelo menos 14 dirigentes de associações de moradores e clubes de mães de Curitiba e região metropolitana foram contratados pela prefeitura da capital, pelo governo do Paraná e pela Câmara de Curitiba em cargos comissionados.

Especialistas afirmam que pode estar ocorrendo uma perigosa cooptação dos dirigentes dessas entidades: ao ganhar um salário público, eles estariam se comprometendo a carrear votos para seus novos chefes políticos. Os líderes comunitários negam que haja problemas no relacionamento, mas as três principais centrais que reúnem as associações de bairros têm ligações políticas e partidárias.

A Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curi!­!­tiba e Região (Femoclam), por exemplo, tem três diretores e coordenadores empregados na prefeitura de Curitiba. Um deles é funcionário da Câmara Muni!­cipal. O presidente licenciado é o ex-vereador Valdenir Dias, atualmente contratado como assessor parlamentar das comissões do Legislativo municipal.

O presidente da Femoclam, Nilson Pereira, diz, porém, que os líderes de bairro são orientados a ter independência do poder pú!­!­blico. Ele destaca que a entidade é autônoma e afirma que o ex-vereador Valdenir não participa da administração por ter vinculação com a Câmara. Para não dar rolo, para não dizerem que estamos nos beneficiando.! Contraditoria!­mente, a sala da presidência da entidade é recheada de fotos e ho!­!­menagens a Valdenir.

O presidente interino da Fe!­!­deração das Associações de Mora!­!­dores do Paraná (Famopar), Luiz de Mauro, é funcionário em co!­!­missão na prefeitura da capital contratado como agente público da Companhia de Habitação Po!­!­pular de Curitiba (Cohab). Tam!­bém integra o Conselho da Ci!­!­dade de Curitiba (Concitiba) e o Con!­!­selho Estadual de Saúde (CES).

Trabalho com regularização fundiária e conflitos fundiários. Na mobilização das comunidades!, diz Mauro. O presidente, que está reativando a organização, admite proximidade com algumas instituições, mas minimiza o problema. Eles fazem palestras e nos dão o espaço para reuniões ou fornecem o café!, afirma.

Do outro lado, está o presidente da Federação Democrática das Associações de Moradores, Clu!­bes de Mães, Entidades Benefi!­centes e Sociais de Curitiba (Fe!­!­mo!­!­tiba), Edson Feltrin. Embora não tenha cargo político no momento, Feltrin é filiado ao PDT !“ partido de oposição ao prefeito Luciano Ducci (PSB). E atua como verdadeiro oposicionista: foi ele, por exemplo, quem levou à  Câmara um pedido de impeachment contra o presidente do Legislativo municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), por supostas irregularidades em contratos de publicidade.

Feltrin também prega independência. Diz que líderes co!­!­munitários não podem ser pedintes a vida toda! e por isso defende a autonomia das associações. Ele defende a atuação que faz como uma forma de conscientização!. A finalidade da Femotiba é elevar a consciência política das lideranças!, resume.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. que trabalha como um louco por toda cidade, pede pra asfaltar as ruas, tapar os buracos, canalizar as valetas, pede escolas, creches, melhoria em postos de saúde, defende a prefeitura, não deixa que a população fique queimando pneus, e até agora nada! ele gasta dinheiro do bolso para por gasolina, é credito no celular, e só é lembrado nas épocas de eleição!
    Chega dos mesmos! ou valoriza todos ou esquece ano que vem!
    para vc que eu sei que le este é o meu recado!

  2. LEIAM MAIS O DIÁRIO OFICIAL…
    MUITAS COISAS ACONTECEM E NINGUÉM SABE!!!!
    LEIAM POVO… PARA DEPOIS CHORAR

  3. O grupo do Genivaldo Santos rompeu com o jair cezar a mais de 6 Anos e aqui no bairro alto todo mundo sabe os motivos. chega de mentiras.

  4. A maioria desses picaretas chamados “representantes de bairros” não passam de cabos eleitorais disfarçados que vendem apoios em época de campanha e descolam cargos comissionados com aqueles que vencem…

    Peleguismo sindical passou de moda agora é PELEGUISMO COMUNITÁRIO!!!

    É só investigar o que esses picaretas fazem na vida…. SÃO CHUPINS SOCIAIS!

  5. Quero ver essa cambada de puxa saco quando o Gustavo Fruet ganhar a eleição para Prefeito ano que vem.

    Os aliados do Ducci vão cair pela metade em 2012 com a vitória do Fruet.

    Pelo menos 50% dos atuais vereadores de Curitiba não se reelegerão e isso já será muito bom para oxigenar a política local.

    Engraçado, será que esses candidatos à vereador não pensaram nisso, imagine aqueles que se filiaram ao partido do Ducci agora, só vão carregar o piano, bando de bobos.

  6. Parabéns pela reportagem do jornal a gazeta do povo e ao Esmael, pela reportagem. mas, quero dizer que, se o jornal se aprofundar, vai encontrar muito mais gente nomeada; assim como, muita gente também está contratada por empresa terceirizada. Essa é a política do Beto Richa e do Luciano Ducci. Mas, não para por aí. Se o jornal gazeta do povo fizer uma investigação sobre o que a secretaria de comunicaÇÃO social gasta com os “ditos” jornais de bairro, vai ficar extasiada. Vai dar o maior IBOPE. Temos que acabar com isso e eleger Gustavo Fruet para prefeito, pois com isso , estaremos desmontando essa pouca vergonha dos governos Richa e Luciano Ducci. Já é tempo, Curitiba caminha para a mudança- mas aguardem, como o Derosso não larga o osso- Luciano será capaz de todas as barbaridades para não deixar o filé que é a prefeitura de Curitiba. Vamos para a guerra…

  7. falar até papagaio fala nós conhecemos muito bem o Genivaldo Santos esse sim é um grande lider não só do bairro alto mais sim da cidade de Curitiba tenho certeza que nas proximas eleições vai ser um dos veradores mais votado de curitiba,ja sai eleito do bairro alto. vai firme Genivaldo Santos.

  8. São aproveitadores da ignorância do povo se aproveitando da situação para ter vantagens pessoais. E dá-lhe cobertor. Que continuem sem creches e sem postos de saúde. O que mudou nas favelas ? O Beto prometeu, quando prefeito, mas eles continuam na M. Enquanto isso, enchem o mundo de barrigudinhos que mais tarde….

  9. dá a impressão que “eles” foram adicionados a foto…

  10. E o Prefeito Luciano Ducci ,ainda diz que valoriza os FUNCIONARIOS de CARREIRA,tem que ser feita uma ou mais reportagens em todas as REGIONAIS de CURITIBA para ver o numero dos tais GESTORES,e principalmente perguntar para a COMUNIDADE oque eles fazem,posso grantir que só sabem fazer PROPAGANDA para o Prefeito,mas mal sabe o PREFEITO que é uma PROPAGANDA NEGATIVA ,porque tanto nós funcionarios como a COMUNIDADE nos sentimos HUMILHADOS por ver essa TROPA toda ganhando mais do que nós FUNCIONARIOS DE CARREIRA e não trabalhando nada ,mas quero ver em 2012 ,pois todos esses GESTORES vão abandonar o prefeito e fazer as CORRERIAS para seus veradores , os mesmos que os indicaram.Convido á todos para fiscalizar as REGIONAIS .

  11. O rapaz a direita da foto, discursou em encontro do PSDB no BOUBOUM HOTEL em CURITIBA, e falo bem do PREFEITO DE CURITIBA em seus discruso, eu estava la e lembro dele muito bem, pois em seus discurso ele usou algumas palavras duras, meio CHULA, e falou bem do BETO e da ESPOSA.

  12. Esses dois aí de cima, já são figurinhas carimbadas. Lixão da pior espécie e não tem nenhum lado político, Já foram capachos do Valdeni Dias. Não querem saber quem é honesto ou desonestos. O que conta é a grana no bôlso. E, se fosse uma “granona” até se compreenderia mas, para ganhar uns trocados, como o que recebem, vendem a alma da mãe para o diabo.

  13. Isso pode dar cassação da candidatura do Ducci. Essa pouca vergonha só progride porque a Justiça nâo dá nehum resultado às denúncias. Vejam o caso do Valdeni Dias. Tinha que estar enjaulado há muito tempo mas, é assessor de Câmara Municipal. Essa Câmara Municipal de Curitiba está mais para LATRINA do que para um Poder Municipal.

  14. Será que o Gustavo vai conseguir superar tudo isto? Não é fácil, o capital come muita gente.

  15. PELA FOTO JÁ DÁ PRÁ TER UMA IDÉIA DO TIPO DE LIDERANÇA COMUNITÁRIA QUE ESSES SANGUESSUGAS SÃO.

    OLHA SÓ O QUE ESTÁ TAMPANDO O BUEIRO, BELA SOLUÇÃO PÚBLICA PARA O PROBLEMA.

    PORQUE NÃO COBRAM DO GOVERNO DO ESTADO, NO CASO A SANEPAR PELA COBERTURA DESSE BUEIRO ABERTO.

    É BRINCADEIRA ESSE TIPO DE GENTE QUE SE DIZ REPRESENTANTE DO POVO E NÃO FAZEM PORCARIA NENHUMA, BANDO DE SEM VERGONHAS.

    CADÊ OS VEREADORES DE CURITIBA QUE DEVERÍAM FISCALIZAR OS SERVIÇOS DA PREFEITURA E PERCORREREM OS BAIRROS DA CIDADE PARA IDENTIFICAREM AS NECESSIDADES DA POPULAÇÃO E FAZER REQUERIMENTOS SOLICITANDO OBRAS DE REPAROS E MANUTENÇÃO.

  16. VEJA NA PÁGINA 3 DESSE JORNAL A MATÉRIA SOBRE OS LÍDERES COMUNITÁRIOS E A POLÍTICA.

    http://jornal.unibrasil.com.br/textos_pdf/bairro16.pdf

  17. PRÁ COMEÇO DE HISTÓRIA, ESSE TIPO DE ATIVIDADE, SE É QUE POSSA SER CHAMADA, É “ OBRIGAÇÃO DOS VEREADORES “ QUE FORAM ELEITOS PARA ATENDER A COMUNIDADE E FISCALIZAR AS ATIVIDADES DA PREFEITURA E PELO VISTO, JÁ TERCERIZARAM ESSA PRÁTICA, QUE ABSURDO.

    CADÊ O RAPOSÃO DO JAIR CEZAR QUE SE DIZ, VEREADOR DO BAIRRO ALTO E QUE NÃO DÁ AS CARAS FAZ TEMPO POR AQUI.

    AQUI NO BAIRRO ALTO, TEMOS O GENIVALDO SANTOS QUE JÁ FOI MUI AMIGO E FUNCIONÁRIO DO JAIR CEZAR ( VELHO VEREADOR E DO TIME DO DEROSSO ), QUE FOI CANDIDATO E JÁ FEZ ACORDO ATÉ COM O CÃO, POIS ERA DO DEMOCRATAS, DEPOIS APOIOU O SABINO PICOLLO PARA TENTAR UMA VAGA EM SEU LUGAR NA CÂMARA DE VEREADORES E NÃO CONSEGUINDO, AGORA SE FILIOU JUSTAMENTE AO PSB DE QUEM? DO ATUAL PREFEITO E VIVE QUE NEM UM BOBO PUXANDO O SACO DELE E DA ADMINISTRADORA DA REGIONAL DO BOA VISTA, JUNTAMENTE COM O OUTRO ENRABIXADO, HERNANI ( NÃO SE ENGANE ) QUE TAMBÉM É DO PSB E DIZENDO QUE AS POUCAS OBRAS EXECUTADAS NO BAIRRO SÃO PEDIDOS DELES. ( NÃO É NÃO, É OBRIGAÇÃO DA PREFEITURA QUE DEVE ATRAVÉS DOS IMPOSTOS, REALIZAR OBRAS E PONTO FINAL ).

    AO QUE CONSTA, O GENIVALDO SANTOS TEM CARGO COMISSIONADO JUNTO À PREFEITURA DE CURITIBA ( NA SMEL DO FILHO DO BETINHO RICHA )E MANTEM SABE LÁ DE QUE JEITO, UM PROGRAMA DE RÁDIO E JORNAL AQUI NO BAIRRO ALTO, E NÃO SEI COM QUE RECURSOS ( ESPERO QUE NÃO SEJA AJUDA DO DEROSSO E SUA MULHER ), POIS NÃO TEM NEM ONDE CAIR MORTO.

    AH! E O HERNANI, QUE TAMBÉM JÁ FOI CANDIDATO NÃO ELEITO ALGUMAS VEZES, TAMBÉM TEM UMA CENTRAL DE DISTRIBUIÇÃO DE FRUTAS E VERDURAS, CHAMADA DE CEASINHA AQUI NO BAIRRO, E É BEM POSSÍVEL QUE ANDE RECEBENDO RECURSOS DA PREFEITURA DE CURITIBA PARA SER UM SUPOSTO LIDER COMUNITÁRIO.

    PEÇO ASSIM, QUE SEJAM APURADAS ESSAS INFORMAÇÕES PRÁ VER SE ESSE PESSOAL NÃO ESTÁ RECEBENDO VERBA OU COISA PARECIDA DE PREFEITURA DE CURITIBA PARA SERVIR AOS INTERESSES POLÍTICOS DO DUCCI E SUA TRUPE.

    AH! TAVA ME ESQUECENDO, O GENIVALDO SANTOS ANDA FAZENDO PROPAGANDOA POLÍTICA ANTES DO TEMPO AQUI NO BAIRRO ALTO, SE QUISEREM CONFERIR, É SÓ VER O ÚLTIMO JORNAL INTITULADO AMIGOS DO BAIRRO ALTO DO QUAL ELE É O RESPONSÁVEL E QUE JÁ CONSTA MATÉRIAS TENDENCIOSAS DELE PEDINDO APOIO E VOTO PARA 2012 E ISSO É CRIME ELEITORAL. ( TRE NELE ).

    VEJAM O QUE ELE POSTOU EM SEU TWITTER:
    Genivaldo Santos
    @santosgenivaldo Genivaldo Santos
    AQUI NO NO BAIRRO ALTO ESTAMOS JUNTOS COM O PREFEITO LUCIANO DUCCI EM 2012 É LUCIANO E GENIVALDO SANTOS.
    19 Jul via web
    Fonte: http://twitter.com/#!/santosgenivaldo

    É ISSO, SE APURAREM EU CONTO MAIS COISAS QUE VEJO, SENÃO NÃO VALE À PENA FICAR DANDO INFORMAÇÃO SE NÃO APURAM.