Por Esmael Morais

Prefeitura dá cargos a dirigentes de associações comunitárias

Publicado em 09/09/2011

O presidente interino da Fe!­!­deração das Associações de Mora!­!­dores do Paraná (Famopar), Luiz de Mauro, é funcionário em co!­!­missão na prefeitura da capital contratado como agente público da Companhia de Habitação Po!­!­pular de Curitiba (Cohab). Tam!­bém integra o Conselho da Ci!­!­dade de Curitiba (Concitiba) e o Con!­!­selho Estadual de Saúde (CES).

Trabalho com regularização fundiária e conflitos fundiários. Na mobilização das comunidades!, diz Mauro. O presidente, que está reativando a organização, admite proximidade com algumas instituições, mas minimiza o problema. Eles fazem palestras e nos dão o espaço para reuniões ou fornecem o café!, afirma.

Do outro lado, está o presidente da Federação Democrática das Associações de Moradores, Clu!­bes de Mães, Entidades Benefi!­centes e Sociais de Curitiba (Fe!­!­mo!­!­tiba), Edson Feltrin. Embora não tenha cargo político no momento, Feltrin é filiado ao PDT !“ partido de oposição ao prefeito Luciano Ducci (PSB). E atua como verdadeiro oposicionista: foi ele, por exemplo, quem levou à  Câmara um pedido de impeachment contra o presidente do Legislativo municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), por supostas irregularidades em contratos de publicidade.

Feltrin também prega independência. Diz que líderes co!­!­munitários não podem ser pedintes a vida toda! e por isso defende a autonomia das associações. Ele defende a atuação que faz como uma forma de conscientização!. A finalidade da Femotiba é elevar a consciência política das lideranças!, resume.