Prefeitura dá cargos a dirigentes de associações comunitárias

por Heliberton Cesca, via Gazeta do Povo

Nilson Pereira, da Femoclam, e Edson Pereira Rodrigues, do Parolin: entidades têm relações com a prefeitura de Curitiba. Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo.
Presidentes de associações de bairros de Curitiba estão ganhando cargos dentro de instituições públicas para intermediar! o diálogo com a população mais carente da capital. Levantamento feito pela Gazeta do Povo mostra que pelo menos 14 dirigentes de associações de moradores e clubes de mães de Curitiba e região metropolitana foram contratados pela prefeitura da capital, pelo governo do Paraná e pela Câmara de Curitiba em cargos comissionados.

Especialistas afirmam que pode estar ocorrendo uma perigosa cooptação dos dirigentes dessas entidades: ao ganhar um salário público, eles estariam se comprometendo a carrear votos para seus novos chefes políticos. Os líderes comunitários negam que haja problemas no relacionamento, mas as três principais centrais que reúnem as associações de bairros têm ligações políticas e partidárias.

A Federação Comunitária das Associações de Moradores de Curi!­!­tiba e Região (Femoclam), por exemplo, tem três diretores e coordenadores empregados na prefeitura de Curitiba. Um deles é funcionário da Câmara Muni!­cipal. O presidente licenciado é o ex-vereador Valdenir Dias, atualmente contratado como assessor parlamentar das comissões do Legislativo municipal.

O presidente da Femoclam, Nilson Pereira, diz, porém, que os líderes de bairro são orientados a ter independência do poder pú!­!­blico. Ele destaca que a entidade é autônoma e afirma que o ex-vereador Valdenir não participa da administração por ter vinculação com a Câmara. Para não dar rolo, para não dizerem que estamos nos beneficiando.! Contraditoria!­mente, a sala da presidência da entidade é recheada de fotos e ho!­!­menagens a Valdenir.

O presidente interino da Fe!­!­deração das Associações de Mora!­!­dores do Paraná (Famopar), Luiz de Mauro, é funcionário em co!­!­missão na prefeitura da capital contratado como agente público da Companhia de Habitação Po!­!­pular de Curitiba (Cohab). Tam!­bém integra o Conselho da Ci!­!­dade de Curitiba (Concitiba) e o Con!­!­selho Estadual de Saúde (CES).

Economia

Trabalho com regularização fundiária e conflitos fundiários. Na mobilização das comunidades!, diz Mauro. O presidente, que está reativando a organização, admite proximidade com algumas instituições, mas minimiza o problema. Eles fazem palestras e nos dão o espaço para reuniões ou fornecem o café!, afirma.

Do outro lado, está o presidente da Federação Democrática das Associações de Moradores, Clu!­bes de Mães, Entidades Benefi!­centes e Sociais de Curitiba (Fe!­!­mo!­!­tiba), Edson Feltrin. Embora não tenha cargo político no momento, Feltrin é filiado ao PDT !“ partido de oposição ao prefeito Luciano Ducci (PSB). E atua como verdadeiro oposicionista: foi ele, por exemplo, quem levou à  Câmara um pedido de impeachment contra o presidente do Legislativo municipal, João Cláudio Derosso (PSDB), por supostas irregularidades em contratos de publicidade.

Feltrin também prega independência. Diz que líderes co!­!­munitários não podem ser pedintes a vida toda! e por isso defende a autonomia das associações. Ele defende a atuação que faz como uma forma de conscientização!. A finalidade da Femotiba é elevar a consciência política das lideranças!, resume.

Comments are closed.