Justiça mantém desconto na folha de carteiros grevistas

O Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná (Sintcom-PR) não conseguiu impedir na Justiça que os dias parados sejam descontados na folha de pagamento.

Decisão do juiz Valdecir Edson Fossatti, da 11!ª Vara do Trabalho de Curitiba, negou pedido de liminar ao Sindicato desobrigou os Correios de remunerar as horas de paralisação no Paraná.

A Justiça entendeu que … o salário é contraprestação do trabalho efetivamente prestado…!, portanto, o empregador poderá promover …descontos nos salários, vales alimentação e transporte de seus empregados, pelos dias faltados ao trabalho em virtude de participação na greve…!.

Os funcionários dos Correios estão em greve há duas semanas. O Sintcom representa no estado cerca de 5,8 mil trabalhadores na base.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Povo brasileiro é conformado mesmo. Às instituições têm sempre que funcionar, não importa a que preço. Manifestações ainda são coisas de “comunistas que comem criancinhas”. Também pudera, anos de ditadura, seguido de anos de governo neoliberal, é difícil pensar diferente.

  2. Correto. Não trabalha, não recebe. Além do mais, é um servicinho…
    Mas ducido que o governo consiga descontar os dias parados. Eles se acham os donos da empresa e a sociedade tem que pagar pelas “vantagens adquiridas”.

    • Artur, nós também fazemos parte da sociedade e para viver na sociedade é preciso ter um minimo de dignidade revindicando um salario melhor, não queremos punir a sociedade e sim pressionar o governo, junte-se a nós ao invés de ficar criticando.

  3. Chega dessa palhaçada. Todo ano é a mesma piada. Greve dos Correios depois dos bancários. E quem paga o pato é o povão com juros nos boletos que não chegaram e quando chegaram não podiam ser pagos.
    Vamos cobras essa divida de quem dever pagar realmente.
    Vamos cobrar dos sindicatos dessas categorias que incitam o caos aos contribuintes.
    Vamos promover ações de danos morais contra essas instituições.

    Chega de palhaçada.

    • Serviço essencial é agua e luz!
      O povo só da valor no Carteiro quando o mesmo entra em greve, é raro alguem oferecer um copo de agua, a população não esta preocupada, se a casa dele tem numero, ou caixa para o carteiro entregar as correspondencia, a população quer saber das contas, então pega o telefone e pede uma 2° via! ou apoie a greve e peça para os governantes lá de Brasilia valorizar um profissional que quando esta em greve é sentida sua falta, mas quando a entrega esta de acordo , o coitado do carteiro tem é que correr dos cachorros que muitos não prende!kkkkkkkkkkkkk

  4. esta atitude é muito simples de ser resolvida,. basta a empresa descontar e os “carteiros quando voltarem ao trabalho so manipularão, e entregaram as cartas com carimbo de data apartir do dia do retorno ao trabalho! porque já que vão descontar quem é que vai colocar em dia o serviço acumulado!
    Eu conheco toda estrutura do correio, conheco pessoas assim como eu que estão com Hernia de disco, doenças psiquiatras, “ler, problemas nos joelhos, pés, pernas, ombro, pescoso, e outras doenças, mas a empresa se “furta em assinar as CATS, e diz que estas doenças são doenças comuns, por outro lado esta o trabalhador com a saude debilitada, muitos com medo de ir ao medico , e ter a nescessidade de se afastar para o tratamento, porque se se afastar por problemas de saude perde a função se assim tiver, exemplo Carteiros motorizados!
    Atualmente tem muitas pessoas que trabalham no administrativo entregando cartas nas ruas, logo, logo serão eles que sentirão o reflexo na saude, por conta de mochilas pesadas!
    o salario do correio é muito baixo, salvo um bom vale alimentação, enfim temos que saber que quando o funcionario se aposenta, o ticket(vale alimentação), tambem sai , e só com a aposentadoria, não tem condição de passar o resto dos anos que lhe sobrarem, sem contar as sequelas que muitos ficam!
    a população tem que saber que esta greve , é sim de vontade da empresa , porque lá no fundo eles querem privatizar os correios, e o capital vadio tomar conta do mercado!
    Se qualquer empresario montar uma empresa modelo correio, ele com certeza vai querer trabalhar com o que da o lucro, ou seja Sedex, Malote, ou alguem acha que este empresario vai querer entregar carta social com valor de 0,01 Centavo com remetente em Piraquara e entrega no sertão da Paraiba?
    O correio patrocina varias modalidades esportivas, olimpiadas, e para o trabalhador é pago uma pequena fatia! se alguem fizer o levantamento de quanto é o valor que cada cartiro carrega na bolsa, em cartas simples, registradas e outras encomentas, contratos, saberão que o carteiro paga cerca de 5 meses do seu salario em apenas um dia!
    Mensalão, e outras porcarias que o povo ouve falar , é simplismente um pretesto para vender uma empresa que é altamente lucrativa!
    Amamos o correio, amamos nosso emprego, mas acima de tudo amamos nossas familias que passam momentos de angustia com esta greve autorizada pelos gestores que querem realmente que tudo isto aconteça!
    atenciosamente Emerson Palhares