José Dirceu lança livro nesta quarta-feira

via site do PT

Lançamento de "Tempos de Planície" será à s 19 horas, em Brasília
* Tempos de Planície! reúne coletânea de artigos com as principais discussões sobre os desafios que o Brasil tem em sua trajetória de desenvolvimento

O Brasil vive um momento singular, marcado por importantes conquistas socioeconômicas frutos de um novo paradigma de administração pública, inaugurado a partir do Governo Lula, em que o Estado tem papel decisivo na criação de um ambiente favorável ao crescimento econômico, ao combate à  pobreza, à  distribuição de renda, à  elevação do poder aquisitivo da população e à  criação de um mercado interno de massas.

Mas ainda convivemos com graves problemas históricos, obstáculos ao nosso objetivo de chegar a 2022 como a quinta maior economia do mundo, tendo erradicado a miséria e com significativos avanços nas áreas de Educação, tecnologia e inovação.

O livro Tempos de Planície! (Alameda, 382 páginas), que o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu lança na próxima quarta-feira (28), em Brasília, é um produto desse novo ambiente em formação no país, permeado pelo debate de como superar velhos e arraigados entraves ao nosso desenvolvimento sustentável, mas também de como potencializar os avanços que temos experimentado.

A obra reúne 73 artigos publicados de 2006 a 2010 nos principais veículos de comunicação do país. Os textos estão organizados em oito capítulos temáticos e revelam discussões fundamentais sob a perspectiva de nossa história recente. Os artigos reunidos nessa coletânea representam parte do que têm sido minhas atividades e reflexões desde que saí do governo e tive cassado meu mandato parlamentar. Um de meus desafios, perante gerações presentes e futuras, é demonstrar que um militante não precisa de cargos e postos para travar o bom combate!, afirma José Dirceu na introdução do livro.

O conteúdo organizado em Tempos de Planície! resume a visão do ex-ministro sobre os assuntos mais relevantes ao país neste momento singular, debatendo da reforma política à  comunicação e mídia; da conjuntura internacional à s políticas sociais e econômicas; da infraestrutura à  importância dos movimentos sociais.
Brasília foi escolhida para o primeiro evento de lançamento do livro. O evento será realizado a partir das 19h, no Restaurante Carpe Diem (CLS 104 Bl D s/n lj. 1). No dia 10 de outubro, das 18h30 à s 21h30, o ex-ministro lançará o seu livro em São Paulo, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (Av. Paulista, 2.073).

Economia