José Dirceu defende criação de novo imposto à  saúde

da Folha.com

Ex-ministro José Dirceu.
O ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) defendeu nesta sexta-feira (23) a criação de um novo imposto para financiar o aumento dos investimentos federais em saúde.

Ele elogiou a CPMF, extinta pelo Senado em 2007, e defendeu a criação de uma nova contribuição de 0,1% sobre movimentações financeiras, proposta rejeitada pela Câmara na quarta-feira.

“Não adianta mandar o governo gastar 10% em saúde se você não der uma receita para o governo”, disse o ex-ministro, em palestra na sede da Força Sindical, em São Paulo.

“O Lula propôs que a CPMF fosse só para a saúde, e que a alíquota fosse caindo até ser simbólica, como nós estamos propondo agora: 0,1%. Mas arrecada R$ 19 bilhões e resolve o problema do governo federal na saúde”, defendeu.

Dirceu elogiou o mecanismo da CPMF, que era cobrada automaticamente nas movimentações financeiras. “Era o maior instrumento de combate à  sonegação”, disse.

Economia

Nesta quarta-feira, a Câmara concluiu a votação do projeto que regulamenta a emenda 29, definindo quais ações governamentais podem ser contabilizadas como gastos em saúde, e rejeitou a proposta de criação da CSS.

Deixe um comentário