Em Curitiba, dentistas querem salário igual ao dos médicos

por Mariana Scoz, via Gazeta do Povo

Os cirurgiões-dentistas da rede municipal de Saúde de Curitiba fazem hoje nova assembleia para discutir o reajuste salarial proposto pela prefeitura. Em agosto, as Secretarias de Recur!­sos Humanos e Saúde ofereceram um aumento real de 21% !“ parcelado em dois anos !“, não aceito pela categoria. Os odontólogos pedem isonomia salarial em relação aos médicos. Segundo a prefeitura, uma proposta maior do que a apresentada não caberia no orçamento.

A reclamação dos cirurgiões-dentistas que atendem o município é de que os médicos, que faziam parte da mesma tabela, receberam um aumento de 100% neste ano. A odontóloga Gisele de Bortolli Rauli, que atende pela prefeitura e faz parte da comissão que discute o reajuste, acredita que os dentistas deveriam ter os salários igualados aos dos médicos, pela semelhança entre as profissões. Nós fomos excluídos da tabela da qual fazíamos parte há mais de 50 anos, mas também cuidamos da saúde da população!, afirma.

Segundo Gisele, dos mais de 600 dentistas da prefeitura, cerca de 200 participam ativamente da discussão, além do Conselho Regional de Odontologia, a As!­!­sociação Brasileira de Odon!­tologia, o Sindicato Brasileiro de Odontologia e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba.

Diferente

A superintendente da Secre!­taria de Recursos Humanos, Lia Nara Paludo, participou da última mesa de negociações e considera a situação dos médicos diferente. Tínhamos uma necessidade de reter os profissionais de medicina na rede. O aumento que foi dado era uma gratificação que eles já recebiam e que foi incorporada ao vencimento básico!, diz. Lia fala que a proposta da prefeitura era aceitável. A remuneração é bastante adequada e corresponde ao que o mercado está pagando. Para poder implementar esse aumento precisa haver uma fonte nova de recursos!, afirma.

Segundo Gisele, a assembleia de hoje define os rumos da negociação !“ inclusive uma data limite para renegociação, que a categoria quer fazer diretamente com o prefeito Luciano Ducci.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A Isonomia salarial entre médicos e dentistas se faz necessária e urgente! Estamos trabalhando pela saúde da população com salários 4 a 5x mais baixos que o dos médicos. Se ambas as classes são regulamentadas pelo mesmo piso salarial, ambas deveriam sofrer os mesmos reajustes ou melhor, ambas deveria estar dentro do mesmo padrão de vencimento. Hoje em dia um concurso do INSS com NÍVEL MÉDIO de 20h, paga mais que um dentista de 40h na rede pública. VAMOS TODOS LUTAR PELA JUSTIÇA!

  2. E Evidente que os medicos receberam aumento pois o prefeito e medico…SE vcs dentistas nao se coçarem vao ficar esquecidos ..vcs sabiam que os seguranças do prefeito recebem mais que 5000 mil e andam com carro da prefeitura pra cima e pra baixo e usando conbustivel da prefeitura , acordem e dem o troco nas urnas ano que vemmmm…

  3. Dentistas de Curitiba uni-vos!!!! Façam greve, vamos ver por quanto tempo a prefeitura aguenta apenas 30% da capacidade de atendimento funcionando. Os dentistas da prefeitura nunca foram valorizados. Para se ter uma idéia, o salário inicial de um dentista em Curitiba é de R$1.300,00. A tal média de mercado que a prefeitura alega não reflete a realidade sendo que o salário médio na região metropolitana é de R$2.100,00. Ainda, cabe lembrar que existem tantos advogados no mercado quanto dentistas e os procuradores do município foram agraciados com um belo aumento de 100%,, então cabe perguntar porque nesse caso também não se utilizou a lógica do mercado.
    Por fim, a prefeitura diz que não tem dinheiro para conceder aos dentistas o aumento solicitado, mas para torrar em publicidade de promoção pessoal do prefeito o dinheiro não acaba!
    Ano que vem serão pelo menos 300 dentistas, cad uma atendendo uma média de 10 pessoas por dia falando da incrível gestão do Dr. Luciano “Chuchu” Ducci!!!
    quem planta vento colhe tempestade já dizia minha avó….