Direita e PIG (Partido da Imprensa Golpista) na campanha pelo Voto Distrital

Artigo de Marcos Coimbra: “A Campanha do Voto Distrital”

por Marcos Coimbra *

Sociólogo Marcos Coimbra.
A recente campanha em favor do voto distrital tem uma história curiosa. Primeiro, foi divulgada com o estardalhaço que a mídia de direita dedica aos temas que considera prioritários, ocupando a capa de revistas e as colunas de seus comentaristas mais prestigiados. Depois, teve seu lançamento sério! e oficial!.

Aconteceu esta semana, em São Paulo, no Instituto Millenium, seu 7!º Colóquio, com uma interrogação no título Voto Distrital ou Proporcional?!. Os participantes responderam em coro (quase unânime): distrital.

Várias coisas foram interessantes no evento. Uma, é que, praticamente, tudo que havia sido publicado pela imprensa em defesa do voto distrital estava lá: os mesmos especialistas que ouviu eram os palestrantes, os números e cálculos divulgados tinham sido preparados para ele.

Parece que a mídia conservadora teve acesso privilegiado e pode antecipar o que seria tratado no Colóquio.

Economia

Outra é que, nele, tudo estava mais claro que na imprensa. Enquanto ela apresentou sua argumentação como se resultasse de reportagens e trabalhos técnicos!, no Colóquio a posição política da maioria dos convidados estava escancarada: o presidente do movimento Endireita Brasil! foi o mediador dos debates, por exemplo.
O evento foi realizado na sede da Federação do Comércio de São Paulo.

O Instituto Millenium congrega empresários, banqueiros, alguns intelectuais e muita gente da grande imprensa: os proprietários dos maiores veículos de comunicação, seus chefes de redação, alguns jornalistas e comentaristas, quase todos os personagens que costumam ouvir quando precisam da opinião de entendidos! (em qualquer coisa, desde a crise da Líbia à  musica popular). Não esquecendo diversos ex-integrantes do governo Fernando Henrique.

Na sua apresentação, o Instituto diz que é referência na divulgação dos temas democracia, liberdade, estado de direito e economia de mercado!. Seu objetivo explícito é atingir a opinião pública, conscientizando-a sobre os valores que considera primordiais para o fortalecimento da democracia e para o desenvolvimento do país!.

Trata-se de um think tank da direita brasileira, uma organização destinada a preparar e propagandear sua agenda para o país. A grande diferença que tem em relação a instituições semelhantes em outros países (como os Estados Unidos, onde existem diversas), é a super-representação, em seus quadros, de dirigentes dos grandes grupos da indústria da comunicação.

Enquanto suas congêneres no exterior precisam dar tratos à  bola para levar suas ideias à  mídia, aqui as coisas podem ser resolvidas amigavelmente, com todo mundo sentado em torno da mesma mesa.

Não é, no entanto, a primeira vez que, no Brasil, uma entidade como o Instituto Millenium existe e tem essa ligação orgânica com a grande imprensa. No início dos anos 1960, houve algo parecido: o IPES – Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais, de atuação nada irrelevante na criação das condições sociais e políticas que levaram ao golpe de 1964. (Chega a ser engraçado: os pais de alguns membros e mantenedores do Millenium fizeram parte do IPES, confirmando a tese de que filho de peixe, peixinho é!.).

Mas isso não quer dizer que o Millenium, nem seus integrantes (certamente não todos), sejam golpistas.

à‰ evidente que as pessoas de direita têm todo o direito de se reunir para discutir suas ideias. De procurar fazer com que elas sejam conhecidas pela sociedade. De usar suas empresas e seu dinheiro para isso.

à‰ natural, na democracia, que apoiem os candidatos com que mais se identificam. Que façam oposição à queles de que discordam: os esquerdistas, socialistas, progressistas. E que não gostem dos petistas e lulopetistas! (palavra inventada pelos jornais dos empresários que integram o Instituto).

Seria bom para todos, no entanto, que houvesse mais transparência nas relações entre a direita e alguns grupos de mídia. Que elas fossem assumidas com franqueza.

Pode-se concordar ou não com a campanha pró-voto distrital. Mas é ruim quando a opinião pública não fica sabendo de onde vem, quem a inspira e organiza. O risco é que ela compre gato por lebre.

* Marcos Coimbra é sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi

Comments are closed.