Dilma diz que ser presidente é ‘possibilidade concreta’ para mulheres

Da Folha.com

Dilma e deputada Rosane (PV).

A presidente Dilma Rousseff disse na manhã desta quinta-feira (29) que o fato de ter chegado à  Presidência da República abre possibilidades para as mulheres sonharem com outras profissões.

Em entrevista ao programa “Hoje em Dia”, da TV Record, ela disse que, a partir da sua eleição, as mulheres podem sonhar [com o que antes só os homens podiam].

“Nunca sonhei, não [em ser presidente]. Na minha época as meninas não podiam sonhar com isso”, disse. O fato de eu ser presidente do Brasil vai concretizar os muitos sonho das mulheres brasileiras.

A presidente contou que quando criança sonhavam em ser duas coisas: bailarina e bombeiro. “Bombeiro pela generosidade da profissão.”

Dilma contou que, durante as eleições, uma mãe disse que sua filha queria lhe perguntar “se mulher pode”. Dilma respondeu: “pode o quê?”. A mãe respondeu que a menina queria saber se mulher poderia ser presidente.

“Olha, eu estou fazendo de tudo para que uma mulher possa. E foi isso, a partir da minha eleição as mulheres podem sonhar, porque há uma possibilidade concreta. As meninas não precisam sonhar apenas em ser bailarinas”, relatou.

ONU

Sobre o fato de ter aberto, no começo deste mês, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (tradicionalmente aberta pelo presidente brasileiro), Dilma afirmou que o fato de ser mulher na abertura simboliza muito.

“Em muitos lugares no mundo, as mulheres ainda são vítimas de segregação pesada. A presença de uma mulher abrindo o debate geral da ONU é simbólico. Diz que não é assim no resto do mundo. Acredito que é simbólico, sim.”

Ela afirmou que na ONU se sentiu representando as mulheres. “à‰ claro que eu representava o Brasil, e essa é uma fase de extrema valorização, mas também acho que nossos antecessores tiveram tremendo mérito [na boa fase que o Brasil vive]”, avaliou.

Segundo Dilma, na ONU ela representava mulheres anônimas. “Aquelas que lutaram e conquistaram um destaque em sua vida profissional. Essa condição do Brasil permite que essa representação seja amiga, que eu acho que é o que as mulheres querem passar. Nós crescemos, mas respeitamos o meio ambiente. Queremos um mundo não para uma pequena porção, um mundo para todos.”

2 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to mention I’m new to weblog and honestly enjoyed this web page. More than likely I’m going to bookmark your blog post . You absolutely come with remarkable stories. Cheers for sharing with us your blog.

  2. I just want to say I’m very new to weblog and truly savored your website. Almost certainly I’m want to bookmark your site . You definitely come with exceptional writings. Thanks for sharing with us your website.