Vanhoni prefere consenso a prévias no PT

por Elizabete Castro, via O estado do Paraná

Deputado federal à‚ngelo Vanhoni visitou ontem a Assembleia. Foto: Everson Bressan.

Apontado como pré-candidato do PT à  prefeitura de Curitiba, o deputado federal à‚ngelo Vanhoni disse nesta segunda-feira, 8, que o partido deve esgotar todas as negociações para um consenso antes de realizar uma prévia para escolher o nome que o representará nas eleições do próximo ano. “Mesmo defendendo a prévia como um valor democrático, entendo que o melhor é buscar a unidade em torno de uma candidatura”, disse Vanhoni.

Ele acha que a prévia, prevista no estatuto do PT quando há mais de um candidato para um determinado cargo eletivo, em algumas situações, acaba enfraquecendo o partido.

“O setor que perde tem dificuldade para superar o processo e apenas um setor do partido se envolve integralmente na eleição”, observou.

Vanhoni disse que não há consenso sobre a candidatura própria no PT de Curitiba e que, nesta fase, o que se tem são “conversas” e as pré-candidaturas dos deputados Dr. Rosinha e Tadeu Veneri. Embora resista em se declarar como pré-candidato, Vanhoni é partidário da tese da candidatura própria. Ele observou que terá tempo para decidir já que o processo de definição sobre os rumos do partido na eleição de 2012 ainda não foi aberto oficialmente e que estão à  mesa outras teses.

Entre elas, uma aliança para apoiar uma possível candidatura do deputado federal Ratinho Junior pelo PSC, ou ainda, o apoio a Gustavo Fruet, se ele se filiar ao PDT para concorrer à  prefeitura. E até mesmo há uma ala que defende um acordo com o PMDB, que acena com a candidatura do ex-deputado estadual Rafael Greca. “O quadro político é complexo”, definiu o deputado, que disputou a prefeitura de Curitiba por três vezes.

Na próxima quinta-feira, 19, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, virá a Curitiba para conversar com filiados e lideranças sobre o processo eleitoral de 2012. No dia seguinte terá uma conversa com todos os pré-candidatos, em Curitiba.

5 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vanhoni pelo amor de Deus este fotografo deve ser seu inimigo.

  2. SAI DE PERTO DO HOMEM DE 100 MILHÕES VANONI, SENÃO ELE TE CONTAMINA. ELE PENSA QUE A SOCIEDADE ESQUECEU. ESTÁ MUITISSIMO ENGANADO.

  3. Ao lado de Nelson Justus Vanhoni? Assim vc quer ser prefeito? Começou muito mal…..

  4. Esse PT já não é mais o mesmo… Cuidado para não virar um PSDB!

  5. O Vanhoni sabe que este consenso é impossível ! Tem uma ala do PT que acusa a outra de direita mas, age para desgastar o PT, que acaba sendo o que a direita quer. Quem não lembra do comício do LULA em 2006 na Boca quando as pessoas que estavam lá , gritaram Prefeita para a Gleisi quando ela foi falar ? O que aconteceu em 2008 ? Foram os petistas se enfrentarem em prévias , mesmo surgindo natural e expontaneamente o nome da Gleisi. Não se respeitou as vozes das ruas. Aquilo era um indução clara ao consenso. Não me parece que será o Vanhoni a atingir essa façanha. Eu ficarei feliz se o PT tiver o Vanhoni ou o Rosinha como candidato, caso contrário, sou Fruet ! Não sei se algumas atitudes são sugeridas pelo Veneri para seus apoiadores, mas alguns deles, estão sendo provocativos e agressivos na tentativa de transformá-lo em candidato do PT, isso não é bom e não serve de exemplo de como conquistar mais apoiadores.