Reta final na eleição presidencial argentina

da Agência Brasil

Os dez candidatos à  Presidência da Argentina, incluindo a atual presidenta Cristina Kirchner que tenta mais um mandato, preparam-se para o encerramento das campanhas para as eleições primárias que ocorrem no próximo domingo (14). Nas primárias, os candidatos devem obter um mínimo de apoio nacional para ter condições de concorrer à s eleições em 23 de outubro.

A presidenta Cristina Kirchner organizou para hoje (10) à  noite a cerimônia de encerramento da campanha no Teatro Coliseo e estará acompanhada pelo ministro da Economia, Amado Boudou, seu candidato a vice. A expectativa, segundo aliados, é reunir também governadores, prefeitos e parlamentares.

Pela legislaçãoa argentina, será considerado vitorioso na disputa eleitoral aquele que conquistar 45% dos votos válidos ou 40%, desde que ocorra uma diferença mínima de 10% em relação ao segundo colocado na corrida presidencial. Do contrário, ocorrerá uma disputa em segundo turno, em 10 de dezembro. Como no Brasil, o presidente da República na Argentina cumpre mandato de quatro anos.

Além de Cristina Kirchner, concorrerem à  Presidência da República da Argentina mais nove candidatos. Entre eles estão os ex-presidentes Ricardo Alfonsín, da Unión Cívica Radical, e Eduardo Duhalde, do Partido Justicialista.

Também estão na corrida presidencial Hermes Binner, do Partido Socialista; Alberto Rodríguez Saá, do Partido Justicialista; Elisa Carrió, da Coalición Cívica ARI (CC-ARI); Jorge Altamira, do Partido Obrero; Alcira Argumedo, do Proyecto Sur; José Bonacci, do Partido del Campo Popular, e Sergio Pastore, do Movimiento de Acción Vecinal.

Economia