PSDB definha no Norte Pioneiro

PSDB virou um ninho de cobras.

Por sugestão de Irineu Souza, reproduzo avaliação publicada no blog “Brazense“, de Wenceslau Braz, sobre as dificuldades do PSDB no Norte Pioneiro. O descontentamento das lideranças tucanas com o governador não é pouca coisa. Em vários municípios, Beto Richa é considerado como “traidor” pelos ex-companheiros de ninho que o ajudaram a vencer as eleições de 2010.

A reclamação geral e irrestrita é de que, por orientação do Palácio das Araucárias, o PSDB está sendo transferido para as mãos de adversários nos municípios que apoiaram Osmar Dias. Além disso, os tucanos que apoiaram Richa não receberam cargos no governo e — pior — ficam assistindo o adversário ocupar espaços na administração estadual. Ou seja, a tucanada de primeira hora ficou chupando dedo.

A seguir, o resumo do “Brazense” sobre o definhamento do PSDB no Norte Pioneiro:

à€s vésperas das eleições municipais, lideranças do PSDB do Norte Pioneiro estão preocupadas com os espaços que estão sendo tomados por políticos considerados adversários em eleições anteriores. Tudo por conta de novas comissões provisórias que estão sendo montadas ou diretórios que estão sendo assumidos por novas lideranças, que militavam em outras legendas.

Esse é o caso, por exemplo, de Wenceslau Braz, onde o ex-prefeito Cristovam Andraus Júnior (PMDB) tinha como certo o apoio tucano à  sua candidatura em 2012. Considerado parceiro! e integrante do grupo de Beto Richa, Cristovam foi convidado pelo governador a assumir a chefia do Escritório Regional da Secretaria de Trabalho, Emprego e Economia Solidária, em Jacarezinho, função que exerce desde abril deste ano.

Acontece que o prefeito Athayde Ferreira dos Santos Júnior, o Taidinho apoiou à s escondidas Beto Richa para o Governo do Paraná e hoje tem nas mãos o PSDB, que deve apoiá-lo à  reeleição ano que vem. Ocorre que o prefeito tem na vice-prefeitura o médico Bráulio César Pereira (PT) e concorrerá à  reeleição pelo PCdoB, partidos ligados à  presidente Dilma Roussef e à  ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, adversários políticos do governador Beto Richa.

Em Salto do Itararé acontece situação semelhante. O ex-prefeito Selmo Adalberto de Carvalho apoiou explicitamente o governador Beto Richa, recepcionando-o em sua casa quando em campanha. No entanto, o PSDB de Beto Richa está se mudando para a base do prefeito Israel Domingues, que é do PDT, aliado de Osmar e desafeto do governador paranaense.

PDT e PSDB devem ocupar o mesmo palanque em Salto do Itararé, para desespero e tristeza do ex-prefeito Selmo, que durante praticamente toda a campanha, dedicou-se a fazer de Beto Richa governador do Paraná.

Em Siqueira Campos o descontentamento também é geral. Embora o PSDB ainda esteja ligado ao grupo da que detém o mando político local, quem apoiou o governador Beto Richa está sem prestígio. O empresário Marlon Bonilha, que é a liderança que está assumindo o ninho tucano siqueirense.

Enquanto isso, o professor Manoel Estevan Velasque, que ocupa o cargo de vice-prefeito e é um dos postulantes à  sucessão do prefeito Luis Antônio Liechocki, ficou de fora dos planos do PSDB, que deve apoiar candidato a prefeito de outro partido, ao invés de apoiar os companheiros de anos de luta no município e região.

JACAREZINHO !“ Já em Jacarezinho o problema está na falta de liderança entre os tucanos. O PSDB quer de qualquer forma lançar candidato a prefeito, mas não há um nome em consenso que transmita segurança e credibilidade. Um dos cotados é o empresário José Carlos Molini, que ousa lançar candidatura, mas não tem coragem de assumir que é candidato.

Com isso, o partido pode vir a apoiar o médico Sérgio Faria (DEM), aliado do clã de Lupion, que até a campanha passada era adversário de Beto Richa, mas depois da vitória do tucano, passou a apoiá-lo incondicionalmente.

No entanto, o possível apoio tucano ao candidato do DEM está deixando o deputado estadual Hermas Brandão Júnior descontente, pois vê a pouca possibilidade de crescimento escapar por falta de liderança do PSDB. Herminhas, inclusive, ameaça apoiar o candidato da prefeita Tina Toneti, caso o PSDB insista em apoiar Sérgio Faria.

Enquanto isso, o empresário José Carlos Molini, amedrontado e temeroso, assinala com a possibilidade de, caso não seja candidato a prefeito, ser convidado para ocupar a vice-prefeitura, ao lado de Sérgio Faria, o que facilitaria, em muito, a eleição do candidato da prefeita Tina Toneti.

As definições sobre esta situação política somente começarão a clarear após o dia 3 de outubro, quando termina o prazo de filiação partidária para que for candidato em 2012. à‰ aguardar para ver!

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Meu caro Esmael. Sempre acompanho o seu blog. Mas tenha mais cuidados ao publicar matérias dos outros. Vamos começar com alguns detalhes que estão equivocados no texto. Em Wenceslau Braz o Taidinho está tentando tomar o PSDB, mas não irá conseguir. O vice-prefeito Braúlio está descontente com ele, como boa parte da população, onde ele inaugurou a clínica da mulher e está fechada, entre outros pontos municipais. Em Salto serei honesto em dizer que não sei como está a situação. Já em Siqueira Campos, o prefeito Luiz Liechoki tem muitos pretendentes aos cargo, como um vereador, o vice, um ex-prefeito e um secretário, um não suporta olhar para a cara do outro e não apoiará outro nome caso não seja o seu. Isto favore o nome do candidato do PT, Aloízio que perdeu por poucos votos na eleição passada. Ja em Jacarezinho (onde gosto de falar). Jacarezinho tem sim lideranças tucanas, mas não o voto suficiente para concorrer contra Dr. Sérgio que foi candidato na eleição passada. O Molini apenas não sabe se candidatará pelo voto e não coragem. Imagino que quem construiu quatro mercados q são exemplos em toda a região e um bom empreendimento, tenha bastante coragem não acha? Na última eleição fui Osmar, não sou fã do Beto. Apenas escrevi por achar algumas informações bastantes equivocadas!

  2. Acho muito bem feito para esses caras que apoiaram um moleque, para ser Governador do meu Estado. Fizeram por interesses próprios e nunca vizando o que era melhor para o povo do Parana. Beto sempre será um traidor. Esta no sangue e ainda vai aprontar muitas outras. Bem feito mesmo, idiotas. Em 2014 terá a reeleição dele. Espero que votem novamente nesse irresponsável para se fud….ainda mais.

  3. muito facil isto.
    a campanha dividiu o estado: interior e regiao metropolitana.
    o responsavel ou os responsáveis estão confortavelmente nomeados em secretarias ou presidente de autarquias do estado – que se danem o interior.
    porgue o governo transferiu o encargo de atender os colaboradores para a casa civil.
    a casa civil não sabe de nada, os comites trabalharam intensamente so a majoritaria, além do que a C.civil quer é ampliar sua parea de influencia, colocando gente propria em todo o estado.

  4. não foi do em guarapuava não, foi em todas as regiões.

    também, com um Turco(o cara das casas populares?????) e outros da comissão central da campanha que desligaram os telefones apos a campanha e hoje vivem o sonho do PODER.
    terão o troco – aliás, já estao tendo o troco.

  5. Ouvi falar que la em Guarapuava o PSDB nao indicou nada….Todos os cargos regionais foram indicados pelo PPS……dos Silvestres

  6. Eu que diga.

  7. basta observar o que fizeram com o tal derrosso na capital,é o chamado fogo amigo ,quem vcs acham que vazou todas as informaçõeso ´proprio psdb.
    a turma do beto joga pesado.

  8. Esmael, em Paranaguá acontece a mesma coisa.
    Fabiano Elias e PSBD da cidade trabalharam que nem uns cavalo pra eleger Beto Richa.
    PTB com Frizoli também. O que ganharam? Ponta pé no traseiro.
    Beto deu o porto pro cara que sequer trabalhou pro Beto, só porque era primo do Alceuzinho do PPS. Pro Frizoli deu uma diretoria financeira na appa.
    Fabiano Elias do PSDB ficará chupando o dedo inclusive pra eleição 2012, vão dar pSDB pro Alceuzinho das ações trabalhistas contra a Appa! É mole o Beto?

  9. Na região de Maringá também o PSDB está sumindo, onde nas Cidades de Paiçandu e Dr. Camargo estão entregando o Partido aos Pepistas de Ricardo Barros e enxotando os companheiros de partido que se dedicaram na Vitória do Governador.
    Portanto o PSDB por aqui será coadjuvante, enquanto os verdadeiros quadros do Partido estão engrossando o iniciante PSD que mais está ganhando como também o PSC, PDT e PMDB.
    Tudo pela tucanagem….

  10. o governo trainor não é so no norte nao.
    no noroeste tambem, acontece a mesma coisa.

    cambada de traidores