Luciano Ducci enfrenta agenda negativa! crescente

por Ivan Santos, via Bem Paraná

Prefeito Ducci quer distância do aliado Derosso. Foto: Denis Ferreira Neto.

Faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais, o prefeito Luciano Ducci (PSB) acumula cada vez mais uma extensa agenda negativa! tanto na área política, quanto na administrativa, que ameaça complicar seu projeto de conquistar mais um mandato nas urnas. No cargo desde abril de 2010, Ducci praticamente não passa um mês sem notícias de problemas em sua gestão, elevando a impressão de estar sempre correndo atrás do prejuízo!. A mais recente delas foi a informação de que cobradores e motoristas do transporte coletivo da Capital estariam sendo multados por razões como atrasos motivados pelo trânsito cada vez mais congestionado, ou simplesmente por tentarem se proteger do frio. A exemplo do que já vem acontecendo com frequência, a péssima repercussão da notícia obrigou Ducci a vir a público para tentar se explicar e prometer reverter a situação.

No plano político, Ducci enfrenta a maior crise de sua base parlamentar, com a onda de denúncias envolvendo a gestão do presidente da Câmara Municipal, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), até então apontado como o nome mais provável para candidato a vice na chapa do atual prefeito. A lista de problemas enfrentados pelo atual prefeito, porém, vem crescendo exponencialmente, evidenciando o esgotamento de um modelo administrativo.

Conhecida até pouco tempo como modelo de planejamento, a Capital paranaense sofre um processo de deterioração em várias frentes que se reflete no trânsito caótico, na perda de qualidade do transporte coletivo, onde os atrasos e a superlotação se somam à  ocorrência cada vez mais frequente de acidentes. Enquanto número de usuários do sistema cai, a cidade hoje ostenta o título de capital brasileira com a maior proporção de veículos por habitante.

A confiabilidade do sistema de monitoramento do trânsito foi posta em xeque depois que denúncias veiculadas nacionalmente pelo programa Fantástico da Rede Globo, em março, levantaram suspeitas de superfaturamento em licitações para contratos de operação de radares e manipulação de multas. Ducci tentou responder determinando a suspensão do contrato com a Consilux, com o pagamento de uma vultosa indenização de R$ 7,6 milhões a empresa, ao mesmo tempo em que agia para impedir a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara para investigar o caso. A suspensão do contrato, porém, foi considerada irregular pelo Tribunal de Contas, colocando o prefeito sob o risco de responder por improbidade administrativa por conta da medida.

A segurança pública é outro setor em que Ducci coleciona más notícias, a começar pelo crescimento vertiginoso da criminalidade e da violência na Capital do Estado. Demandas como a falta de vagas em creches públicas seguem sem solução, com atraso em obras e descumprimento de metas estabelecidas pela própria prefeitura.

Obras como a da Linha Verde sofrem críticas generalizadas, seja pelo atraso nas mesmas, com aumento do custo inicialmente previsto, bem como pela falta de trincheiras que provocaria congestionamentos constantes, colocando sob dúvida a eficácia do planejamento da administração municipal. Práticas arraigadas de gestão, como o frequente prorrogação de contratos através de aditivos, sem licitação, começam a ser alvo de questionamentos. Problemas crônicos como a destinação e tratamento do lixo continuam sem solução definitiva, emperrados em meio à  burocracia e a falta de eficiência e planejamento da máquina administrativa.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. pegaram o duche para expiação.os que governam o parana tambem oram. não adianta orar ,primeiro concertar ,talves haja conserto ainda. esse erro e antigo .na parte de errar o duchi não teve tempo, veja o tempo de mandato que ele tem. essas coisas aconteciam antes dele .não adianta esconder .eu sei quando uma pessoa administra mal,e quando ele pega uma administração ja enfraquecida..essas multas quem cria a lei, e os vereadores e não o prefeito. eu não sou fã .mas a verdade e esta.quem lesgila e o responsavel pela lei.se existe a lei para multar tem que multar.tanbem fazer metro não da voto.jesus traz fogo e dissensão á terra ,, ler luke cap xii v xlix

  2. … uma pergunta, os novos ônibus super big articulados cabem lado a lado nas canaletas para eles designada……… tenho a leve impressão que são bem mais largos que os anteriores………. tem nada não a prefeitura/urbs reformam a cidade para caber nele………………… viva as empreiteiras financiadoras da campanha.

  3. Entendo que é muito melhor continuar esta caminhada com o atual Prefeito do que entregar nas mãos de muitos que nem em Curitiba viveram nos ultimos 10 anos.
    conheço cada bairro de Curitiba, e vejo o quanto as pessoas melhorarm suas vidas, com seus apartamentos, casas, entregue pela cohab, as crianças estão nas creches, escolas, liceus, casas comunidades, que foram criadas para melhorar a qualidade de vida das pessoas mesmo. com tanto crescimento, muitas familias avançaram, as mães que antes estavam em casa, hoje podem trabalhar porque seus filhos estão bem cuidados e alimentados nas creches.
    naturalmente com o crescimento financeiro familiar, a Cidade avançou, muitos compraram seus veiculos, os postos de gasolina tambem estão sempre cheios, os mercados lotados em época de pagamento, os sacolões da familia tambem tem um movimento fantástico, porque a Prefeitura construiu muitos por toda cidade e a grande qualidade de alimentos que chega todos os dias estão lá disponiveis, porque as familias melhoraram de vida e hoje podem comprar!
    Todos os Dias em Curitiba, existem vários cursos abertos de forma gratuita, no FAS, nos Liceus de Oficio, em Caminhões do SESI juntamente com outras importantes parcerias, a Defesa Civil sempre capacita novos voluntários, Federações tambem tem poras abertas o ano todo, temos muitas condições de crescermos cada dia mais, e nada melhor do que um olhar verdadeiro de um médico que ama a vida, valoriza as familias e todo dia procura fazer o melhor por Curitiba.
    Se todos refletirmos um pouco mais, perceberemos que as grandes Cidades do Mundo estão em eterna evolução e crescimento, as Linhas do Metrô que o atual Prefeito Dro Luciano Ducci tanto busca junto a parceria com o Governo Federal, que sendo aprovada tão logo começara a ser implantada vai deixar a nossa Ciddae muito mais moderna, e logicamente que será o primeiro grande passo, porque apartir dai teremos nescessidade de continuar melhorando, e avançando, construindo e buscando crescer todos os dias!
    Quando começamos a construir uma casa, damos prioriedade pelas paredes, e coberturas, porque sabemos que ali estamos seguros, deixamos uma porta para entrada e outra para saida, se tivermos condiçoes abriremos várias janelas para melhor ter a passagem do ar, no transito é a mesma coisa, vamos abrir mais espaços, construir novas trincheiras, mas como em uma casa, que temos que todos os dias nos alimentarmos, pagarmos nossas contas, e aos poucos vamos melhorando cada dia mais, é o 13° salario que chega em boa hora, ai vem a tinta, a ceramica, o box do banheiro, no outro ano é colocado uns palitos no lugar da cerca, o portão que antes abria para um lado , agora tem um motor e contole, no lugar do barro, vem a grama, a lavanderia ganha cobertura, o varal passa a ser giratorio, e as familia são cada dia mais felizes, porque com o suor do seu trabalho , e as boas condiçoes que a cidade nos oferece , poderemos todos os dias crescermos um pouco mais!
    Realmente, as orações de nossos irmãos estão nos salvando, a igreja tem um fundamental papel, em trabalhar com a vida, seja para retirar os jovens das drogas, unir as familias, velar os entes queridos, cuidar para que as pessoas tenham o entendimento que a fé é nescessaria, orar pelos nossos governantes, porque todo poder é permitido por Deus, então temos que orar pela nossa familia, por nossa casa, pela nossa Cidade, pelo imenso Brasil, e pedir para Deus acabar com tanta guerra no mundo!
    Talvez assim lá no “grande dia, poderemos saber se realmente cada um de nós pode fazer o seu melhor, e o fez!”
    Que Deus abençoe grandemente a todos.
    Emerson Palhares

  4. As orações estão salvando o Paraná! Aos poucos o PSDB e o Gov. Beto para a nossa felicidade, descobrirá isto tarde demais!!!!