Líbia quebrou espinha dos rebeldes, diz filho de Khadafi

da BBC Brasil

Saif Al Islam.

Tido como capturado pela oposição, Saif Al Islam, filho do presidente da Líbia, Muammar Khadafi, apareceu ontem (22) à  noite no hotel, em Trípoli, onde os jornalistas estrangeiros estão hospedados. Apontado como sucessor de Khadafi, Saif Al Islam disse que seu pai está a salvo na capital líbia e que apesar do aparente avanço das forças rebeldes, o governo “quebrou a espinha” dos insurgentes.

Aparentemente confiante, ele demonstrou segurança ao falar sobre a situação na Líbia. “Nós quebramos a espinha dos rebeldes. Era uma armadilha. Nós os fizemos passar por maus bocados, então estamos ganhando”, disse. Perguntado se seu pai continua a salvo na capital, ele respondeu de maneira curta: “à‰ claro”.

A aparição de Saif Al Islam ocorreu depois que o porta-voz do governo Khadafi, Moussa Ibrahim, disse na rede de TV líbia Al Urubah, que tanto o presidente quanto seus filhos estão bem e que controlam pelo menos 75% de Trípoli. Porém, a oposição disse controlar cerca de 80% da capital.

Anteontem (21), Mustafa Abdel Jalil, líder do Conselho Nacional de Transição, órgão político criado pelos rebeldes, disse que Saif Al Islam estava detido, assim como mais dois filhos de Khadafi, Muhammad e Saadi.

Depois disso, o promotor do Tribunal Penal Internacional (TPI), Luís Moreno-Ocampo, informou ontem que o filho de Khadafi havia sido preso e estava sob custódia. O TPI divulgou um mandado de prisão para Saif Al Islam por crimes contra a humanidade.

A TV Al Urubah, que é favorável a Khadafi, mostrou imagens de Saif Al Islam fazendo um rápido pronunciamento, negando que tenha sido capturado, durante o que a emissora definiu como uma “turnê em Trípoli” do filho do líder líbio. Há relatos que o filho de Khadafi pode ter sido detido e depois libertado.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. a gente tem que pesquisar antes de rir…

  2. CARACA, QUE SUSTO!!! PENSEI QUE ERA O PRESIDENTE DO IPUC!!!!!KAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKAKA

  3. george bush tambem deveria estar preso por crime contra humanidade: destruiu o iraque alegando armas quimicas,ate o momento foi so os americanos que usaram armas quimicas .durante a guerra do vietenam.hoje ainda tem pessoas com defeitos fisicos por causa da puvirização do agente laranja…

  4. Ei, esse Camarada ai da foto é o paulo rossi Presidente da UGT. aqui em Curitiba. Carmba o cara tava infiltrado aqui no nosso meio, e ´´e o filho da Gadahi.