Há 10 anos, o povo impedia a venda da Copel

Na mesa: Elton Welter, Dr. Rosinha, Tadeu Veneri, Ademir Bier, Jonas Guimarães, Rasca Rodrigues, Nelton Friedrich, Acir Mezzadri, Betão da CUT, Guilherme Amintas, André Passos, Sérgio Inácio Gomes, Marcio Pessati e Roni Barbosa.
Hoje pela manhã, na Assembleia Legislativa do Paraná, lideranças de movimentos sociais e partidos políticos se reuniram para comemorar os dez anos da luta que impediu a privatização da Copel.

Em 2001, o Fórum Popular Contra a Venda da Copel mobilizou milhares de paranaenses que saíram à s ruas para manter a estatal de energia nas mãos do estado. Este blogueiro, a partir do Crea, coordenava as ações de comunicação do movimento anti-privatização.

O então governador Jaime Lerner e a maioria da bancada governista — entre eles os deputados tucanos Ademar Traiano e Valdir Rossoni — tinham como certa a autorização da Assembleia para vender a companhia mais eficiente e rentável do país.

No entanto, estudantes liderados pela União Paranaense dos Estudantes (UPE) surpreenderam os deputados ao invadir o plenário da Assembleia. Os debates, que já duravam mais de 24 horas, foram interrompidos. Os governistas saíram em disparada, com o medo do povo.

Foi assim que aconteceu há dez anos.

Mas a Copel e outras companhias públicas, como a Celepar e Sanepar, voltaram a correr riscos com a eleição do tucano Beto Richa. Ele e a tropa lernista !“ leia-se Traiano e Rossoni !“ querem agora criar a agência privatizadora.
à‰ contra esse crime de lesa-pátria que integrantes do Fórum Popular Contra a Venda da Copel, ressuscitado ante o perigo tucano, marcharão nas ruas de Curitiba daqui a pouco. A concentração será à s 13 horas na Praça Santos Andrade (UFPR) e a manifestação seguirá para a Assembleia.

Economia

Comments are closed.