Guerra intestina no PCdoB do Paraná

O PCdoB do Paraná está em guerra interna. O partido no estado é presidido pelo vice-prefeito de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, mas a tropa que perdeu o comando da legenda há três meses quer retomá-lo.

Ricardo Gomyde, Milton Alves e Joel Benin encabeçam um movimento pela “recomposição” da direção estadual do PCdoB.

Nesta semana, o trio encaminhou uma carta subscrita por vários diretórios municiais ao presidente nacional da sigla, Renato Rabelo, na qual critica a gestão de Brasileiro e pedem a “recomposição do tecido partidário, eliminando as pressões excludentes e a ‘lobotomia’ política de quadros, militantes e da estrutura partidária”.

Leia a íntegra da carta:

Carta ao presidente nacional do PCdoB

Camarada Renato Rabelo

Há pouco mais de três meses realizamos uma conferência extraordinária, proposta pela então direção partidária. A conferência visava realizar um amplo e profundo exame da situação do partido no Paraná e elaborar um novo projeto partidário, renovando a direção e abrindo as fileiras partidárias para a adesão de novas lideranças.

A conferência foi realizada com a participação de apenas um terço dos comitês partidários e do contingente de militantes mobilizados participaram pouco mais de 800. Em comparação com a última conferência estatutária( 2009) a participação miliante foi reduzida. A conferêrncia de 2009 mobilizou 3500 militantes e filiados.

O que era para ser um processo crítico e autocritíco, com base no debate franco e profundo, foi focado de imediato pela busca de ‘bodes expiatórios’ e em tentativas de ‘fuzilamento moral’ de camaradas, eclipsando o debate sobre a derrota do projeto eleitoral do partido em 2010, suas causas e consequencias – e, principalmente, sobre o novo quadro político formado no estado, com a derrota do nosso campo político e o início de uma hegemonia conservadora no estado. Questão essencial para situar o partido diante da nova situação e projetar a nossa operação política a médio e longo prazo.

A conferência acabou por concentrar o debate em torno da “crise de direção” , “condução partidária”, resvalando para considerações subjetivistas e na exclusão de inúmeros camaradas do comitê dirigente do partido. Enfim, não saimos melhores e mais unidos do processo, não obtivemos mais coesão e compromisso coletivo. Ao contrário, ao longo desses meses os piores temores se confirmaram: a apartação de vário s camaradas da vida do partido, o surgimento de atitudes sectárias em nosso meio e, essencialmente, o esvaziamento da condução política do partido numa fase crucial de preparação do projeto político-eleitoral de 2012. Nos preocupa, sobretudo, a situação do partido em Curitiba, que se encontra disperso, fatiado e sem ação política.

Diante da gravidade da situação nos dirigimos à  presidência do partido e ao Comitê Central no esforço de encontrarmos os caminhos para a recomposição do tecido partidário, eliminando as pressões excludentes e a ‘lobotomia’ política de quadros, militantes e da estrutura partidária.

Esta carta expressa a voz, o sentimento e as preocupações de centenas de dirigentes e militantes dos comitês municipais, das diversas frentes de atuação, de camaradas da frente institucional e parlamentar, de todas as regiões do estado.

Curitiba, 19 de agosto de 2011

Seguem assinaturas:

Milton Alves – Comitê Central ex-presidente do PCdoB – PR
Ricardo Gomyde ex-deputado federal e ex-vice-presidente do PCdoB-PR
Joel Benin ex-secretário de organização do PCdoB – PR
Diretórios municipais
Vice-prefeito de Fco Alves
Vereadores do PCdoB – PR
Secretários municipais
Lideranças…

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A única coisa que o Bobato escreveu que corroboro é: “Vice Prefeito de Francisco Alves, que tem nome e se chama ROBERTO FERREIRA, o PIMPÃO, profissional conceituado de educação física e grande nome do Handebol.”

  2. Como membro da atual direção estadual do PCdoB, INFORMO que o Secretariado dessa direção expediu uma Nota Pública sobre o episódio (já a publicou, Esmael?) e está tomando providências no âmbito interno partidário para fazer o que for necessário nos termos do Estatuto que temos.

    Não se estimula, de modo algum, que militantes usem este espaço de um blog público (ou de qualquer outro blog) para OPINAR/DEBATER assuntos de foro partidário interno e que tem seus canais partidários próprios. Embora se compreenda que alguns, do alto de sua indignação com a atitude dos subscritores da “Carta”, não se contenham e publiquem algumas opiniões em defesa do Partido e de sua unidade. Ademais, há que ser prudente ao ler comentários de cuja autoria é quase impossível comprovar a autenticidade, haja vista a multidão de comentaristas usando pseudônimos. O PCdoB é mais forte que tudo isso.

    Paulo A. Nitsche (Dodo)
    Membro da Direção Estadual do PCdoB-PR

  3. e qual será o próximo passo?????
    vamos lavar nossa roupa suja no chafariz do Cavalo Babão???

  4. Alguém pode disponibilizar pra download essa nova versão do estatuto do PCdoB, que diz que ‘carta ao presidente’ e ‘comentários em blog’ são fóruns do Partido?

    Lastimável a ação, mas não menos a reação.

    Fico pensando, será que o Renato Rabelo vai abrir a carta do ‘trio’ e mandar dissolver o comitê estadual?

    Não é assim q esse partido funciona, pelo menos na versão do estatuto que eu consegui baixar…

  5. Participei da campanha de um amigo na ultima eleição para vereador de curitiba e conheci as lideranças do partido aqui em curitiba.

    E digo tem muitas pessoas boa no partido mas tem um trio que não vale nada so pensam em negociatas de cargos para eles mesmo e o resto do partido pode viver com uma garrafa de agua e uma rapadura esse é o pensamentos do Trio.
    O pior é o cara sempre esquecer a carteira na hora de paga a conta acho que ninguém mais cai nesse golpe.

  6. Quando que o Claúdio Ribeiro vai se manifestar sobre essa confusão? Qual é o time dêle? PC do B = fisiologismo puro!!!! Só PT que não vê.

  7. …Doze vozes gritavam cheias de ódio e eram todas iguais. Não havia dúvida, agora, quanto ao que sucedera a fisionomia dos porcos. As criaturas de fora olhavam de um porco para um homem, de um homem para um porco e de um porco para um homem outra vez; mas já se tornara impossível distinguir quem era homem, quem era porco.

  8. O Gomyde, do alto de seus 40 mil votos (já chegou a 80).
    O Joel Benin, debaixo dos seus 900 votos (já teve 1200).
    O Miltão defenestrando do alto de suas duas caras, querem a legenda que tão bem os acolheu e os projetou para a frente política. Vai que ano que vem a gente ganha a prefeitura, né?! E daí? quem fecha a aliança em Curitiba? O Zeca do estilingue? O Chico do bolso do Macdonald? Não! Na cabeça dessa gente, tem que ser eles, por que oportunistas por oportunistas, eles são mais eles!

  9. Quaquaquá, o Pimpão deu declaração e por escrito. Calma Bobato!

  10. A Conferência Extraordinária de 29 de abril foi um marco na história do PCdoB do Paraná. Em sua preparação, que durou cinco meses, e durante sua plenária final, não surgiu qualquer restrição ao seu conteúdo e aos seus métodos. Tanto que o documento preparado em produtivo diálogo com as bases partidárias, de grande qualidade política, foi aprovado por unanimidade. É a linha que o Partido segue no Estado e que a direção eleita na confêrência leva à prática, com ações de reconstrução do Partido e uma gestão democrática, serena, firme sob a liderança do nosso Presidente Chico Brasileiro.

    Quero vincar, publicamente, meu apoio irrestrito à Conferência, ao Comitê Estadual nela eleito, à ação que vem sendo desenvolvida e, muito particularmente, ao Presidente Chico Brasileiro, que trabalha com afinco e com um respeito extremo a todos os companheiros e companheiras.

  11. Verdades ou Mentiras?

    Questiono as verdades e as mentiras escritas acima… Quem de fato assinou o que? Onde está o documento assinado? Quem assinou? Me perdoem a santíssima boa fé… Mas, só acredito no que pode ser confirmado. Não recebi nenhuma comunicação oficial do meu Partido.

    Saudações.

    Jussara Nascimento.
    Base de Cultura do PCdoB.

  12. Camaradas

    “Se os fatos não se encaixam na teoria”¦ Modifique os fatos.”
    Albert Einstein

  13. Vamos enviar as mensagem com cópia para o presidente do Pc do B.

  14. Existem fóruns adequados para essa discussão.
    Não será a primeira e nem a última vez que “fofocas” são veiculadas.
    Isso não desmerece o PCdoB enquanto partido revolucionário e centralista democrático. Viva o Socialismo, viva o PCdoB!

    o resto é conversinha….

  15. Meu caro Esmael,

    me recuso a comentar o conteúdo irresponsável e golpista da carta do trio, não poderia esperar outra atitude de pessoas que só agem pensando em seu próprio poder. Estas atitudes só nos dão força para continuar em frente e apoiar ainda mais o trabalho de reconstrução partidária capitaneado pelo nosso presidente CHICO BRASILEIRO.
    Escrevo para recolocar a verdade sobre as assinaturas da tal carta. Num ato de desonestidade intelectual, o trio usou para assinar VEREADORES DO PCdoB e Vice Prefeito de Francisco Alves, que tem nome e se chama ROBERTO FERREIRA, o PIMPÃO, profissional conceituado de educação física e grande nome do Handebol.
    Telefonei para todos os vereadores do Partido no Paraná (somos 11), só não consegui contato pela manhã, com três, e nenhum deles sabia da tal carta e garantiram não apoiá-la. O vice-prefeito de Francisco Alves, também garantiu desconhecer seu conteúdo.
    É assim que estas pessoas agem.

    Nilton Bobato
    Vereador – Foz do Iguaçu
    Presidente do Comitê Municipal do PCdoB
    Membro do Comitê Estadual do PCdoB – PR

  16. Joel Benin e Ricardo Gomyde precisam estar na “cabeça” do partido para ganhar cargos? hauhauah, pensei que eles tivessem “bagagem” para serem indicados ou fazerem parte de qualquer plano político para melhorar o Paraná.

    Carta fsiológica e apoiada por Milton Neves, quem admiro, mas se mostra uma pessoa sem qualificação para dirimir os interesses acerca da nossa legenda.

  17. Sabe…. existe uma real possibilidade depopis de muitos anos em Curitiba realmente vencer as eleições municipais do Campo democrático e popular com Gustavo Fruet, e esses aí intituladores da Carta dos Fracos e Oprimidos, que sempre viram no partido uma forma de negociatas para se manterem em cargos… agora estão fora das negociações… armam … articulam… falam ma do partido … e este tipo de atitude que não é debatido pelo campo das idéias só reforça o acerto da conferencia extraordinária de leger uma nova direção… e ainda respaldada pelo Comite Central que teve um representante de Gacatido que é o Senhor Valter Sorrentino. Eles estão é tentando achar um motivo para irem pra outro Partido… cuidado em quem acolhe-los ei-vos a prática>

  18. ACHO QUE ESSA GUERRA EXISTE SÓ NA CABEÇA DE TRÊS PESSOAS, E SÃO TRÊS PESSOAS QUE TEM OS SEUS VALORES, MAS QUE NÃO RECONHECEM O CRESCIMENTO DO PARIDO POR NÃO SEREM ELES OS CONDUTORES. SOU UM MILITANTE DO PARTIDO E MILITO EM UMA FRENTE ESTADUAL E POSSO AFIRMAR COM GARANTIA QUE O PCdoB ESTA MUITO MAIS EVOLUÍDO COM ESSA NOVA DIREÇÃO E VEM FAZENDO COISAS QUE NUNCA TINHÃO SIDO FEITAS FORA DE ÉPOCA ELEITORAL.
    FICO MUITO ENVERGONHADO DE VER MEU PARTIDO EXPOSTO DESSA FORMA BASEADO EM MENTIRAS DE OPORTUNISTAS, E ESSA ATITUDE SÓ MOSTRA A INCOMPENTENCIA DE UMA GESTÃO VELHA E SEM IDEIAS DE AVANÇOS PRA NOSSA COMUNIDADE, UMA GESTÃO QUE ERA CONDUZIDA APENAS POR ESSES TRÊS, HOJE COM BRASILEIRO ATUAMOS EM COLETIVO E CONSTRUÍMOS UMA IDEIA DE SOCIEDADE NA PRATICA, DENTRO DAS BASES CONVERSANDO COM A POPULAÇÃO E NÃO DENTRO DE GABINETES DE DEPUTADOS E DE MINISTROS ARTICULANDO CARGOS.

  19. Esse trio – Milton, Gomyde, Benin – deveria ser extraditado para Mongólia, quem sabe lá eles conseguissem alguns cargos mais interessantes no governo e montassem um partido voltado só para os interesses deles!!

  20. SEM CREDIBILIDADE, SEM NOÇÃO!
    1- Não acredito que tal postura seja subscrita por importantes lideranças do Partido, caso contrário seria GOLPE !
    2- O vereador Bobato, um dos articuladores da atual direção estadual, jamais subscreveria uma barbaridade desta!
    3- Não há guerra interna e os diretórios municipais estão mobilizados preparando suas conferencias municipais e aprovando chapas próprias para as eleições de 2012.
    4- A macro região sudoeste apoia integral e incondicionalmente o presidente Chico Brasileiro e toda a direção estadual e repudia qualquer ato isolado, oportunista, golpista e deseperado…… se é que há algum em trâmite.
    Nereu Faustino Ceni – Coordenador da Macro Sudoeste e membro da Direção Estadual.

  21. QUERO O MILTON, GOMYDE E JOEL NOVAMENTE NA DIREÇÃO DO PARTIDO…POR UM PARTIDO MAIS FORTE..KK

  22. Caro Esmael!
    A situação está critica, ou querem que ela fique crítica?
    Os camaradas que suscrevem a carta, foram e serão sempre importantes para o nosso partido. Porem eles poderiam contribuir muito mais usando de seu conhecimento pólítico para ajudar a nova direção a dar os passos necessários para o crescimento do partido em todo nosso estado.
    Este tipo de ação em nada contribui para o crescimento do nosso PC do B.
    Chega de intrigas, vamos arregaçar as mangas e trabalhar, o partido se constroi com união e muito trabalho e não pregando a discódia.

    José Carlos Vieira
    membro da executiva estadual e municipal de Francisco Beltrão.

  23. Caros leitores do Blog do Esmael,

    Essa carta é, como era a antiga Direção, uma aberração fundada em inverdades, escritas por pessoas que tem, somente, medo de perder seu espaço, individualizado e sem compromisso partidário, no Ministério do Esporte.

    Um grupo sedento por poder. A qualquer custo.

    As assinaturas ao final da carta (vereadores, secretários, etc) não estão acompanhadas de nomes.

    Ao meu visto é uma tentativa de golpe, de retomada do Partido desmantelado por esse mesmo grupo nomeado na carta.

    Por fim, registro aqui meu repúdio pela mentira, principalmente por ter participado de todo o processo (legítimo) da Conferência Extraordinária, injustamente, desqualificada por tal carta, da qual Joel Benin e Ricardo Gomyde recusaram-se a participar e foi, inclusive, conduzida por Milton Alves, Presidente na época.

    Luiz Henrique Dias
    Secretário Organização
    PCdoB Foz do Iguaçu

  24. O Pc do B nunca mobilizou 1000 pessoas em uma conferencia.

  25. Os “pcdobistas” estão com saudades do patrocínio partidário… acontece