Consultor da Globo desqualifica plano de segurança de Richa; veja os vídeos

O consultor de segurança da Rede Globo, Rodrigo Pimentel, autor do livro Tropa de Elite, em hoje entrevista ao Paraná TV, desqualificou o plano de segurança lançado nesta semana pelo governador Beto Richa (PSDB). Ele disse que os salários dos policiais do estado estão entre os piores do país.

Sobre o boletim de ocorrência eletrônico, que o governo do Paraná está lançando como uma novidade, já existe em outros estados. Segundo ele, não resolve o problema da segurança. “O cidadão quer atendimento com dignidade”, disse Pimentel.

De acordo com Rodrigo Pimentel, que foi comandante do Bope do Rio de Janeiro, a simples contratação de policiais e compra de viaturas não resolve o problema da segurança. “Desconfie desses planos, o que resolve o problema da segurança é a solução dos crimes”, afirmou.

O consultor lembrou ainda que a violência em Curitiba, proporcionalmente, é bem maior que no Rio.

“Não vi nenhuma preocupação com o crack”, criticou Pimentel, ao analisar o plano de segurança do governo do Paraná.

21 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O problema vai do Chui ao Oiapoque!!! A segurança neste país é motivo de chacota!!! Policia ganhando salário miseravel!!! uma verdadeira vergonha!! Tem de voltar a ditadura e esculachar geral neste país, transformar em um mar de sangue!!! sangue de politico corrupto safado e sem nenhum tipo de escrupulo!!! Tenho muita vergonha de pertencer a esta tribo chamada Brasil!!!

  2. Parreiras Rodrigues, faço questão de conversarmos neste mesmo blog daqui a seis meses (fevereiro de 2012). Primeiro, o Betinho nunca teve um plano de governo, segundo o Betinho não tem compromisso social, Terceiro ele deve estar desesperado, e não duvido que os formuladores da Cantilena Chamada Plano de Segurana Pública é engodo, e deve ter sido formulada talvez pelos engraxates, e frequentadores da Boca Maldita. Não tenho nada contra os engraxates e frequentadores da Boca Maldita, o problema é que cada um tem a sua profissão: e eles não são formuladores de políticas públicas! Bom quanto a mim, escrevo e crítico com a maior tranquilidade, pois sou cientista política especializada em políticas públicas, não que eu seja a dona da verdade como o Sr. disse, mas que isso tem tudo para dar errado, e eu lamento, porque o Sr. sofrerá, a minha família sofrerá, o meu marido sofrerá, a sociedade toda pagará o preço. O próprio Rodrigo Pimentel já apontou algumas das principais fragilidades, mas até lá posso produzir um artigo acadêmico, referenciado e profundamente analítico sobre os shows do governador do PSDB aí retomamos a nossa conversa!

  3. Calem-se todas as vozes, apaguem-se todas as letras, emudeçam-se todos os cantores.

    Vanessa Fontana e Henry atribuiram-se todas as razões e certezas.

    O programa Paraná Seguro, segundo a dupla, parece ter sido esboçado enquanto os seus autores engraxavam sapatos na Ozório.

    O programa Paraná Seguro, em virtude dos questionamentos da dupla deveria ser arquivado.

    Coisa de leigo, parece que deduziram.

    Convido-os a retornar a esse mesmo espaço daqui a seis meses, prá gente descer a borduna no Paraná Seguro, caso as suas ilações se sacramentem.

  4. mas o traiano pode dar as contas : rodrigo pimentel pode sair da globo .essa entrevista quebrou o exquema do governador do parana. jornalista brincam com fogo ao questionar agente do psdb. esse brog quantas vezes foi perseguido injustamente…..

  5. Os comentários acima que criticaram o Rodrigo Pimentel estão recheados de preconceito, bairrismo e ignorância. Então, acho que ele está completo de razão em chamar atenção que show pirotécnicos da polícia de nada adiantam, as conhecidas como operação MELANCIA. Então, é bom que os paranaenses vejam que esse RIDÍCULO plano de segurança tem como base, o nada, o vazio ou a areia. Então, o que se espera de um plano de segurança provocado pela RPC? Acordem, é show, é pauta! E, o pior é pensar que o Estado se dá o trabalho de lançar um plano somente porque a mídia resolve lançar uma campanha. Isso já deveria existir de forma plena e consolidada como o ex-PM vociferou de forma até muito branda, para um ex-BOPE. Então, caiam na real e parem de defender o Betinho e criticar quem tem algo na cabeça e entende de segurança pública. Fora Beto, Fora RPC, e viva o RJ!

  6. Os crime tem que ser resolvidos, os culpados apenados, e policia para fazer isto tem que ter melhores salarios e melhores condiçoes de trabalho.
    A certeza da impunidade e que faz aumentar a criminalidade.
    Mais policiais e mais viaturas é so balela, ou seja pão e circo e o povinho vai votando.

  7. kakakakakaka…gostei mesmo foi ver a cara do casalzinho da globo perdendo o ânimo a cada paulada que o especilista dava!
    A repórter se esforçando para levantar e valorizar as ações Betinho que estavam sendo divulgadas e o especialista dando cortadas e colocando a bola no chão…kakakakaka como é bom viver para assistir atragédia de camarote!

  8. Boa tarde, bom esse assunto é bem interessante;
    Primeiro por que o “tal do Pimentel” pensa ou sonha que é Deus, acha que é o bom da história mas não passa de um policialzinho de “Quinta”! O serviço dele sempre foi prender traficantes pequenos nos morros do Rio de Janeiro, mora em uma cidade que se diz segura, massss na verdade não esta tão bem assim, é simples, quem tiver a oportunidade de ir para lá e perguntar para os moradores eles já vão contar como esta a cidade.
    Essa entrevista pareceu ser muito direcionada, eu nunca na minha vida vi um Palestrante agir daquela maneira, em meios de Comunicação.
    O Rodrigo Pimentel, foi muito infeliz com os comentarios dele, deveria ter falado de outra maneira, não como o dono da razão, ele deveria se desculpar a população, pois como ele disse da certa impressao que nos somos todos babacas!!!!! Ele deveria ter lido, pesquisado mais sobre a situação do Estado, lembrando que foram 8 anos sem segurança, ou melhor uma “segurança” fraca, que o próprio secretario tinha envolvimento, em certas coisas ditas por esse “Palestrante” (que por sinal é gago), ele deveria ter falado que o governo anterior nao investiu corretamente, e nao falar que o governo atual nao esta investindo corretamente!
    Bom sei la tinha um certo respeito por esse Palestrante, mas apartir de hj, ele perdeu a moral!!! Depois de falar mal do Estado em que eu nasci e moro, prefiro mais que ele suma para aquela [email protected]# do Rio de Janeiro!!!!

  9. Não adianta duplicar ou triplicar a quantia de policiais, porque a polícia nunca vai adivinhar onde um elemento irá matar o outro, praticar um roubo, um furto.

    O Paraná tem uns 11 milhões de habitantes, só se colocar a mesma quantia de policiais, um para cada habitante…

  10. Impressão que dá é que ninguém viu a matéria.
    O consultor não desqualificou o plano.
    Fez reparos pontuais.
    Durante uma dezena de anos, nada ou quase nada se fez na área de segurança, tanto que o Paraná supera Rio e São Paulo no quesito criminalidade.
    Um projeto, como qualquer idéia, plano, sujeito a mudanças, enxertos, melhorias, adequamentos é apresentado e os adeptos do quanto pior melhor se prestam à desqualificá-lo.
    Juízo, rapaziada.
    A Segurança que será implantada é para todos os paranaenses, inclusive para vocês.

  11. A segurança vai mal mesmo. Na verdade, a secretaria deveria se chamar SECRETARIA DA INSEGURANÇA…Só falta o Beto anunciar a volta dos totens…

  12. Após o lançamento do plano de segurança o desgovernador abriu um espaço para dar entrevista aos jornalistas e repórtes presentes. Já na primeira pergunta ele falou da herança recebida do governo anterior – só para variar – ele deve entender muito de herança, tanto que nomeou sua mulher rica que tem direito a uma grande herança, segundo ele mesmo. Se ele acha que a herança era maldita, imagine a que o governador Requião recebeu do Lerner.
    Poucos policiais e com salários defasados (que foram recompostos por Requião dentro do possível), viaturas podres que não aguentavam o serviço e que eram alugadas a preços absurdos (disso ele entende assim como seu professor Jaime), cadeias superlotadas porque quase nenhum investimento foi feito na área do governo anterior (contrução de presídios), etc.
    No caso da falta de políciais há dois fatos a serem analisados. Primeiro que o governo anterior não fez nenhum concurso público, o que foi feito pelo governo Requião. Segundo que muitos policiais entram nas corporações só para se aposentar por doenças mentais. Eu comprovei isso não só por alguns conhecidos que tenho, os quais se aposentaram cedo e hoje trabalham em outras atividades. Além disso, enquanto eu tive um comércio na rua José Loureiro, próximo ao prédio da Secretaria de Segurança Pública,
    foram inúmeros os processos com pedido de afastamento que tirei cópias. Muitos mesmo. O cara entra na polícia só para se encostar. Lógico que há os bons e que gostam do que fazem, mas são uma minoria.
    Se a imprensa fosse séria e tivesse realmente o interesse em bem informar, não ficaria dizendo que o número de políciais de hoje é o mesmo de 10 anos trás (assim como fala o Beto Pinóquio), mas faria uma pesquisa séria do número destes servidores que se afastaram por doenças e o que fazem hoje.
    Quanto aos 10 mil carros que o Pinóquio vai disponibilizar para as polícias, eles serão alugados da COTRANS como faz a Prefeitura e a Câmara Municipal ? A Prefeitura gasta por ano 44 milhões com este quesito. Quanto custará ao Estado ? Em matéria de terceirização eles são experts.

  13. kero ver o k o secretário língua plesa vai dizer dessa invertida

  14. Bom era o do Requião , que nem tinha

  15. Pelo jeito vc tem uma ideia melhor?

  16. A questão é tão grave -, afinal são vidas humanas -, que a imprensa tem mesmo, e a população ídem -, questionar, discutir e cobrar que de fato soluções REAIS estejam em marcha.

    No entanto, só tenho ouvido elogios nas rádios à esse plano, inclusive com adjetivos surpreendentes, como o “portentoso” projeto…
    Ganhamos todos quando há questionamente e pressão por atuação efetiva dos governos nessa àrea complexa.

    O triste é que quando o cidadão critica, a estratégia oficial é sempre a mesma, uma ladainha: é contra fulano, é do partido tal, tem interesse eleitoral, etc, etc. Cidadania não é só depositar o voto na urna, como gostariam muitos.

  17. Esse Consultor Pimentel pensa que é professor de Deus. Cada Estado tem peculiaridades diferentes. O Beto antes de lançar o plano de segurança, foi Brasília conversar o com Ministro da Justiça e da Defesa, os quais aprovaram e vão disponibilizar recursos para tanto.

  18. Polícia na rua !
    Os policiais do Paraná ficam internos e fazem horário comercial, fora a falta de concurso .

  19. Caro Esmael

    Qualquer cidadão politizado sabe disso.
    Beto Richa é uma farsa.
    Quem não o conhece :- Compra.

    Nossa polícia é mal preparada, ( o que tem um cidadão na cabeça apenas com o ensino médio, com essa educação precária? Nada!). Isso é a exigencia para ingressar nas fileiras da policia.

    Ganha mal, muito mal, mas , não mais do que merece com essa educação.
    Tem que fazer bicos para sobreviver, o que deixa-o estressado e incapaz de desenvolver um bom trabalho.

    Os concursos para ingresso na PM deveria obrigar o cidadão a ter no minimo uma faculdade, quem se sujeita a esse salário de fome, é por falta de opção de vida.Esse lance de falar que é ideal, que ama a carreira militar é bobagem, isso prá mim não passa de encosto de quem não estudou nada vida, de quem não sonha!De quem tá afins de se encostar.

    Enquanto isso o picareta do governador engana o povo.

    ex- policial

  20. Caro Esmael

    Qualquer cidadão politizado sabe disso.
    Beto Richa é uma farsa.
    Quem não o conhece :- Compra.

    Nossa poícia é mal preparada, ( o que tem um cidadão na cabeça apenas com o ensino médio, com essa educação precária? Nada!). Isso é a exigencia para ingressar nas fileiras da policia.

    Ganha mal, muito mal, mas não mais do que merece com essa educação.
    Tem que fazer bicos para sobreviver, o que deixa-o estressado e incapaz de desenvolver um bom trabalho.

    Os cocursos para ingresso na PM deveria obrigar o cidadão a ter no minimo uma faculdade, quem se sujeita a esse salário de fome, é por falta de opção de vida.Esse lance de falar que é ideal, que ama a carreira militar é bobagem, isso prá mim não passa de encosto de quem não estudou nada vida, de quem não sonha!

    Enquanto isso o picareta do governador engana o povo.

    ex- policial