Carta intensifica disputa interna no PCdoB do Paraná

Pimpão: 'eu assinei a carta'.

Roberto Ferreira Niero, o Pimpão, vice-prefeito do município de Francisco Alves, no Oeste do estado, entrou em contato com o blog para afirmar que também assinou a carta endereçada à  direção nacional do PCdoB pedindo “recomposição” no diretório estadual do partido.

Em comentário na postagem “Guerra intestina no PCdoB do Paraná“, o vereador iguaçuense Nilton Bobato, membro do diretório estadual, disse que “num ato de desonestidade intelectual, o trio [Ricardo Gomyde, Milton Alves e Joel Benin] usou para assinar vereadores do PCdoB e vice-prefeito de Francisco Alves, que tem nome e se chama Roberto Ferreira, o Pimpão”.

à‰ aí que a porca torce o rabo. Pimpão confirmou a assinatura. E mais. Garantiu que todos os diretórios municipais da região (Palotina, Toledo, Santa Helena, Jussara, Japurá, Indianópolis, Terra Boa, Terra Roxa, dentre outros) também subscrevem o documento.

Duas vezes vice, Pimpão deverá disputar a prefeitura de Francisco Alves. Segundo ele, as pesquisas de opinião lhe dão 62% das intenções de voto.

“No momento eu estou na direção geral da Unipar (Universidade Paranaense), campus de Toledo, mas são grandes as chances de disputar a prefeitura”, disse.

A seguir, a íntegra do comentário do vereador Nilton Bobato:

Meu caro Esmael,

me recuso a comentar o conteúdo irresponsável e golpista da carta do trio, não poderia esperar outra atitude de pessoas que só agem pensando em seu próprio poder. Estas atitudes só nos dão força para continuar em frente e apoiar ainda mais o trabalho de reconstrução partidária capitaneado pelo nosso presidente CHICO BRASILEIRO.

Escrevo para recolocar a verdade sobre as assinaturas da tal carta.

Num ato de desonestidade intelectual, o trio usou para assinar VEREADORES DO PCdoB e Vice Prefeito de Francisco Alves, que tem nome e se chama ROBERTO FERREIRA, o PIMPàƒO, profissional conceituado de educação física e grande nome do Handebol.

Telefonei para todos os vereadores do Partido no Paraná (somos 11), só não consegui contato pela manhã, com três, e nenhum deles sabia da tal carta e garantiram não apoiá-la. O vice-prefeito de Francisco Alves, também garantiu desconhecer seu conteúdo.
à‰ assim que estas pessoas agem.

Nilton Bobato
Vereador !“ Foz do Iguaçu
Presidente do Comitê Municipal do PCdoB
Membro do Comitê Estadual do PCdoB !“ PR

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Amigo meu, mestre na cutelaria, perito em armas brancas e grande negociante, me disse que na reunião da direção do PC do B neste final de semana, estará montando uma banquinha (tipo aquelas que o partido monta nos congressos da UNE) para venda de facas, espadas, navalhas, etc, na porta do evento. Acredita ele, em se livrar do estoque por que a reunião promete. Mas também já vai alertando: Só aceita dinheiro, vendas só à vista, principalmente para o pessoal do Miltão.
    Tudo isso ao som de Sunday Bloody Sunday do U2.

  2. Tá na hora de fechar o pecedobe e ir pracasadormir. A concorrência é fatal. A luta pelo domínio do domínio burguês afeta os neurônios. Agora é esperar, baixar a poeira e começar de novo… avanços e recuos… avanços e recuos… Boa Sorte! Mas não se estressem o povo ainda não estão nas ruas, só o Mst está em Brasília, mas quem liga, não temos tempo para isso! O artigo 114 da CLT, o 119, a nova clt, as traições da CUT, nada disso nos une, curioso! A última vez que ouvi sobre centralismo democrático era um teste : centralismo pelo centralismo… Quanto a usar o blog foi uma ótima ideia, quanto mais esconder mais tempo se perde e mais se engana… Isso não é questão partidária é pessoal de luta pelo poder de representação. Saudações, ao querido João Amazonas… Sou fundador do PT em Guarulhos, hoje estou sem partido. Na atual conjuntura não acredito mais em partido; a prática parlamentar esta leiloando o estado, esta privatizando a função, pagam fortunas por um cargo para ganharem muito mais depois e eu não posso ser conivente com isso, conivente com o que considero corrupção. Assim acredito, que só os sindicatos possam resgatar o antigo conceito de organização dos trabalhadores. Sem o que, tudo vira nisso que estamos assistindo. Obrigado desculpem e meus respeitos aos camaradas todos.

  3. Veja essa pérola do tal de Dodo:
    “Como membro da atual direção estadual do PCdoB, INFORMO…Não se estimula, de modo algum, que militantes usem este espaço de um blog público…”
    Que paradoxo! É o cumulo da contradição. Por essas e por outras que este tipo de ave está extinta a muito tempo!

  4. Oi Claudião, mas quem disse que eles encaminharam ao Esmael? Esmael é do PCdoB e pode ter pego com algum diretório municipal. Qualquer um do PCdoB pode ter dado ao Esmael a carta.

  5. mas se esse Dodo é um membro da direçao, e usa de novo deste blog para atacar os que assinam a carta, ta liberado geral? jamais serei do pcdoc. mas que eh engraçado ver varios membros da direçao atacando pessoalmente quem assina a carta aqui no blog do Esmael e ter a cara de pau de dizer que os da “carta” estao errados porque usaram o blog. ahhhh, so pode para os da direçao, é?

  6. Curiosamente, no blog do Milton Alves não há absolutamente nada…

  7. Ola Andréa e demais, saudações. Ao que me parece, posso estar errado porque só acompanho a política neste blog, o Bobato e os outros que vc cita reagiram após o fato consumado, ou seja, a divulgação pública da tal carta. Convenhamos, alguém fez esta carta chegar até o blog (e outros meios), portanto, torná-la pública, quem foi?. A questão, eu acredito, reside ai. Até onde eu conheço de PC do B, internamente existe uma série de fóruns para a discussão, inclusive virtual através de lista na Internet. Partidos com princípios leninistas tem suas formas de organização e quem se propõem a militar deve segui-los, é o mínimo…a turma da organização do CC deve estar “dando pulo”… por isso repito o malfadado conselho: abafa…nos dois lados…crítica e autocrítica…e faz a discussão voltar para o leito normal do partido…ano que vem tem eleição e se na unidade as coisas já são complicadas no jogo eleitoral burgues, imagina na divisão…
    Abraço

  8. Reiterando com pesar o pedido que fiz no outro tópico:

    “Alguém pode disponibilizar pra download essa nova versão do estatuto do PCdoB, que diz que “˜carta ao presidente”™ e “˜comentários em blog”™ são fóruns do Partido?

    Lastimável a ação, mas não menos a reação.

    Fico pensando, será que o Renato Rabelo vai abrir a carta do “˜trio”™ e mandar dissolver o comitê estadual?

    Não é assim q esse partido funciona, pelo menos na versão do estatuto que eu consegui baixar”¦”

    A quem assinou ou deixou de assinar, quem mente ou fala a verdade, quem quer solidificar ou quem quer diluir, acho mais válido – e adequado aos moldes partidários, que o façam na próxima reunião do partido, com olho no olho, com menos nicknames e mais lealdade.

    Se não tem reunião marcada, que convoquem, pode até ser pelo Facebook, mas os detalhes ‘intestinos’ acho que cabe deixar pra discutir lá…

  9. Mas Claudião, quem aparece nos blogs atacando pessoalmente quem assinou a carta é o pessoal da atual direção. Não vi um comentário Do Miltom, Gomide ou Benin. Só do Bobato, Lisandro, Cascavel, Foz, sudoeste… Quem está a usar a “imprensa burguesa” a exaustão é a atual direção.

    • Como membro da atual direção estadual do PCdoB, INFORMO que o Secretariado dessa direção expediu uma Nota Pública sobre o episódio (já a publicou, Esmael?) e está tomando providências no âmbito interno partidário para fazer o que for necessário nos termos do Estatuto que temos.

      Não se estimula, de modo algum, que militantes usem este espaço de um blog público (ou de qualquer outro blog) para OPINAR/DEBATER assuntos de foro partidário interno e que tem seus canais partidários próprios. Embora se compreenda que alguns, do alto de sua indignação com a atitude dos subscritores da “Carta”, não se contenham e publiquem algumas opiniões em defesa do Partido e de sua unidade. Ademais, há que ser prudente ao ler comentários de cuja autoria é quase impossível comprovar a autenticidade, haja vista a multidão de comentaristas usando pseudônimos. O PCdoB é mais forte que tudo isso.

      Paulo A. Nitsche (Dodo)
      Membro da Direção Estadual do PCdoB-PR

      • Curiosamente, no blog do Milton Alves não há absolutamente nada…

        No do PCdoB/PR também não…

        “É muita estrela para pouca constelação” (Raul Seixas)

  10. Quando parece que a poeira vai baixar e o vento assoprar macio eis que vem nova ventania…faz tempo que estou afastado da militância, mas no entanto nunca baixei a minha ficha de filiação no TRE (embora tenha mudado de domicílio eleitoral). Embora admire muito o Chico, a Silvia Macedo, o Zequinha, o Dodô, o Dênis, o Fusca, o Kico e [email protected] que somam neste esforço de (re) construção e (re) aglutinação partidária não tomarei “partido” em relação ao conteúdo da carta, até mesmo pelo meu afastamento do cotidiano pecedobiano. O que causa certo espanto, e este é o motivo deste comentário, é esse tipo de debate vir a tona publicamente, em meios acessados por toda a classe política, e não pelos meios partidários convencionais. Para alcançar a unidade, seja ela partidária, familiar etc…existe uma regra de ouro, já repetida desde os nossos tataravós: “roupa suja se lava em casa”. Até onde eu acompanhei, as tentativas liquidacionistas no PC do B, bem ou mal sucedidas, sempre tiveram como ingrediente externalizar debates partidários internos, especialmente na mídia. Não estou afirmando que este seja o propósito do grupo que divulgou e assinou a carta, até mesmo porque entre eles existem camaradas valorosos, experientes, com vivência partidária e testados na luta. Não me arvoro no direito de opinar, pelo afastamento, mas conselho é grátis e qualquer um com um pouquinho de experiência pode arriscar. A turma da carta deveria, ao meu ver, tentar esfriar o fato, dá um tempo…a autocrítica interna acredito que será bem aceita pela atual direção…e após mergulhar na discussão interna visando a unidade e o avanço do partido. Quem não entender isso, é básico em um partido de base marxista-leninista, acredito que deva procurar outro caminho. Ah, uma leitura no estatuto partidário e em velhos (e novos) clássicos também é uma sugestão. Boa sorte e tolerância!!!!!

  11. Olha o facismo desta turma. Quando imaginavam que o Pimpao nao tinha assinado a carta, o Bobato teceu loas a ele. Agora que esta no outro campo é um bobalhao fisiologico. Eita coerencia, hein???

  12. Chico em 2006 apoiou para estadual e federal os candidatos do McDonald. Nao os do PCdoB. E, para governador o candidato do Alckimin, nao o do Lula e do PCdoB. Falar de centralismo democratido? Hahaha. Lisandro nunca montou nada em Guarapuava. Cascavel tem quantos vereadores do PCdoB? Unica coisa boa nesta discussao é o bom humor inteligente do Aparicio.

  13. Os três patetas derrotados e o ursinho Pimpão poderiam armar esse patético circo de lamentações lá na Groelândia!! Aposto que lá poderiam ter mais sucesso!! Ou então, montariam um partido ,ou melhor, um balcã de negócios… De negociatas eles entendem bastante…

  14. Caro Vereador Bobato,
    Louvável e honrosa sua posição de vir novamente a público.
    Mesmo que seja para reafirmar a primeira carta e tentar insinuar que talvez a posição do Vice prefeito de Francisco Alves não seja exatamente dele.
    Mesmo assim sua atitude é digna, embora eu pessoalmente acredite que isso só ajuda a mostrar as entranhas do seu partido nesse forun público, mas mesmo assim valeu. Ah, também faltou um pouco de espírito auto-crítico, se é que você me entende.

  15. Primeiro…

    Acho horrivel se esconder atrás de pseudonimos não pode se ser covarde a esse ponto, principalmente um comunista.

    Segundo…
    Esse pessoal que o Pimpão sitou a maioria são grupos que usam a sigla para pegar cargos nas pequenas Prefeituras e mais em Toledo o grupo é terrivel, não tem a menor idéia do que é ser socialista fazem parte de uma direção perdida e de uma gestão na prefeitura que é de direita declarada, coisas que foram permitidas perdendo assim totalmente a cara de partido comunista, ou seja, uma lógica que não é mais para ter espaço no PCdoB do Paraná e em especial em toledo estou me dedicando pessoalmente a mudar isso, colocando pessoas com história na luta da esquerda e com respaldo na sociedade, é um projeto de partido com consistencia e queremos fazer em toda a região.

    Terceiro…

    Não duvido que o Pimpão tenha assinado e também não duvido que o tenha negado a assinatura ao Bobato, afinal ele é do esquema do Gomyde e sempre foi. Sou do PCdoB desde meus 19 anos e nunca vi um projeto sendo construido no PCdoB como agora, onde tem credibilidade e respeito pelos militantes, desta forma a nova direção partidária tem total respaldo do municipal de Cascavel e da macro regional de Cascavel.

    Edson de Souza – Presidente do PCdoB Cascavel

  16. Sou militante do PCdoB desde de 1995 e acompanho todo esse processo interno do partido. Penso que o Documento Base da Conferencia Extraordinária reflete toda a nossa conjuntura interna destes últimos 16 anos, e que culminou com a mudança de grande parte da Direção Estadual.
    Entretanto, este tal documento que é assinado pelos 03 “distintos” senhores comunistas tenta desqualificar estes novo momento que o partido vive, de construção, de camaradagem e principalmente de construção de um projeto político coletivo e não individual que prevalecia anteriormente, que inclusive era sustentado por este senhor que é vice prefeito de Francisco Alves e por estes diretórios “cartoriais” de Palotina, Toledo, Santa Helena, Jussara, Japurá, Indianópolis, Terra Boa, Terra Roxa, que nunca participaram de formação teórica ou de planejamento e crescimento do partido, simplesmente só apareciam para referendar o projeto do Gomyde. Inclusive o diretório Estadual deveria fazer uma analise do desempenho eleitoral da Dilma e dos nosso demais candidatos nestas cidades, principalmente do onde temos a Vice prefeitura, com certeza poderemos comprovar que o trabalho foi feito para o Serra e para Beto Richa.

    Portanto, Pimpão e Cia, vcs devem seguir seus caminhos rumo a direita.

    E quanto a vc Ivanovick, qual foi seu trabalho a frente da Sec. de Comunicação do Partido para falar que é uma crítica natural, quem não tem trabalho tem ser substituido.

  17. some todos os votos do chico brasileiro bobato etc…….. nao dao a metade dos votos do gomyde e o fim da picada

  18. Jogo a moeda e cai cara: Nilton Alves!
    Tento a sorte de novo e cai coroa: Milton Bobato!

  19. É assim que os galos caem do puleiro.
    Não creio que este rapaz tenha agido desta forma.
    No contato telefônico que fiz com ele, garantiu que não falava com o Gomyde desde o dia 15 de julho, que desconhecia qualquer carta, que não tomaria partido de nenhum grupo, que só tomaria partido do Partido (frase dele). Disse que estava para construir e que o partido teria que acabar com suas brigas internas e crescer.
    Tanta era sua convicção no discurso que continuo acreditando nele, até prova em contrário (um telefonema dele se posicionando)…
    Reafirmo a informação anterior, na íntegra (só os fakes -que sabemos de quem é- e o Ivan se manifestam favoráveis ao desastroso trio).

    Nilton Bobato
    Vereador Foz do Iguaçu
    Presidente do Comitê Municipal do PCdoB
    Membro do Comitê Estadual do PCdoB-PR

  20. Caro Esmael e leitores do Blog,

    quando o vereador Nilton Bobato ligou para o Pimpão, ele estava em meu escritório e ouvi a conversa.

    O que ele (o Pimpão) faz, se é que fez, poucas horas depois de, inclusive, dizer que não sabia da carta e que era totalmente contrário a richas internas, é, ou ato de insanidade, ou uma acrobacia política desastrosa, galgada na mentira.

    Se ele fez, ou disse, isso, é uma pessoa sem palavras e, agora concluo, sem escrúpulos.

    Abraço.

  21. Acho que os amigos e camaradas devem esfriar a cabeça e encarar a carta como uma crítica natural, pois é o que ela é, e não golpe.

    Eu também assino a carta.

  22. E de se estranhar que alguns indivíduos tenham assinado a tal carta, por que afinal eles nunca compareceram nas reuniões da executiva estadual, muito menos nas conveções estaduais(que é obrigatória a todos que detem cargo eletivo), se tem tanto interresse assim no partido porque não participam dos forus adquados e ajudam na construção e não nesta exposição ridícula. custo acreditar más se realmente o fizeram deveria ter vergonha na cara e pedir a desfiliação do partido.
    Eu não sou de meias palavras ou está junto para ajudar a cosntruir o melhor para o povo do nosso estado ou peça o bone a vá embora, renuncie inclusive ao cargo que detem.

  23. Como diria Gramsci, se ainda fosse vivo e tivesse estômago para estas coisas:
    Existe o intelectual orgânico, o intelectual desonesto e a desonestidade intelectual.

  24. E agora vereador Bobato!
    O Niero (Roberto Ferreira Niero – Pimpão) pôs fogo na nossa pequena Roma!
    Veio a público o primeiro assinante, vereador.
    Parece que a região que de tão calma e bucólica parecia um pacífico curral está se rebelando. Será a primavera dos povos do PC do B do oeste, sudoeste-noroeste?
    Será que o Imortal vereador não se precipitou em sua carta? Será que não consultou um assessor desavisado, em vez do Vice-prefeito de Francisco Alves?
    Acredito que o vereador deveria vir a público até para não ser acusado de desonestidade intelectual.

  25. Que feio Bobato… Expor Foz assim. Que feio!

  26. Não duvido nada que esses caras tenham assinado……. nunca compareceram as reuniões do partido para debater os caminhos para a população do Estado e sim pra defender migalhas que os tres mosqueteiros forneciam …. bom deixa pra lá … existe muito mas coisas do que a vâ filosofia.

  27. Ahhhhhh, agora eu vi quem é desonesto. Com a palavra o tal Bobato. É assim que age a nova “direção”?