Câmara de Curitiba poderá instalar nesta semana a 1!ª CPI da história

* Partidos contabilizam 14 assinaturas favoráveis à  investigação do vereador João Cláudio Derosso

Câmara de Curitiba poderá instalar a 1!ª CPI da história. Foto: Juliano Martins.

Nunca antes em 318 anos de história foi instalada uma Comissão Parlamentar de Inquérito na Câmara Municipal de Curitiba. Criada em 1693, o legislativo da capital poderá quebrar essa escrita nesta semana para investigar o presidente da Casa, João Cláudio Derosso (PSDB), acusado de cometer irregularidades na contratação de agência de publicidade.

A CPI é considerada um poderoso instrumento de investigação num parlamento porque tem poder para quebrar sigilos bancário, fiscal e telefônico de envolvidos em escândalos de desvio de dinheiro público.

Além disso, uma comissão de investigação tem condições de rastrear os pagamentos e desvendar as conexões existentes entre poderes e políticos.

Pois bem, voltemos à  vaca fria.

Os partidos políticos que possuem cadeiras na Câmara acreditam que até a próxima quinta-feira, dia 18, estarão com catorze assinaturas para requerer a abertura da CPI. São necessárias 13, portanto, contam com uma a mais.

Os vereadores que subscreverão a CPI do Derosso, de acordo com as decisões dos partidos, são os seguintes:

PMDB: Noemia Rocha e Algaci Túlio.
PT: Pedro Paulo, Jonny Stica e Professora Josete.
PV: Paulo Salamuni e Aladim.
PPS: Renata Bueno e Zé Maria.
PSC (*): Julião da Caveira.
PDT (*): Roberto Hinça, Jairo Marcelino e Tito Zeglin.
PP: Juliano Borghetti.

(*): As direções do PSC e do PDT fecharam questão pela abertura da CPI e os respectivos vereadores terão que seguir a orientação sob pena de perda do mandato.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Kacetada: adorei sua análise.
    No mais, dizem as más línguas que Julião não assina a CPI e sou inclinado a especular que alguns vereadores do PDT fogem da raia (uma pena para o partido que pode acabar se queimando: Fruet, tá na hora de mostar liderança – se vc vai ser candidato pelo PDT para a prefeitura, tem que marcar território!)

  2. Sempre achei que parlamentares fazem alguma coisa, quando atuam em CPIs.
    Portanto, na nossa Cãmara de Vereadores, há 318 anos nada se faz…..

  3. Derosso, a casa caiu. Renuncie já…