Bancada do PV abandona bloquinho com PPS para aderir ao governo Dilma

da Folha

A bancada do PV na Câmara dos Deputados deve romper com o bloco formado com o PPS e estuda apoiar o governo da presidente Dilma Rousseff, disse nesta sexta-feira o deputado federal Ricardo Izar (PV), pré-candidato à  Prefeitura de São Paulo. O PPS, junto do PSDB, PSOL e DEM, é um dos principais partidos de oposição.

“Não vamos mais ficar no bloco porque divergimos em muitos pontos do PPS, como a votação do Código Florestal e da MP (medida provisória) dos Correios. Foi decidido em reunião que é melhor sair para ter postura mais livre”, afirmou o parlamentar, que participou de evento de filiação de vereadores em São Paulo.

O bloco, liderado pelo deputado federal Sarney Filho (PV), tem 26 parlamentares –14 do PV e 12 do PPS.

O deputado disse ainda que há conversas para participar da base aliada. “Estamos votando junto com o governo em muitos temas, mas por sermos independentes, ficamos sem o acesso que a base tem com o Planalto para conseguir investimentos nas nossas cidades”, afirmou. “O ideial é abandonar a postura independente e ser ou oposição ou situação de vez”, defendeu.

Segundo o deputado, o posicionamento da bancada ainda não está fechado sobre o apoio ao governo Dilma, mas “há uma maioria” que defende a ideia. Durante a “faxina” promovida pela presidente, os deputados enviaram carta de apoio pelas ações da petista no combate à  corrupção. A manifestação foi uma forma de buscar estabelecer um canal de diálogo com o Planalto.

Economia