Por Esmael Morais

100% dos professores vão parar na terça para cobrar promessas de Beto Richa

Publicado em 26/08/2011

30 de Agosto de 2011
Dia de Luto e de Luta

Carta à  comunidade,
Caras mães, pais, alunos e alunas,
Cara comunidade,

Nós, professores(as) e trabalhadores(as) em Educação da rede estadual de ensino, faremos uma grande
mobilização no dia 30 de agosto. Na data, o funcionamento das nossas escolas será suspenso, pois estaremos levando ao conhecimento da sociedade, e reiterando diante do novo governo do Estado, as nossas reivindicações e o nosso compromisso com a Escola Pública. E é por isto que nos dirigimos a vocês neste momento.

Queremos destacar a importância desta data !“ 30 de agosto !“ para a Educação do Paraná. Em 1988, uma
greve da nossa categoria por melhores salários e condições de trabalho foi violentamente reprimida pela força policial, a mando do então governo. Desde então, nós saímos à s ruas, neste “Dia de Luto e de Luta”, para relembrar a nossa difícil, embora gratificante, trajetória na busca de uma educação pública de qualidade no nosso Estado.

Este ano, vamos cobrar do governo a efetivação da nossa equiparação salarial (os professores recebem salários cerca de 25% inferiores aos dos outros servidores que têm formação em nível superior), mudanças nas carreiras de professores e funcionários de escola, novos concursos para a área, fim da superlotação das salas de aula, melhorias nas estruturas físicas das escolas.

Também lutamos por outras bandeiras, como a melhoria do atendimento à  saúde prestado ao funcionalismo
público, a nomeação dos candidatos aprovados em concursos da educação e que, até hoje, esperam ser chamados, o aumento dos investimentos na Educação, o respeito ao Piso do Magistério (PSPN), a aprovação do novo Plano Nacional da Educação (PNE), além de outros pontos.

Todas elas têm um único objetivo: a melhoria das condições de trabalho dos milhares de professores e funcionários de nosso Estado, e consequentemente, a ampliação da qualidade da educação ofertada aos nossos estudantes. E esta melhoria é decisiva para o desenvolvimento e a promoção e melhoria da vida da população de nosso país. Por tudo isso, contamos com a sua compreensão e apoio no dia 30 de agosto.

Direção da APP-Sindicato
Curitiba, agosto de 2011.