100% dos professores vão parar na terça para cobrar promessas de Beto Richa

Professores cobram promessas de campanha. Foto: Aniele Nascimento/GP.

Os professores e trabalhadores da educação do Paraná vão cruzar os braços na próxima terça-feira, dia 30 de agosto, para cobrar as promessas feitas pelo governador Beto Richa (PSDB) durante a campanha eleitoral de 2010.

Em carta distribuída hoje nas escolas da rede pública do estado, a APP-Sindicato destacou que os educadores querem o cumprimento da promessa de equiparação salarial (os professores recebem salários cerca de 25% inferiores aos dos outros servidores que têm formação em nível superior).

Ano passado, na campanha eleitoral, Richa havia prometido equiparar os salários dos educadores no primeiro dia de governo.

A APP-Sindicato afirma que 100% da categoria vai parar na semana que vem para protestar também contra o fechamento de turmas e a superlotação das salas de aula; pela adequação do plano de cargos e salário; melhoria no atendimento na saúde dos professores; pagamento da progressão atrasada; defesa da carga horária de 40 horas; contratação de profissionais já aprovados em concursos; e cumprimento do piso nacional pelo governo do Paraná.

A seguir, leia a íntegra da carta da APP-Sindicato:

30 de Agosto de 2011
Dia de Luto e de Luta

Carta à  comunidade,
Caras mães, pais, alunos e alunas,
Cara comunidade,

Nós, professores(as) e trabalhadores(as) em Educação da rede estadual de ensino, faremos uma grande
mobilização no dia 30 de agosto. Na data, o funcionamento das nossas escolas será suspenso, pois estaremos levando ao conhecimento da sociedade, e reiterando diante do novo governo do Estado, as nossas reivindicações e o nosso compromisso com a Escola Pública. E é por isto que nos dirigimos a vocês neste momento.

Queremos destacar a importância desta data !“ 30 de agosto !“ para a Educação do Paraná. Em 1988, uma
greve da nossa categoria por melhores salários e condições de trabalho foi violentamente reprimida pela força policial, a mando do então governo. Desde então, nós saímos à s ruas, neste “Dia de Luto e de Luta”, para relembrar a nossa difícil, embora gratificante, trajetória na busca de uma educação pública de qualidade no nosso Estado.

Este ano, vamos cobrar do governo a efetivação da nossa equiparação salarial (os professores recebem salários cerca de 25% inferiores aos dos outros servidores que têm formação em nível superior), mudanças nas carreiras de professores e funcionários de escola, novos concursos para a área, fim da superlotação das salas de aula, melhorias nas estruturas físicas das escolas.

Também lutamos por outras bandeiras, como a melhoria do atendimento à  saúde prestado ao funcionalismo
público, a nomeação dos candidatos aprovados em concursos da educação e que, até hoje, esperam ser chamados, o aumento dos investimentos na Educação, o respeito ao Piso do Magistério (PSPN), a aprovação do novo Plano Nacional da Educação (PNE), além de outros pontos.

Todas elas têm um único objetivo: a melhoria das condições de trabalho dos milhares de professores e funcionários de nosso Estado, e consequentemente, a ampliação da qualidade da educação ofertada aos nossos estudantes. E esta melhoria é decisiva para o desenvolvimento e a promoção e melhoria da vida da população de nosso país. Por tudo isso, contamos com a sua compreensão e apoio no dia 30 de agosto.

Direção da APP-Sindicato
Curitiba, agosto de 2011.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. VOTARAM PRO BETO AGORA NAO ADIANTA RECLAMAR ,E MELHOR DAR AULA ATE TERMINAR OS 4 ANOS ,DAI VOTEM NELE OUTRA VEZ SOFRE SOFRE ATE APRENDER VOTAR DIREITO.

  2. Aqueles que são contra professores ganharem bem, deveriam exigir isto também dos politicos, estes sim não fazem nada e gnham muito bem

  3. eu ja gente comer serraia e arrotar carne…..

  4. COM CERTEZA EM TODAS AS CATEGORIAS INCLUSIVE A DOS PROFESSORES TEM OS CHAMADOS CARAPATOS,AQUELES QUE SE GRUDAM AOS BONS E NUNCA AJUDAM NAS GREVES,MAS QUANDO RECEBEM OS AUMENTOS NENHUM DELES DEVOLVEU DIZENDO QUE É ILEGAL OU IMORAL GANHAR MAIS.CONTINUEM ASSIM SEM BANDEIRA QUE TERMINARÃO SUAS CARREIRAS PROCURANDO UMA BANDEIRA PARA COBRIR SUAS IDÉIAS FUTEIS.

  5. Sou professora em Irati e na minha escola teremos todas as aulas na terça feira como normalmente temos.
    Desculpe colega Rubens, mas quem esta desinformado e você.
    Aqui temos o diálogo com nossos governantes.
    Hora aula para pedagogo? coordenador? não é um avanço ?
    26% de aumento em 4 anos não é a promessa, 6,2 por ano, ja esta garantido…
    Para quem é baderneiro…
    e como diz não sabe e nem ghosta de dar aulas…procure outro emprego colega.!!!!!

    • Parabéns professora.
      Pessoa como a senhora fazem a diferença na educação.

    • PERDI A DOBRA , ESTA ENROLADA O PDE
      não recebi os atrasados da progressão ,
      juntar turmas minha no começo do ano e eu com 2 padrões tenho que pegar aulas em outras escolas e disciplinas
      o Sas não atende
      o PISO NACIONAL ESTA SÓ NA PROMESSA COMO A EQUIPARAÇÃO , QUE AGORA VIRA SE TIVER DINHEIRO ,E EM 4 ANOS
      A HORA ATIVIDADE SÓ E LEI , MAS NADA DO ESTADO CUMPRIR
      E VC ESTA DIZENDO QUE ESTE GOVERNO E CUMPRIDOR DAS PROMESSAS DE CAMPANHA ?
      SE COMEÇAR A CUMPRIR AS LEIS SERIA BOM
      JA NÓS ENROLOU 3/4 DO ANO
      E HORA DO GOVERNO NÓS RESPEITAR ,

      ,

  6. Os professores não gostam de dar aulas…Numa sexta-feira como essa, raramente, eles vão trabalhar…Dizem que não aguentam os alunos, etc…Além disso, não se preparam, não estudam nada que não seja para subir umas casinhas no Plano de Carreiras, a maioria deles estão ultrapassados. Não conseguem se quer usar a tv pendrive. Fingem que ensinam…E agora estão falando em paralisação…Bobagem, vão todos ficar em casa de pijamas, essa é a verdade! Como diz um professor amigo meu, “o Estado é uma mãe”…
    Quanto ao sindicatão, são uns pelegos, estão fora das bases, só aparecem na época de eleição. Estão no bolso do governador…

    • Quanta asneira você fala girafales. Se todos os professores não gostam de dar aulas, assim como você disse, não é melhor você fazer um concurso e assumir essas aulas?

      • Boa dica Luciano, acho que vou ter que dar aulas mesmo no lugar de vocês, porque “pior que tá não fica”!

  7. Os professores de Irati estão muito mal informados. Segundo a lei do PSPN, está faltando 3% nos nossos salários para ficarmos dentro da lei, mas nossos deputados não estão com pressa de votar.
    Estamos esperando também a hora-atividade de 1/3 da jornada de trabalho, conforme a mesma lei, mas até agora, não ouvi ninguém da Seed se pronunciar.
    Agora, acho que os pais não devem mesmo enviar os filhos para escolas onde existam cambadas e vagabundos. Mude de escola. As escolas particulares estão esperando de braços abertos, desde que exista a devida retribuição no começo do mês.

  8. Ué, os professores vão fazer manifestações contra o Beto Richa? Esses professores não votaram nele? Se votaram foi porque ele lhes ofereceu vantagens? Por acaso se preocuparam se o moleque do Batel, um Playboy, teria alguma competência para governar o Estado do Parana? Por acaso fizeram alguma coisa para saber que o cara é um mentiroso e um irresponsável nos tratos da coisa pública? Por acaso acharam que poderiam acreditar em Papai Noel e ele iria aparecer? Os professore e essa tal APP estão hoje pagando o preço de suas irresponsabilidades ao votar em quem mente com a maior cara de pau. Então acreditaram que ele iria dar 26% de aumento logo no primeiro mes de sua posse? Que tipo de professores são esses que creem e aceitam um mentira dessas? O cara já tinha antecedentes quando a história de sua vida pública mostrou isso em outras ocasiões. Deram a ele um papel escrito que dizia. Diga a esses ignorantes que você vai fazer um “choque de gestão” e um “jeito novo de governar” e comentaram. “Esse povo é burro mesmo não vai entender nada e, na dúvida, se o negócio é bom ou não, vão votar na proposta, mesmo não sabendo o que é.” Beto mentiu para todos. Principalmente para os professores e agora fica com aquela cara de bonzinho e bonitinho. Quero ver o que vai dar isso.

    • parabéns pela visão do que são a grande maioria professores do paraná da rede pública estadual

    • Acredito Matahari que desinformada é você. E q vc foi quem votou nesse governo.
      Pois não foram os professores q o elegeram.

  9. Ja não trabalham, agora querem parar?
    Fora cambada de vagabundos

    • Porque não vai você trabalhar no lugar dos professores????? Falta competência, educação ou inteligência? ANTES DE ESCREVER ASNEIRA VAI SE INFORMAR . Alias você já acompanhou seu filho na escola, ou você acha que ele só tem aula 3 vezes por semana porque ele fala, talvez ele tenha herdado do pai as caracteristicas de falar asneira, sabendo que possui um pai desinformado e que não acompanha o desenvolvimento do filho na escola então se falar que não tem aula ou o professor não trabalha o sonso do pai engole com farinha. ACORDA RAPAZ….

      • Meu caro Rubens!
        Pare de falar besteira!!!
        Estou envergonhado de ver isso de um professor ( se assim posso te chamar) por que não não demonstra isso.
        Eu levo e busco meu filho na esola todos os dias…e sei que n~/ao tem aulas porque ele me liga para busca-lo.
        Faça a sua parte que eu faço a minha.
        A tua é de dar boas aulas.

        • Então Aloisio , se você vai buscar teu filho na escola e ainda não entendeu que se não tem aula o problemas não é professor mas a falta de professor, que é responsabilidade do Governo. E você quando fala cambada de vagabundo não esta generalizando? Porque então você não faz a sua parte? A minha com certeza estou fazendo e não generalizei quanto aos pais relapsos, so acho que talvez você não esteja fazendo a sua parte. Você de forma deselegante, para não dizer mal educada, alias proprio de pessoas pouco informadas, vem falar em “cambada de vagabundos”, não tome todos os profissionais da educaçao por você mesmo!
          Tenho certeza que estou fazendo a minha parte e sem falsa modéstia bem feita, quem não esta fazendo sua parte são pessoaas que ligam para escola para ver se os professores e funcionarios vão parar, mas não tem a capacidade de ir na mesma escola e exigir qualidade na educação .
          Se quer fazer uma critica ou mostrar seu apoio a algum governante faça de forma inteligente e sem ofender, muito menos generalizar, afinal nem todos os professores são vagadundos assim como nem todos pais são irresponsáveis e alienados.

      • Concordo com você Rubens

        Aqui em Inajá nós professores também paramos para manifestar e cobrar
        uma educação Pública de Qualidade;

        esse tal Alusio deve ser um daqueles puxa saco de políticos que adoram fazer promessas.

  10. Vergonha!!!!
    Professor ja não trabalha, ainda quer parar?

    Meu filho tem aulas 3 vezes por semana e sempre reclama que os professores dão aula mal dadas…
    Mamnda embora essa camabada Beto Richa e chama os que querem trabalhar.

  11. Cadê o choque de gestão? Essa dupla Beto/Arns não tá com nada!

  12. acho que vc precisa rever suas fontes “caro companheiro” , aqui em Irati nenhuma, NENHUMA , escola irá parar, e nao é pq nós apoiamos o governador , muito pelo contrario, mas é porque nossos reajustes e promessas estão em partes sendo cumpridas

    • Acredito que é você que está desinformaso”companheiro” a paralização de 30 de agosto não é em favor ou contra o governador é pela luta histórica dos profesores e proposta pelo sindicato a vários anos . Fico admirado que os Professores de Irati , os quais acredito que você não seja o porta-voz, não irão participar deste movimento, que é legitimo e mesmo quando os direitos dos profissionais da educação estão sendo respeitados deve ser realizada para lembrar as lutas que tivemos para nos fazer respeitar pelo politicos. E os reajustes que AINDA NÃO TIVEMOS, uma vez que não foram aprovados pela assembleia não é promessa é DIREITO , não é favor ou bondade do Governador, mas um DIREITO NOSSO, fruto de nossa luta e das paralizações realizadas. Também sou Professor, não de Irati, vou parar e na minha escola sim 100% também vai parar, não como uma afronta ao governador , mas como um direito de se manifestar e exigir melhorias na educação. Acredito que os professores de Irati em sua maioria também concordam comigo e você seja uma excessão que infelizmente esta tentando se tornar porta-voz de uma causa que não compreende.

      • N/Não concordo com o Rubens.
        Não acredito que todas as escolas irão parar, pois acabei de lligar para om a escola do meu filho e me disseram que terão aula normalmente.
        Qual é a sua escola Rubens?

        • Eu conheço o professor que uso o pseudo de Rubens…
          Infelizmente é daqueles colegas que denegrem a profissão…