Para vice-presidente do PSDB, Fruet foi “corajoso e firme” ao deixar o partido

Vereador Celso Torquato (PSDB).

O vereador Celso Torquato, vice-presidente municipal do PSDB de Curitiba, divulgou uma carta nesta tarde sobre a saída do ex-deputado federal Gustavo Fruet do partido.

Torquato não economizou elogios a Fruet, o que evidencia um racha em andamento no ninho.

Segundo o parlamentar curitibano, o ex-tucano foi “corajoso e firme” ao deixar o PSDB.

“Sou testemunha que Gustavo tentou, até o último momento e até o último argumento, resolver sua situação dentro do partido através do diálogo”, disse o vice-presidente do PSDB, que ainda alertou em tom profético:

“Temo que, com sua saída, outras defecções possam ocorrer em nossos quadros e nosso partido fique enfraquecido.”

Os deputados estaduais do PSDB (Valdir Rossoni e Ademar Traiano) foram em direção oposta ontem ao criticar a saída de Fruet.

A seguir, a íntegra da nota distribuída pelo vereador Celso Torquato, vice-presidente do PSDB de Curitiba:

A saída de Gustavo Fruet do PSDB

à‰ com grande pesar que recebo a notícia da saída de Gustavo Fruet do PSDB. Além de ser seu admirador, sou seu amigo e correligionário há mais de 20 anos. Comecei na política através de seu pai, Maurício Fruet, e continuei junto com Gustavo, tendo o privilégio de acompanhá-lo de perto durante toda sua trajetória até agora.

A desfiliação de Gustavo Fruet traz uma grande perda para nosso partido. Perdemos uma importante liderança e referência. Gustavo é um dos poucos políticos reconhecidos por qualidades cada vez mais raras em nossa sociedade, como inteligência, ética, seriedade e coerência. Sua presença é insubstituível para nós do PSDB. Temo que, com sua saída, outras defecções possam ocorrer em nossos quadros e nosso partido fique enfraquecido.

Quero dizer também que compreendo as razões de Gustavo Fruet para deixar o PSDB. Ele não estava conseguindo o espaço que precisava para seguir sua trajetória política natural e não poderia, mais uma vez, abdicar antecipadamente da disputa eleitoral do próximo ano. Ele deve essa atitude à s centenas de milhares de eleitores que votaram nele e que veem nele uma esperança de novos rumos em nossa combalida e desgastada política. Gustavo Fruet deve fidelidade a seus ideais e aos que confiam nele.

Sou testemunha que Gustavo tentou, até o último momento e até o último argumento, resolver sua situação dentro do partido através do diálogo. Ele esgotou todas as possibilidades disponíveis. Por agir dessa forma, alguns chegaram a chamá-lo de indeciso e lento durante esse processo. Não podemos nunca confundir respeito, coerência e capacidade de diálogo com indecisão e tibieza. Gustavo Fruet, mais uma vez, foi corajoso e firme em sua decisão.

Desejo ao meu amigo Gustavo Fruet todo o sucesso do mundo em seu novo rumo. Que ele siga com a mesma firmeza de caráter e com seus ideais intactos. E que ele tenha a certeza de que ainda estaremos juntos num futuro breve.

Celso Torquato
Primeiro Secretário da Câmara Municipal de Curitiba
Vice-Presidente do Diretório Municipal do PSDB

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Todo mundo sabia que o Guga ia deixar o PSDB, menos o Beto e o Rossoni.

  2. REALMENTE O COMENTÁRIO DO COLEGA ESTÁ CERTO PORQUE REALMENTE COM A SAÍDA DO FRUET DO PSDB, CERTAMENTE HAVERÁ UMA DEBANDADA GERAL DE VEREADORES COM MANDATO E TAMBÉM AQUELES QUE TAMBÉM DESEJAVAM POSTULAR UMA VAGA NA CÂMARA DE VEREADORES PELO PSDB PORQUE CERTAMENTE O PARTIDO VAI PERDER EM NÚMERO DE VEREADORES ELEITOS E MUITOS DOS 13 VEREADORES ATUAIS DO PSDB FICARÃO SEM MANDATO EM 2012, É ESPERAR PRÁ VER.
    RESUMO: O PSDB EM DISPUTA EM 2012, SERÁ UM PARTIDO INVIÁVEL PARA CANDIDATOS À VEREADOR, POIS COM A SAÍDA DO GUSTAVO FRUET, ELE VAI ARRASTAR PELO MENOS UNS 10 VEREADORES QUE SE ELEGERÃO ATRAVÉS DA SUA VOTAÇÃO.
    PENSEM SÓ, MAIS DE 600 MIL VOTOS EM CURITIBA, NÃO É MOLE NÃO.

  3. Com as declarações do Vereador e Vice presidente do PSDB de Curitiba, fica claro o descontentamento de alas do partido que à partir do silêncio e escusa do Beto Richa, colocou à deriva o PSDB e vem a certeza de que outras desfiliações irão ocorrer, principalmente porque os VEREADORES DO PSDB, ESTARÃO EM RISCO DE MUITOS FICAREM SEM MANDATO ANO QUE VEM COM CERTEZA.
    SE O PSDB FEZ 13 CADEIRAS DE VEREADORES EM 2008, CERTAMENTE FICARÁ PELA METADE EM 2012, ONDE ESSAS VAGAS SERÃO TRANSFERIDAS PARA O GRUPO DO FRUET QUE SERÁ CONSTITUIDO.
    É ESPERAR PRÁ VER.
    TAMBÉM, O DEPOIMENTO DO VEREADOR TORTATO É PELO FATO DE TAMBÉM FAZER PARTE DO GRUPO DE RISCO DE FICAR SEM MANDATO.

  4. Enquanto tivermos partidos políticos comandados por poucas pessoas e sem participação democrática, infelizmente as coisas serão desta forma.
    Vale ressaltar que tanto Requião como Beto Richa são assim, só pensam nos interesses deles e não importa a opinião dos demais.
    Assim, as coisas não avançam e o partido enfrequece.
    No fundo mesmo, Requião e Beto são iguais, autoritários e arrogantes.

  5. agora só resta SABER quem dos DEPUTADOS e VEREADORES SERÃO MACHOS Suficientes para largar o NINHO e seguir RUMO a VITÓRIA DE GUSTAVO FRUET a Prefeitura de Curitiba.
    ESTAMOS AGUARDANDO

  6. só faltou dize’. Guga estou saindo tambem desse ninho nao de tucanoe sim ninho de COBRAS.