da Folha.com
As chefes de Estado devem discutir temas como a agenda bilateral, que no último mês foi marcada por um crise comercial, e questões políticas, como o andamento da integração regional.
Durante a visita oficial de Cristina, também será criado o Conselho Empresarial Brasil-Argentina, planejado pelas presidentes quando Dilma esteve em Buenos Aires, no começo deste ano.
Kirchner vem ao Brasil cumprir agenda bilateral acordada em viagem da brasileira à Argentina em janeiro deste ano
“O Conselho tem o propósito de aproximar as comunidades de negócios dos dois países para discutir questões de interesse mútuo, como competitividade, desenvolvimento científico e tecnológico e estratégias comuns de inserção nos mercados internacionais”, explicou o Ministério de Relações Exteriores brasileiro por meio de nota oficial.
Está previsto que as duas se reúnam durante o período da manhã no Palácio do Planalto. Na parte da tarde, Cristina vai participar, com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da cerimônia de inauguração de uma embaixada argentina na capital.
Dilma e Cristina firmaram 14 acordos de integração nas áreas econômica, científica, nuclear e geopolítica durante a primeira visita da mandatária brasileira à Argentina.
Segundo dados do ministério, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina, sendo que no ano passado, o intercâmbio entre os países chegou a cerca de US$ 33 bilhões. Calcula-se que no primeiro semestre de 2011, o volume do comércio tenha crescido 27% se comparado ao mesmo período de 2010.
Comments are closed.