Fóruns setoriais buscam soluções para as indústrias

A Fiep realiza, em maio e junho, a segunda etapa dos Fóruns Setoriais. São reuniões de empresários e lideranças que buscam identificar soluções para entraves que dificultam o desenvolvimento da indústria no Paraná.

A primeira etapa aconteceu em 2009, quando foram levantados os principais gargalos de todos os setores industriais e encaminhadas demandas à s esferas competentes.

Agora o objetivo é avaliar a evolução que os setores tiveram desde então e identificar as dificuldades que ainda permanecem.

Serão 20 fóruns setoriais. Todas as demandas levantadas serão apresentadas no Congresso da Indústria, agendado para a segunda quinzena de junho.

Em abril foram realizados três fóruns !“ da indústria Audiovisual, de Bebidas e da Borracha.

Carga tributária elevada, concorrência com mercado externo e deficiência de mão de obra qualificada foram apontados como os principais problemas que afetam os setores. Os próximos fóruns setoriais já agendados são: Indústria da Mineração (02/05); Indústria de Alimentos de Origem Vegetal e Moagem de Trigo (06/05); e Reparação de Veículos (10/05).

Economia

Infraestrutura pauta encontro com a bancada federal

A necessidade de mais investimentos em infraestrutura pautou o primeiro encontro da diretoria da Fiep com a nova bancada federal paranaense !“ empossada em fevereiro passado. A reunião aconteceu na última quarta-feira, em Brasília, e teve a participação de 15 deputados federais e do senador Alvaro Dias (PSDB).

A Fiep ressaltou que as melhorias em infraestrutura são fundamentais para proporcionar um maior aproveitamento da capacidade produtiva do Estado. O líder da bancada, deputado Fernando Giacobo (PR), se comprometeu a receber estudos sobre gargalos logísticos e submetê-los à  apreciação dos representantes do Paraná no Congresso Nacional.

Outros temas discutidos foram a proposta do novo Código Florestal, que tramita no Congresso, o controle da inflação e a reforma tributária.

A Fiep convidou os parlamentares a colaborarem com o Conselho Temático de Assuntos Tributários, instalado em abril, para elaborar propostas que contribuam para a redução e simplificação da carga de impostos no País.

No encontro com a bancada, a Fiep foi representada pelo presidente Rodrigo da Rocha Loures e pelos vice-presidentes Edson Luiz Campagnolo, José Luiz Parzianello, Hélio Bampi, Cláudio Petrycoski, Ronaldo Duschenes e Rommel Barion, além do coordenador do Conselho Temático de Infraestrutura, Paulo Ceschin.

Inscrições abertas até 03 de maio

Empresas paranaenses que têm programas de estágio podem se inscrever ao Prêmio IEL de Estágio 2011 – Etapa Regional/Paraná até quarta-feira (03). Iniciativa do IEL Nacional em parceria com o IEL Paraná, o prêmio reconhece o trabalho dos estagiários e os melhores programas das empresas, identificando e divulgando as melhores práticas. Podem participar empresas de micro, pequeno, médio e grande porte, órgãos públicos ou entidades sem fins lucrativos, que tenham programas intermediados pelo IEL. As inscrições podem ser
feitas no site www.ielpr.org.br.